Sabia que o sabiá... [Música]

...não sabia que a sabiá sabia assobiar?
Quando o sabiá soube que a sabiá sabia assobiar, o sabiá assobiou.
Aprendi com meu pai esse trava-língua. Foi o grande desafio da minha infância. Não sei se por genética ou se por convivência, mas dele também veio a mania de assobiar. Tenho uma irritante mania de assobiar. Se tinha dias que eu não aguentava meu pai, tem dias em que eu não me aguento. Mas enfim, o fato é que músicas com assobios sempre me chamam atenção, o problema é que não lembro delas na hora de fazer uma lista com esse tema. Ano passado tentei fazer uma no meu blog e esqueci metade das que eu queria. Bom, eu continuo não lembrando de todas que me fazem surtar com seu assobio, mas com umas pesquisas pra refrescar a memória mais meu antigo post, vamos ver o que sai.
01. Wind of change - Scorpions
Sem dúvida essa é a que mais me impressiona. Sempre achei linda, desde criança, mas ver a versão orquestrada com o Klaus Meine jogando na minha cara o seu assobio perfeito me faz chorar de inveja e emoção. "Vento da mudança", essa é a tradução do nome. A música acabou se tornando meio que hino da Queda do Muro de Berlin.

 

02. Mein Ding - Udo Lindenberg

Logo que descobri essa música, não parei de ouvi-la. Acho que o que me encantou foi mesmo o assobio, mas depois traduzi a letra e é linda. Literalmente seria "Minha coisa", mas a música em si fala de não ligar para o que os outros dizem e ir atrás do que se quer, então o nome seria mais no sentido de "Minha vida e o resto é o resto".


03. Per qualche dollaro in più - Ennio Morricone

Não, não sei nada de cinema, essa conheci pela coleção de músicas italianas  do meu pai. Ennio Morricone é um cara ímpar no que se refere a trilhas sonoras, especialmente nos anos 60 e 70, e essa é um clássico. Como ouvir essa música sem se arrepiar? Perfeição de assobio, perfeição de música.


04. Don worry, be happy - Bobby McFerrin

"Não se preocupe, seja feliz", esse é o nome da música e ele não podia ser mais ideal. Como não se alegrar com essa música? Conheço pouco do Bobby McFerrin, (ok, só conheço essa, eu sei, tenho que ir atrás de mais dele), mas essa é a música que parece descrevê-lo. Sim, é o maior sucesso dele, mas não é só disso que falo. Em outros vídeos que já vi, ele está sempre alegre e parece ser um cara muito simples e simpático, e é exatamente assim que essa música é: simples e simpática, não tem como não agradar.

 

05. Patience - Guns n'Roses
Sou uma ignorante quando o assunto é Guns n'Roses. Culpa daquela parte do meu cérebro que só se interessa por bandas sem centenas de milhões de fãs. Mas enfim, o fato é que o assobio no início de "Patience" é clássico, histórico, que não se pode ouvir e ficar indiferente.


06. Bridge on the river Kwai Theme

Fiquei sabendo que essa música era tema de filme num concerto. Essa é das que meu pai sempre assobiou e que se gravou na minha mente. Não há o que dizer: clássico. E haja fôlego, hein?


07. Zurück ins Paradies - Die Prinzen

Não há nem um vídeo tri bom dessa música, por isso que publiquei ela no 4shared só pra colocar aqui. O assobio vem só no final e a canção fala sobre "voltar ao paraíso" com a amada. É uma música romanticamente sacana, mas ok, ainda acho lindo o Sebastian cantando ela e tocando piano, sem falar que o assobio é legal.



08. Não quero ver você triste assim - Roberto Carlos
Até onde me lembro, não há muitos clássicos nacionais com assobio. RC tá nessa lista por mero esforço meu de ter músicas nacionais nesse post e de fechar uma lista com dez músicas. Mas é um bom assobio, não é? Vou começar a anotar músicas com assobios, quem sabe na minha próxima tentativa fazer uma lista seja mais fácil.




09. Reggae do assobio - Herbert Vianna
Descobri essa música quando tentava fazer a lista pro meu blog e a resgatei agora. É bonitinha, não é?

10. Poço de sensibilidade - Ira!
Opa, opa, eu achei! Achei o assobio nacional que mais me encanta! Ou melhor, não achei, lembrei! Esse foi o fracasso do post do meu blog: não ter essa música. É uma canção linda e esse assobio do Scandurra... aiai, que inveja dessa gente que assobia bonito!



Pronto, tô feliz com esse post, mais ainda com a minha memória. Digam lá, como resistir a músicas assobiadas?
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Sabe que até hoje tenho dificuldades em assobiar?! Adorei a postagem, mesmo porque tem várias músicas que eu adoro como Patience e Wind of change!

    ResponderExcluir
  2. Hum...adorooo! Que post maravilhoso, bastante criativo. Eu também adoro assobiar. Conheço todas essas músicas, mas as minhas preferidas são a Wind of change, desde que ouvi me emocioneii muito com essa música também e Patience! Adorooo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Dessas que vc falou eu gosto muito de Patience e Wind of Change. Não sabia que ela tinha virado o hino da Queda do Muro. Lá vai mais uma informação para minha biblioteca!

    ResponderExcluir
  4. Que músicas perfeitas hein...
    Não dá nem de comparar estas músicas com as que conhecemos hoje em dia..
    Eu simplesmente amei o post. ><
    Ah, estou seguindo aqui... Adorei conhecer o blog. '-'

    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ana, que post bom, com tantas músicas gostosas! A primeira, então, gosto demais e conheci essa turma através de você.
    Uma boa seleção de músicas com assobios. Sei assobiar, mas não melodicamente. rs.
    Gostei muito.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, como sempre, adorei sua postagem. Assobiar é um vício que, acredito, muita gente também tem, inclusive eu. Senti falta nessa sua relação de Esotérico de Gilberto Gil. Algumas músicas eu não conhecia como Wind of change e Patience. Mas outras eu não só conheço como também as vivo asoviando, como é o caso da música do filme A ponte do Rio Kwai. Adoro essa música! A cena em que vários pelotões de soldados desfilam assoviando essa música e Alec Guiness fica assistindo é maravilhosa. Don't worry, be happy, fiquei conhecendo por causa de uma amiga que gravou um CD pra mim com esta música incluída entre as outras. Adorei e inclusive, passei a usar esse jargão como fórmula de despedida em muitas mensagens minhas. E a música de Por uns Dólares a mais de Morricone nem se fala. Adorei o post. Parabéns.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Criei agora outro blog que é sobre viagens.

    Verdadesdevum Ser
    Meu pequeno vício
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir