O filho de Netuno [Resenha Literária]

Livro: O filho de Netuno, vol. 2 da Série "Os Heróis do Olimpo"
Autor: Rick Riordan
Editora: Intríseca

Há quem não goste e os intelectuais cults de plantão podem vim a torcer o nariz para ele, mas eu gosto muito do trabalho do Rick Riordan. Tudo bem que o mundo da mitologia grega está muito disperso na nossa cultura e quem gosta pode ser introduzido nele de diversas formas, mas eu penso que poucas formas vão ser tão divertidas quando a proposta oferecida Riordan em seus livros.

Na série "Os heróis do Olimpo" nós nos reencontramos com Percy, sua turma que agitou todas em "Percy Jackson e os Olimpianos" e mais outros semi-deuses filhos das mesmas divindades só que em sua forma romana.

O primeiro livro da série nos apresentou o herói Jason, desmemoriado e nascido e criado em outro acampamento então seguindo a lógica, nesse segundo volume nós teríamos que descobrir qual o destino do querido e amado Percy e é isso que vai nos acontecer.

Vamos nos encontrar com Percy no momentos no qual ele adentra, pela mãos da poderosa Hera ou Juno, no acampamento meio-sangue Romano. O nosso semi-deus favorito está desmemoriado, mas não esqueceu seus dons de batalha e nem foi abandonado pela providência. Seus poderes andam afiados e ele continua com a boa e velha capacidade de fazer amigos.

E é assim que ele conhece a simpática filha de Hades ou Plutão, Hazel Levesque, uma moça cheia de mistérios, capaz de fazer brotar joias preciosas de debaixo da terra e o igualmente simpático, porém atrapalhado Frank, filho de Ares ou Marte, o deus da guerra, e neto de Poseidon ou Netuno e com uma descendência asiática, assim Frank coleciona tantos dons quanto fragilidades.

Com seus novos amigos e inimigos, Percy vai ter que ir em uma jornada em busca de sua memória, da Morte e do desvendar de vários mistérios chegando nesse caminho a conhecer até mesmo o Alasca em uma aventura de perder o folego.

Além desses dois, a história é recheada com outros personagens semi-deuses e com outras versões dos deuses gregos. Somos introduzidos dentro da versão romana da mitologia e da filosofia de vida deles. Eu continuo achando, diga-se de passagem, as aventuras de Percy e seus companheiros um ótimo suporte pedagógico para o ensino de história grega e agora romana.

Eu amei esse livro, li de uma vez só, quase sem respirar, e aconselho para quem curte mitologia grega, aventura e um bom texto para relaxar a cuca de quando em vez.

Dou ao Rick cinco Harrys porque ele é tão competente que conseguiu criar uma formula única de escrever, uma explicação magica para tudo o que ocorre no mundo e me mantem presa a história dele há sete livros.



Pandora (Jaci)

P.S.: Esse post foi originalmente publicado no blog Saleta de Leitura em 15 de março de 2013.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. Nunca li qualquer obra do autor (ACHO que já comentei isso em algum lugar por aqui hm*), mas tenho vontade de ler essa série, pois gosto muito desse lance de mitologia e etc. E também porque MUITA gente diz que vale a pena =)

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sou apaixonada pelo Riordan. Nem todos os meus colegas leitores gostam, mas eu sou até suspeita para falar Cássia! #Leia

      Excluir
  2. Oiee Pandora! Realmente esse livro deve ser muito bom como todos os outros do autor. Ele é bem requisitado entre os leitores que conheço. Adoro mitologia Grega e irei tentar ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!!! Acho que, se você ama mitologia, corre o sério risco de gostar desse querido!!!

      Excluir
  3. Oi Pandora! Sou muito fã de Percy Jackson e fico muito feliz quando outras pessoas leem as séries e gostam tbm! Quero muito saber o que vc vai achar dos próximos livros


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuhu Em breve Lara vou está postando minha resenha do "A marca de Atena", mas já vou dizendo que o tio Rick não me decepciona e eu amo o Percy cada dia mais!!!

      Excluir
  4. Oiee,
    Nunca li nada desse autor, mesmo sendo fã de mitologia grega, sempre leio muitas resenhas bem positivas sobre esse livro e minha curiosidade.
    Com toda certeza um dos livros do autor tenho que ler nesse ano hehe.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu não garanto que você vai amar, mas todos os amantes da Grécia antiga correm sim o risco de pirar na batatinha com os semi-deuses do Rick lindamente!!!

      Excluir
  5. Simplesmente amo essa saga, e melhora bastante. Sou fã rdo Tio Rick *-*
    Sério, corra pra chegar na casa de hades, tãoooo bom *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, eu já corri kkkk... e não me arrependi, em breve as resenhas chegarão por aqui... Espere e verá!!!

      Excluir
  6. Oi Pandora!
    Ainda não li nenhum livro da série Percy Jackson... Mas quero ler, parecem ser muito legais. Adoro mitologia grega, então acho que vou gostar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São legais sim Sora, muito legais aliás, eu super indico.

      Excluir
  7. esse livro é realmente legal, legal mesmo. Eu repassei ele para algumas pessoas e também gostaram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucas pessoas desgostam do tio Rick, isso é fato Vinnië! Ele é um fofo!!!

      Excluir
  8. Ainda não li essa série
    Mas gosto muito dos livros do autor e esse já está na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela tenho acompanhado suas resenhas da primeira saga do Percy, acho que não tem erro, você vai continuar curtindo ele...

      Excluir
  9. E eu pensava que os livros da série já tivessem acabado... Bom, tenho dois amigos que são doidos por esse tipo de literatura. Eu só deixo passar longe da minha lista de leitura. Não por despeito, apenas não me interessa por enquanto. Mas, você está certa, há várias formas de se aprender algo. Quanto mais didático, melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzi, apesar de ser fã do tio Rick, nem todos os meus amigos gostam e eu os compreendo bem. Cada um tem que ler o que lhe interessa e não é porque muitos gostam de um livro que todos precisam gostar. O importante é respeita e isso você faz pelo o que comentou, então só nos cabe respeitar seu gosto.

      Cheros, sempre bom te ver por aqui ;)

      Excluir
  10. Eu li toda a saga do PJO, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos HDO. Tenho lido ótimas resenhas, parece ser muito bom! Parabéns pelo post!

    Agnes (Guii)
    http://www.literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir