Como ser um pirata [Resenha Literária]


Livro: Como ser um pirata
Autor: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca

Comprei esse livro no dia do meu aniversário. Tinha acabado de sair dos correios (quase desmaiando com o calor lá de dentro na época do Natal) depois de enfrentar uma mega fila. Eu estava com a sensação de que depois de ter superado 1 hora e meia em pé, eu precisava me mimar um pouco. Nada melhor para este fim do que ir a uma livraria né (nerdice na veia 'mano'!)?

Nesse dia eu já estava meio irritada com outras coisas e acabei perdendo o bom senso de não comprar livros quando a minha estante já tem uma longa fila de espera. Então foi sem medo que arrematei esse livro que sonhava ler após ter visto  a adaptação da série feita pela Dreamworks.


O jornal americano "The New York Times" descreve como "irresistivelmente divertido" mas para mim é pouco. Não sei se é por causa do meu signo (sagitário), que é um bobo-alegre por natureza, mas eu me rasguei de tanto rir com esse livro. Imagina ter uma aula de "Violência Gratuita", "Descortesia avançada", "Como cuspir" e "grafite sem sentido"? É comico demais, sem falar nos nomes dos personagens como "Bafoca de Maluquício", "Vaca Aterrorizante", "Melequento" "Bocão Bonarroto" (eu é que não quero ficar perto desse cara enquanto está comendo) e "Perna de Peixe". Cressida Cowell deve ser a autora mais criativa (nesse campo da comédia) que já li. Queria ser amiga de infância dela...

Bom, eu quase ía me esquecendo de falar do enredo. Nesse segundo volume da série, Soluço acaba de vencer o dragão marinho (o mesmo do filme) e está aprendendo a ser um bom pirata Viking, só que sua falta de habilidade para manejar a espada, está obscurecendo seus feitos passados e a população da ilha de Berk está com sua confiança balançado no herdeiro do chefe (Stoico). Melequento, o primo de Soluço, está doido para roubar seu lugar e não pára de se exibir para todo o clã.

A sorte do primo invejoso parece aumentar quando Alvin, o fazendeiro bom e honesto, chega a Berk (de uma maneira bem suspeita) e propõe uma caça ao tesouro de Barbadura, o terrível (tataravô de Soluço). O tesouro só seria encontrado pelo verdadeiro herdeiro do temível pirata lendário.  Stoico aprova a caçada e obriga o filho a comparecer na aventura e sanar as dúvidas da população. Quem viu o filme sabe como o pai do garoto queria ter um filho bravo e forte como ele mesmo.

Eu recomendo muito essa leitura para adolescentes, crianças e adultos que não perderam totalmente a criança interior. Não posso contar mais nada por mais que eu esteja doida para dizer. Só digo que se alguém for meu amigo e me tirar um amigo oculto eu ficaria agradecida se me desse o terceiro volume da série...

Alê Lemos

Nota:


Eu já ía me esquecendo, mas como hoje é o primeiro dia do ano, queria acrescentar que desejo a todos um 2014 maravilhoso, e que todos tenham coragem para realizar o que necessitam fazer, e tudo o que ficou pendente ano passado, para tornar nossa felicidade possível. Um grande beijo!

Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Feliz 2014 e muitos livros na sua estante e nas suas leituras! beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inchalá pedrita! Inchalá! kkkkkk tomara mesmo que chova livros, e por favor q alguns deles sejam de graça kkkkkk. Boa entrada menina!

      Excluir
  2. ah, alê, livros de graça e em promoção. bom, as bibliotecas estão aí. várias são em escolas públicas e é só levar um comprovante de endereço pra poder emprestar. nossa alê, só hj q descobri q são vários colaboradores no blog o que tem na nossa estante. vixe, q fora. o programa conhecendo museus passa na tv brasil e tv escola. não sei em q cidades passa a tv brasil. era só no rj, aí expandiu, não sei se para o brasil todo. aqui na net tv é no canal 4. o tv escola surgiu recentemente na minha grade de programação no canal 8. depois da exigência das tvs brasileiras terem mais conteúdo nacional. mas tb a net tv muda em janeiro os números e locais dos canais. então pode ser q mude. anteontem mesmo estava terminando outro conhecendo museus, mas eu gosto de ver do começo, então vou tentar achar outra hora. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk eu estava pensando nas promoções e sorteios da blogosfera literária, mas realmente preciso me acostumar a pegar livros em bibliotecas. Eu entendo a sua surpresa, porque na verdade que faz o social daqui da estante é a jaci e a Michele. Eu vou fazer mais isso esse ano também, mas é que ano passado foi muito confuso. provavelmente mudou. Odiei essa programação nova da net.... valeu mesmo Pedrita!

