Porque Seinfeld e não Friends [Devaneios]


Este post já foi publicado no blog Notas de Rodapé!

Lembro que há alguns anos saiu em uma determinada revista um top 100 das melhores séries e “Seinfeld” ficou em primeiro lugar, para a revolta de toda a geração “Friends”, pois sempre que se pergunta qual a melhor comédia de todos os tempos, de 10 pessoas, 8 irão dizer “Friends”. Isso me fez pensar nos motivos pelo qual eu, particularmente, não considero “Friends” a melhor comédia. 

A série ficou por 10 anos no ar, estrelando Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc. Todos se tornaram inesquecíveis, mais até que os atores e personagens de “Seinfeld”, já que Jennifer Aniston não é conhecida apenas por ser a ex de Brad Pitt, mas principalmente por ter sido a Rachel, papel que a atriz, infelizmente, tende a repetir em muitas comédias românticas. Já Courteney Cox, conseguiu sair um pouco do estigma da Mônica, no seu papel em “Pânico”, estrelando até duas séries depois de “Friends”. 

Os atores de “Friends” realmente se davam bem no papel e o elenco parecia ser bem unido, acho que, inclusive, isso foi um dos motivos de tanto sucesso da série; além, é claro, de possuir diálogos engraçados e um enredo envolvente. Joey e Phoebe muitas vezes salvavam os episódios, assim como Kramer salvava os de “Seinfeld”, aliás, eu tenho uma teoria de que os coadjuvantes em qualquer sitcom são mais engraçados que os protagonistas e não há dúvidas que Joey e Phoebe eram coadjuvantes dos casais principais. Casais que foram formados ao longo da série, ao contrário de “Seinfeld”, que já começa quando Jerry e Elaine já não são mais namorados. 

                   

“Friends “era uma série sobre amigos, “Sielfeld” também. “Friends” mostrava o cotidiano dos protagonistas e “Seinfeld” também, mas por que “Seinfeld” e não “Friends”? Pra mim, “Seinfeld” é melhor do que “Friends” por conta de um único detalhe: “Friends” possui um enredo que mostra ao longo das temporadas a evolução dos personagens (com a exceção do Joey, claro). A vida de todos muda, eles se casam, têm filhos, aprendem com as situações, mas em “Seinfeld” não, nada disso acontece. Não existe evolução de personagem e me arrisco a dizer que no caso do George há um retrocesso, uma vez que o personagem se torna mais idiota e fracassado ao longo das temporadas. 

Fazer uma série com começo, meio, fim e ainda colocar uma pitada de drama na comédia é normal. Não tiro os méritos de “Friends” por isso, mesmo porque eu adoro a série. Só acho que fazer uma sitcom sobre o nada durante 9 temporadas é muito mais difícil, exige criatividade e muito esforço. “Seinfeld” é uma série que é capaz de nos fazer rir com episódios simples como quando os quatro protagonistas (Kramer, Seinfeld, George e Elaine) perdem o carro no estacionamento. Nada demais acontece, mas ainda assim você pode morrer de rir. As séries, geralmente, saem de um determinado ponto e evoluem para chegar a outro, já em “Seinfeld”, eles saem do nada e vão para lugar algum. Está certo que no último episódio eles vão para um determinado lugar, mas o lugar só mostra o que quanto eles não evoluíram ao longo dos anos. Enfim, com quase nenhum carga dramática, “Seinfeld” é uma pura série de comédia, bastante politicamente incorreta, diga-se de passagem, e por isso mesmo, a minha preferida. 

                 

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Só conhecia Friends
    Dessa outra não sabia
    Mas gostei do debate do post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Prefiro Seinfeld!!!!!! Nunca fui fã de Friends. Fui assistir pela primeira vez só na última temporada, aí vi também um pouco das anteriores. Realmente o elenco combinava bastante, mas não tenho muita paciência com historinhas de casais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto da história de casais, mas em termos de comédia ainda prefiro Seinfeld! rsrsrs

      Excluir
  3. Acredita que nunca vi nada das duas séries? Vixi...preciso assistir e comprar, viu? kkk Pela sua opinião, acho que vou começar por Seinfeld.
    Beijão!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Não assisti Seinfeld mas agora interessei! Realmente a história de Frends não é tão complexa, mas a nossa vida nem sempre é complexa então Frends ganha muitos pontos com isso! É uma série divertida, para a gente identificar com os personagens e aprender com eles.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juciele, eu adoro Friends tb, me identifico com os personagens como vc falou, mas em termos de comédia eu acho Seinfeld outros 500 kkkkkk

      Excluir
  5. Não conheço Seinfeld, mas com certeza Friends é melhor! hahahaha (sou teimoso) Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como pode dizer que é melhor se não conhece a outra? kkkkk

      Excluir
  6. Michele mesmo eu não tendo acompanhado friends, vc conseguiu me colocar no time deles. Nós realmente temos um gosto oposto ao da outra. isso: "Não tiro os méritos de “Friends” por isso, mesmo porque eu adoro a série. Só acho que fazer uma sitcom sobre o nada durante 9 temporadas é muito mais difícil, exige criatividade e muito esforço. " que vc disse é exatamente o contrário do que acho atrativo kkkkk. eu já acho q fazer a mesma coisa sempre é falta de criatividade kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não entendeu Aleska ou eu não me expressei bem, em termos de criatividade Friends se repete muito mais com as histórias de casais, Seinfeld fala sobre o nada, mas não se repete, por isso me parece mais criativo.

      Excluir
  7. Eu só conheço Friends, nunca tinha ouvido falar na outra série, mais gostei do debate . é sempre bom um debatezinho de vez em quando heheheh :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dayane, uma debate é sempre bom!!!

      rsrsrsrs

      Bjs

      Excluir
  8. Seinfeld foi eleito o melhor PROGRAMA de tv das história dos USA pela critica americana!

    Seinfeld é o pioneiro nessa comédias. Todas outras sitcoms bebem na fonte de Seinfeld. É genial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade até mesmo Friends bebe na fonte de Seinfeld!

      Excluir
  9. ;) http://www.tudoquemotiva.com/2015/08/descobrindo-series-seinfeld-o-melhor.html
    Seinfeld sempre XD

    ResponderExcluir