Além da música


Há clipes que são tão criativos que a gente acaba assistindo não apenas pra escutar a música. Aliás, esses clipes são aqueles que não me deixam ir pra outra página enquanto a música toca ou, no mínimo, que de tempos em tempos eu tenho que parar pra ver. Vou listar aqui cinco - com todo o esforço do mundo pra me prender a esse número -, mas isso não significa que eles são os únicos que me fascinam, apenas que minha memória lembra deles rápido. Vamos por ordem alfabética de banda pra facilitar minha vida:
 
Acústicos & Valvulados: Você não vai gostar
 
Todos os clipes do mais recente álbum da banda, Grande Presença, são ótimos (vejam no canal do YouTube), mas tenho uma queda por esse. Por quê? Uma das coisas que eu grito pelo universo é que a voz do Rafael Malenotti é uma das mais inconfundíveis da música, na minha opinião. Na lista ponho ainda Klaus Meine e John Fogerty, ou melhor, irmãos Fogerty, porque pode-se confundir a do John com a do Tom e vice-versa. Enfim, a voz do Malenotti é a voz do Malenotti, aí eles me fazem um clipe com gurias tocando e cantando. UMA GURIA CANTANDO COM A VOZ DO MALENOTTI! E não é algo absurdo, é algo fantástico. E nem vou falar das referências a Bowie porque já falei demais dele aqui outro dia. Vejam o clipe:
 
 
 
A-ha: Take on me
 
A-ha é a banda mais oitentista do universo. Se alguém quiser ouvir uma banda tipicamente anos 80, tem que ouvir A-ha. Não há como explicar, as roupas e o teclado falam por si. Mas se tem um clipe que foi extremamente bem bolado e feito, especialmente se pensarmos que eles não tinham metade da tecnologia que temos hoje, é Take on me. Esse paralelo de mundo real e quadrinhos foi muito bem mostrado. E pra gurias leitoras como a desse blog não é difícil se colocar no papel da personagem do clipe: imaginem que o Morten é o Mr. Darcy e sintam o drama da coisa. Sei que depois de ver o clipe vocês todas vão ficar abrindo o seu volume de Orgulho e Preconceito pra ver se o Darcy pula pra fora. Opa, isso é spam do clipe? Vejam e entendam:
 
 
 
Die Ärzte: Unrockbar
 
Se tem uma banda alemã que eu me identifico a valer é Die Ärzte. Além de nas letras, a ironia por vezes aparece nos clipes, se não aparece, eles são no mínimo bastante criativos. É dificílimo selecionar um deles pra postar aqui, mas acabei optando por esse por: a) ser realmente fabulosa a ideia de uma 'escola pra rockeirizar' as pessoas; b) eu ter traduzido esse clipe, o que pode ser mais interessante. Pra quem nunca ouviu rock alemão, pode parecer um baita xingamento o negócio. Por favor, depois de assistirem esse, coloquem o nome da banda no YouTube e assistam outros. O negócio é fantástico. E reparem que o clipe foi tão bem elaborado que as mudanças drásticas de melodia são 'sentidas' no vídeo:
  

 
 
Die Prinzen: Alles nur geklaut
 
A primeira banda alemã por quem me fascinei completamente e que me faz esquecer o mundo vendo os mesmos clipes e me divertindo a valer. Os clipes dos príncipes de Leipzig são fabulosos e esse especialmente. Também irônico e criativo, a música se chama "Tudo apenas roubado" e fala desses hits que, na verdade, não passam de cópias. Sabendo disso é fácil notar a genialidade do clipe, sem falar que é divertidíssimo pra quem gosta de música descobrir as referências. E pra quem quiser ver mais clipes fantásticos deles (o que eu mais que recomendo) eis o caminho da luz (não precisa saber alemão, juro - eu era fascinada antes de entender metade do que eles diziam).
 

 
 
Michael Jackson & Paul McCartney: Say say say
 
Seria pilantragem colocar qualquer clipe do MJ aqui. Vídeos como Thriller e Beat it já estão consagrados e eternamente registrados na lista de clipes fantásticos do universo. Estava outro dia mesmo vendo alguns e não tem como não dizer que ele era genial. Nessa de ver clipes dele é que achei esse. Que parceria pode ser mais querida do que MJ e Paul? A música presente no álbum Thriller é fabulosa e se pode perceber a diversão dos dois juntos, mas nesse clipe se pode ver a coisa, sem falar que toda a ideia do clipe é muito simpática: MJ e Paul vigaristas! Como não gostar desse clipe?
 
 
Pata de Elefante: Um olho no fósforo, outro na fagulha
 
A música que dá nome ao segundo álbum do trio instrumental gaúcho tem um clipe que toma como desafio essa história de que música sem letra não pode ser cantada. Um clipe divertido e com participações especiais de outros artistas do cenário independente do Rio Grande do Sul, como o Conjunto Bluegrass Portoalegrese. Toda vez que vejo esse vídeo eu me espanco mentalmente por ter perdido oportunidades de ir no show desses caras, especialmente depois do fim do trio, anunciado no início desse ano.
 