      Excluir
  3. Bom dia minha linda..
    Gente.. que esse livro deve ser por demais legal... eu adorei o desenho "Como treinar o seu dragão" até comprei o livro pra Talitha... daqueles todos coloridinhos todo lindo (na verdade eu acho que queria mais o livro do que ela) rsrs O bom de ter filhos é que podemos comprar as coisas que queremos com a desculpa de dar aos filhos de presente rssr

    Sabe o que eu percebi?
    Que na correria dos últimos 02 meses eu não postei os dois últimos signos do ano.. e um muito importante né? Sagitário.. mas eu vou fazer isso mesmo atrasada srr
    Porque eu não posso deixar de homenagear essa minha formiguinha linda.. srsr

    Um beijo minha linda.. e que seu dia hoje seja pra lá de especial..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk esqueceu logo sagitário Sheilinha? Snif.... brincadeira eu sei como seu ano foi atribulado (quer dizer não sei o que aconteceu, mas por acompanhar seu blog vi que várias vezes teve que parar para respirar) está perdoada!
      mas sei bem como é comprar presentes para os outros pensando em ler depois XD sem falar que esse livro realmente é todo desenhado e rabiscado como se fosse um diário mesmo. Quando o livro dá uma ideia de intimidade é mais legal de ler, porqeu parece real mesmo. Beijão Sheila!

      Excluir
  4. Juliana Cavalcanti1 de janeiro de 2014 11:25

    Aleska, como sempre sua escrita é leve e divertida. E foi uma surpresa para mim saber que a animação é fruto de uma obra literária. Quem não sabe eu deixo de lado um pouco essas minhas leituras e tire um dia para ler algo mais descontraído. rs
    Bjs,
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho q lhe faria um bem. faz uma higiene mental na gente. eu ja tinha dto ao Andre q depois de mt tempo pesquisando eu preciso de algo bem bobo pra relaxar.

      Excluir
  5. Ahhh Feliz ano novo! Ainda não tenho esse livro, gostei da dica.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. E eu gostei do nome do teu blog kkkkk ate hoje. nao me desliguei do meu eu princesa. feliz 2014. Bjus da Ale.

    ResponderExcluir
  7. Realmente a capa é muito bonita. Deve realmente ser um livro muito legal para descontrair. Um forte abraço, Alê, Feliz Ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alê pra vc tb! O livro todo é lindo rss é que nem kinder ovo, tem gositnho de infancia.

      Excluir
  8. Confesso que nunca me interessei muito por essa série, por ser exatamente uma série *e eu estar cheia de outras séries pra terminar* e pela sinopse não me interessar muito. Mas depois de ler sua resenha e o quanto a autora parece trabalhar bem com humor e um humor 'saudável', uma chama de interesse apareceu aqui >< Talvez um dia eu o leia ;}
    Feliz 2014!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de depoimento é que faz a gente feliz. Espero que leia sim e que goste muito! beijos Jeniffer!

      Excluir
  9. Parece ser muito legal mesmo!
    Vou add na listinha para uma futura leitura
    Feliz 2014 e Muitas Leituras Maravilhosas
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, não sou mt fã do autor, mas posso até dar uma chance para essa obra dele, feliz 2014!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! mas acho que o livro é bem melhor do que consegui transparecer. Beijos!
      Alê.

      Excluir
  11. Oie!
    Eu amei o filme "Como treinar seu dragão" e desde então estou louca para ler os livros também. Parecem ser super divertidos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li os outros, mas imagino que devam ser ótimos também. O desenho eu me amarrei. É meio diferente dos livros, mas é muito legal. Espero que em breve vc consiga ler beijos!
      Alê.

      Excluir
  12. Meu filho de 5 anos eh maluco por piratas. Quando vi esse livro numa livraria, quase comprei, mas naum sabia se era apropriado para a idade dele. Você recomenda??
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu não vejo problema nenhum na história. Dei uma olhada nas informações do livro e só achei uma parte dizendo que era um livro infanto-juvenil, não achei classificação indicativa que pudesse impedir que uma criança de 5 anos lesse. Só acho que vale a pena você ler primeiro e concluir se tem algo ali que seu filho não deva ler. É meio complicado dar um aval desses porque não tenho muito contato com crianças dessa faixa etária, mas considero esse livro muito leve. Nem os vilões dão medo.

      Excluir