TOP 5: Livros para ler no Halloween! [Devaneios]


Reza a lenda, ou melhor, reza a wikipédia que o "Halloween" ou "Dia das Bruxas" é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos Celtas lá pelas bandas do século III.

Como a cultura que prática a hegemonia no mundo no ultimo século é a americana hoje essa data é comemorada mundo a fora e por mim também. Então em comemoração a essa noite na qual todas as bruxas e seres trevosos estão a solta para se divertirem no mundo dos vivos resolvi fazer a listinha dos livros de assustar que tenho em minha estante.

5. "História do medo no Ocidente" do Jean Delumeau é um clássico entre os historiadores, mas é um livro tão legal, tão legal, tão legal três vezes para dar enfase que eu indico a qualquer pessoa. É uma delicia e esclarecedor. Sabe o medo da noite, dos fantasmas, de bruxas, da volta de Deus? Tudo isso tem uma história e o Jean conta ela para a gente sem ser chato!

Acho que vale começar o Dia das Bruxas conhecendo porque tanta gente tem medo delas néh?!?!


4. "11 Noites Insones" do Christian V. Louis, com um texto de fácil leitura, rápido, enigmático e cheio de suspense o Christian conta como 4 pessoas passam onze noites insones que vão transformar as suas vidas e ainda nos deixam muita coisa para pensar.


3. Coisas Frágeis, vol. 1 e 2, o Neil Gaiman é um autor tão filho da mãe que consegue se dar bem em qualquer gênero, ou melhor consegue dar o seu toque mistico, sobrenatural e onírico a qualquer gênero. Romance, HQs, poesia, conto ou crônica tanto faz... Em coisas frágeis temos contos, crônicas e poemas dele, muitos são capazes de nos deixar arrepiados. Recentemente o próprio Gaiman indicou o conto "Quem alimenta e quem come" do vol. 2 de Coisas Frágeis como "uma excelente leitura para o Halloween".


2. "O Retrato de Dorian Gray" de Oscar Wilde, pense em um livro no qual o autor consegue criar e manter um mistério sem no entanto te deixar com a impressão de história mal contada ou lacuna deixada? Pensou? Esse é "O retrato de Dorian...". Simplesmente o perfeito livro de mistério. Li esse livro quando peguei um  ônibus errado e fui parar em uma cidade vizinha e me surpreendeu como fui transportada de um ônibus errado em uma manhã quente para Londres.


1. "Histórias extraordinárias" de Edgar Allan Poe, existem muitos bons autores de suspense e mistério, nenhum deles vai superar o Allan Poe. Mestre, mestre, mestre três vezes que é para dar enfase. Nos textos de Poe não há uma palavra sobrando, um mistério mal construído, nada fora do lugar. Eu nunca fui uma grande fã de contos assustadores na adolescência, mas quando conheci Poe não consegui não amar o homem. Muito legal, e um dia ou noite de assombração sem ele não faz sentido.


Bom Halloween para todos!!! Gostosuras, travessuras, aventuras e tudo o mais para todos e todas e uma ultima dica: para quem gosta de bruxas vale muito a pena ler "Quando as bruxas viajam"do Terry Pratchett, acredite você vai ri muito e vai gostar ainda mais delas.

"As estrelas não estão nem aí pro que você deseja, a magia não torna as coisas melhores e ninguém deixa de se queimar quando põe a mão no fogo. Se você quiser chegar a algum lugar como bruxa tem que aprender três coisas. O que é real, o que não é real e qual a diferença." [Esme Cera do Tempo, Quando as bruxas viajam, p. 145]



Pandora (Jaci)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Adorei a lista, Pandora.
    Desses eu li Histórias Extraordinárias e O Retrato de Dorian Gray. Muito bons!

    Beijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  2. Amei a lista Pandinha!!! Eu fico pensando pq diabos eu ainda não tenho O Retrato de Dorian Gray!!!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vacilo Mi, vacilo!!! O Retrato é ótimo!!!

      Excluir
  3. O que mais gostei foi essa capa do Edgar Alan poe. Muito bem feita. Adoro edições d elivros que foram feitas para parecerem antigos (com encadernação caprichada e fitinha de cetim pra marcar as páginas) é mais prazeroso de ler. Fiquei interessada tb nesse do Delumeau. vou anotar o nome pra fazer minha 'reciclagem' academica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso desse Poe, ele é antigo mesmo Aleskita, é da década de 1970, um dos meus xodós!!!

      Excluir
  4. Dos que você listou só li O Retrato de Dorian Gray que definitivamente entrou para minha lista de favoritos. Oscar Wilde é incrível.

    Ahh, estou seguindo o seu blog.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele Oscar Wilde é fantastico Bell!!! Também já estou de olho no seu bloguito, seja bem vinda e volte sempre!!!

      Excluir
  5. A data tão tem tanta influencia aqui no Brasil
    Mas a pequena parte que pegamos já me agrada bastante
    As festas as fantasia
    Gostei das indicações

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Angela, aqui no Brasil a data não tem força, mas eu também amo as festas a fantasia e acho os filmes de halloween massa!!!

      Excluir
  6. Muito boa a lista, Pandora!!! Tá tudo anotado para as minhas próximas leituras. Coincidentemente, estou lendo "O retrato de Dorian..".. estou chegando na metade e já posso dizer q eh um livro MARAVILHOSO. Super indico.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrivel, ainda não encontrei uma pessoa que não tenha gostado do "O retrato de Dorian..."!!!

      Excluir
  7. Olá!!

    Gostei dessa sua listinha. Recomendando livros que você já leu. xD

    Desses, talvez eu passaria longe dos livros de Neil Gaiman. Por incrível que pareça, eu não curti o tipo de literatura do autor. Se bem que só li Deuses Americanos. Não é meu tipo de literatura.

    Dos citados, eu só li/tenho um. Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe. Pode ser que seja a mesma edição que você mostrou na foto. Contudo, é um livro que preciso reler novamente. Li quando estava na oitava série ou primeiro ano e de lá para cá meu senso crítico mudou bastante!

    Adorei as dicas. Quem sabe não dou uma próxima chance para o Neil Gaiman?

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália é aquela coisa, quem leva um livro de Gaiman para casa, leva mais que uma história, leva um estilo e forma de contar uma história, quando você não gosta de um livro dele dificilmente gosta de outro. Eu respeito, porque é assim mesmo, a gente ama um autor e detesta outro, é da vida!!! Seja bem vinda, adorei seu comentário!!!

      Excluir
  8. Uma história do Medo no Ocidente é ótimo! escrevi um artigo na universidade sobre bruxas quando eu era 4º período. Ele e outras leituras me ajudaram bastante. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, esse é um artigo que eu queria ler. Gosto tanto de bruxas que minhas amigas da igreja vivem me lembrando do Apocalipse!!! kkk

      Excluir
  9. Olá Pandora, penso que foi você (se errei na pessoa, me desculpe, mas fica a intenção do meu agradecimento) que deixou um bonito comentário no meu blog no post "festas de antigamente". Pois bem, vim retribuir a visita, dizer que encontrei aqui um blog super dinâmico. Sobre estas sugestões de Halloween, devo dizer que li o Poe na minha adolescencia, e nunca me esqueci dos seus contos. São realmente "extraordinários". Um grande abraço, Val.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, fui eu sim, cometi a garfe de não assinar!! Enfim Allan Poe é maravilhoso e obrigada pelo "blog super dinâmico" a gente tenta!!!

      Cheros.

      Excluir