 
 
E aí, vai ver/ouvir de novo qual? Se alguém disser que não foi fisgado por nenhum dos clipes desse post, desisto do meu posto de colunista musical aqui... Estou tão certa que isso é impossível que me despeço dizendo: até mais ver (como diria o Pata de Elefante)!
 
@AnaSeerig

Se eu dizer que vi depois que foram 6 vídeos em vez de só 5 vocês me perdoam?  Juro que não foi intencional! Eu disse desde o começo, tenho problemas quando o papo é música. Nem contar sei mais, triste isso. Mas subtração em post de música é impossível. Fica assim mesmo!
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Ainda escuto bastante as músicas do A-ha e gosto dos clipes.

    Das bandas alemãs, só conhecia Die Ärzte. Vou lá descobrir a outra banda também.

    Adorei essa do Acústicos e Valvulados!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fui mto de olhar clipes, quando eu era adolescente e assistia bastante MTV sim, mas depois nao tinha mais tempo, fiquei apenas no audio. Ainda assim me lembro de alguns clipes que me prendiam (november rain - guns n' roses, Twisted Sister - we're not gonna take it), enfim, tem outros na minha mente mas nao lembro os nomes rsrs
    Acho que vou fazer um post desses também, se me permite.
    Esse do A-ha que conheço a música, claro, mas não me lembro de ter visto o clipe antes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, te deixo fazer um post desses, mesmo tu dizendo que nunca viu o clipe de "Take on me".

      Excluir
  3. Gostei das dicas de musicas
    Dessas eu não conhecia

    Já estou seguindo ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Não conhecia Acústicos & Valvulados e fui no youtube assistir outros vídeos para entender melhor "UMA GURIA CANTANDO COM A VOZ DO MALENOTTI!", até porque não sabia quem era Malenotti :) e eles me lembraram a banda Pissed Jeans por causa do deboche (a imagem ruim do vídeo é proposital)
    Gostei de Pata de Elefante e quanto ao resto, como dizia a minha mãe: "Música é como religião, cada um tem a sua" e entendo porque Paul McCartney, Michael Jackson... são eternos!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Adorei rever o clip do Paul e do Michael, eu tenho o compacto deles, de vinil, hahaha, múmia me define.
    Eu tenho perdido tantos posts legais que vocês têm feito! Uma pena! Mas às vezes eu estou na cozinha fazendo lanche pro pessoal da loja onde minha filha trabalha, peguei um bico de final de ano e meu marido me ajuda e quando não estou fazendo isso estou fazendo exames e morrendo de fome, hahahaha, mas está bom, só estou sem tempo, mas vocês estão dando show. bjs

    ResponderExcluir
  6. Anaa! Tu tem o dom de me apresentar a musicas maravilhosas! Confessor que não gostei de todos os clipes, mas o ultimo, foi o que mais chamou minha atenção. Esse seu Rio Grande do Sul sempre, SEMPRE me surpreendendo. Amei, de verdade ♥

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, Pata de Elefante é uma ótima banda. Acho que eu mesma só fui prestar mais atenção neles depois de ter visto esse clipe. É excelente! E que bom que gostou! =D

      Excluir
  7. Hum...adorei! Sempre gosto quando tem essa coluna sobre música aqui no blog porque posso conhecer bandas e cantores que não conhecia. Ah...não desista do seu posto de colunista sobre música porque as postagens são muito boas. Tem clipe que vejo realmente porque amooo o clipe e não gosto tanto da música, a criatividade em muitos é gritante. Você conhece o cantor LIBRA? Adoro as músicas dele, de uma sensibilidade...amo!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Paloma, fico feliz em saber que ao menos alguém gosta e tem paciência para com os meus posts aqui!
      E não conheço esse cantor. Vou procurar! =)

      Excluir
  8. Adoro Paul e do Michael e Take me on é um clássico, né? Agora os outros foram novidades, adorei vê-los!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Achei super criativo esse clip do Pata de Elefante.
    E não deixa de ser engraçado e criativo.

    Beijos, Bell

    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia, mas super gostei.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. Devo confessar que só conhecia o do Michael com o Paul. Mas gostei sim, de alguns, até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tá, demorei pra comentar, mas isso é porque eu tô com baita problemas virais no meu pc. Já conhecia alguns clipes aqui, e tenho o do Michael e Paul como um dos meus preferidos (clipe e música), ahhhh! a gaita e as recaídas do michael são demais,e q charme de figurino!!!
    Bom, e eu adorei o primeiro! não conhecia esse. Muito legal!! Bjo

    ResponderExcluir