Gota de Sangue [Resenha Literária]


Livro: Gota de Sangue
Autor: Fábio Brazil
Editora: Digitexto

Eu li "Gota de Sangue" do Fábio Brazil em 2012 e foi o melhor texto do ano com toda certeza. Aliás, analisando a distancia pode lindamente ser considerado um dos melhores livros que já li até hoje e por isso trago aqui as minhas impressões sobre ele.

Como quem me conhece sabe, eu entorto o nariz para romances policias. Então confesso que mesmo o livro tendo sido bem recomendado eu ainda fiquei muito reticente a respeito de traze-lo para minha vida tediosa que sempre parece ser mais tediosa ainda quando leio romances policiais.

Mas, cai no blog "Fósforo" e vi na resenha que foi feita por lá um comentário do autor que me deixou com aquela sensação de "tenho que ler algo desse cara agora".

E bem, escolher ler o "O gota de sangue" foi um grande acerto, o livro transcende o gênero romance policial, é de difícil classificação por ter um toque histórico, um toque existencial, um toque humano e tão... tão... tão real. É muito fácil afirmar que esse livro se trata de uma obra muito bem escrita, com uma maravilhosa narrativa, um protagonista muito real e um panorama da cidade de São Paulo fora de série.

É impressionante a pesquisa histórica e os sujeitos que emergem da narrativa, enquanto Lúcio, protagonista da história, vai em busca do responsável pelo curioso crime que movimenta a trama. É impressionante o trabalho de editoração (é assim que se fala?) feito no livro que é cheio de detalhes deliciosos, sem contar que o texto não esgota na primeira leitura, nenhum texto esgota na verdade, mas alguns esgotam menos...

Pós-leitura, mais de um ano depois, desenvolvi e venho mantendo um afeto imenso por esse livro e pelo Lúcio. O Lúcio se tornou definitivamente um personagem que habita o meu imaginário afetivo literário. Ele mora ali bem perto do Eduardo, do conto "Eduardo e Deus" do livro Risíveis Amores do Milan Kundera, o Tomas de A Insustentável Leveza do ser, o Leamas do “O Espião que Saiu do Frio”.

Nota:



Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Esse é um livro que eu não conhecia!
    Mas se você diz que é um livro que você gostou tanto, agora sinto que PRECISO dar uma chance para ele.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, dê uma chance a ele, você corre o perigo de não se arrepender.

      Excluir
  2. Nunca tinha visto nada desse livro, mas depois de vc ter falado tão bem dele estou super curiosa, adorei conhecer um pouquinho dessa obra!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Lara. Gota de Sangue é totalmente acima da média, pode acreditar!

      Excluir
  3. Não conhecia o autor. Ao contrário de você, eu adoro romance policial, é meu gênero preferido!
    Já estou louca para ler o livro!
    Sempre é bom quando vemos um autor nacional fazendo um bom trabalho.

    Adorei o blog!
    Estou seguindo.

    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Leila, ler um bom texto escrito por um conterrâneo me deixa muito feliz, duplamente feliz.

      Excluir
  4. Oi. Não conhecia esta editora, nem o livro, mas estou disposta a tentar se for realmente tão bom :D

    http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando leio uma resenha em que a pessoa diz que evita determinado tipo de leitura mas que encontra uma obra que a surpreende, sempre fico com vontade de ler também...rsrs
    Não conhecia nem o livro nem o autor... por isso é legal visitar blogs literários, sempre acabo vendo algo novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou como você Feranda, também fico com vontade de ler algo que surpreendeu outro leitor.

      Excluir
  6. Não conhecia o livro, nem o autor ou editora. È bom porque adquiri mais informação e novidade. Me interessei bastante pelo enredo e essa trama bem escrita...quero ler. Me chamou bastante atenção mesmo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.
    P.s.:Desculpe a ausência. Primeiro viajei e depois fiquei com o acesso da internet precário, mas agora estou de volta com a corda toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, vez em sempre é bom conhecer boas obras que estão fora do circulo dos lançamentos pops néh?!?! Se tornam novidade e novidade sempre é bem vinda nesse vida por vezes monótona até mesmo para quem ler.

      Excluir
  7. Oi Pan.
    Fiquei chocada com sua resenha, semelhante a sua reação "Preciso ler algo desse autor agora" já que falou super bem e eu estou com um selinho de Literatura Brasileira para incentivar a minha leitura porque trago um preconceito desde o ensino médio.
    Adoro romance de tudo que é jeito é uma falha minha que carrego e romance policial os únicos que li foram da autora Nora Roberts então pode se dizer que seria uma grande aventura adentrar na história desse autor (:

    Ótima dica, beijos.
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir