Cabelos [Música]



O filme Hair, de 1979, é baseado em um musical da Broadway, tal como Grease. A diferença dos dois é gritante. Enquanto o último é um romance dos anos 50, o primeiro é um filme antiguerra que respira os ares americanos em época de guerra com o Vietnam. Hair põe lado a lado os hippies vivendo de "paz e amor" e os jovens patriotas que querem honrar seu país na guerra.
Já que a parte que me cabe aqui é musical, não entrarei em detalhes cinematográficos. Digo apenas que é um filme que precisa ser visto (olha, eu demorei tempos pra ver) e lembro que a peça passou pelos palcos brasileiros em época de ditadura e - claro - foi censurado (Marília Pera pelada e tal, vocês sabem, revolucionário demais pra um país com um ditador). Acho que há um tempo atrás voltaram a montar em SP, mas o musical ficou só por lá mesmo.
Enfim, a diferença musical entre Grease e Hair é apenas reflexo dos enredos, mas devo admitir que reconheço que o filme cabeludo tem músicas bem melhores - e mais rock'n roll. Vamos a um Top 5:
Aquarius
A música mais conhecida do filme, sem dúvidas. Não é minha favorita, mas é clássica e não podia ficar de fora. Além do mais ela apresenta o filme.
Donna
Por mais que odeie a mocinha do filme a quem essa música se refere, tenho uma queda por essa música. Ok, tem uma mensagem pró-drogas (dependendo da interpretação), mas deixemos quieto.

Manchester, England
Como não adorar essa música? Não consigo ouvir falar em Manchester ou Inglaterra sem cantar essa música mentalmente.


I got life
Minha favorita, sem dúvidas. A mensagem e a energia dela me conquistaram de primeira e é uma daquelas músicas que eu não canso de ouvir nunca e fez com que eu me apaixonasse pelo Berger (o personagem que canta) ou, no mínimo, ter uma admiração tremenda por ele.

Hair
Claro, a música que dá nome ao filme não podia ficar de fora. Gosto tanto dela que além de rir sozinha toda vez que vinha um vizinho na parada que era IGUAL ao "loiro do Hair", descobri que o ator, Donnie Dacus, também é músico e teve uma passagem pela banda Chicago - da qual conhecia pouco até então e fui atrás de mais. Mas vamos à música.

Ah, ok, vamos a um extra. Essa música foge do embalo das canções anteriores e, num primeiro momento, eu me perguntei a razão dela, mas depois me deixei levar pelo vozeirão da mulher e pela situação em si - é onde começa a parte mais pesada do filme, digamos assim. Com vocês, Easy to ber hart.

E ai, não ficou com vontade de (re)ver o filme?
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Ouvi todas e gostei mais de I got life. Agora parece ser um musical meio comédia, não? Vi umas cenas bem bizarras! rsrsrs

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, está longe de ser uma comédia. Tem seus momentos engraçados, mas é mesmo um filme antiguerra com um fim bem dramático.

      Excluir
    2. Nossa que engraçado eu olho eles cantando e acho que é comédia!!! rsrs

      Excluir
    3. Começa nesse embalo, mas o final é bem pesado. É, como disse no texto, um filme que mistura contrários.

      Excluir
  2. Gostei bastante das musicas e que cabeleiras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com uma vontade IMENSA de rever o filme. Aliás, que coisa, esses dias estava pensando justamente nesse filme, em revê-lo.
    O final é surpreendentemente triste, mas tudo bem... Foi uma situação que realmente poderia acontecer.
    E, CARAMBA, as músicas são um show à parte. Um show à parte que faz toda a diferença no filme. É esse show que dá magia, encantamento e deslumbramento ao filme.
    Adorei as músicas do filme! Baixei alguns na época em que vi o filme. Cheguei, inclusive, a baixar as músicas da versão brasileira. Não são ruins, mas as originais são bem mais emocionantes.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  4. Perfeito este post! Mais que perfeito! Fantástico! Eu adoro este filme. Quando ele passou no cinema, quando foi lançado eu assisti 10 vezes, sabia as músicas de cor. Tá, ele denuncia minha idade, hahaha. As músicas são incríveis, a história muito bem elaborada, vale a pena assistir. bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO Aquarius e Let the Sunshine in!
    Esse filme é maravilhoso, está na minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Tá, eu nunca vi esse filme.. mas já vi que Across the Universe é bem inspirado nele. Obrigada pela dica, vou procurar assistir!! bjão

    ResponderExcluir