Autobiografia musical: Adolescência [Parte 2]



Na pré-adolescência eu curtia trilhas sonoras de novelas. Tenho cds de "Laços de Família", "Uga Uga" (que é o melhor cd de novelas que já vi) e do "Anjo caiu do céu". Talvez eu tivesse mais trilhas de novelas em casa se meu irmão e meu pai não implicassem comigo dizendo que eu só gostava das músicas porque passavam na tv, quando na verdade eu gostava das músicas que as novelas me levavam a conhecer. 

Por causa dessa crítica, aos 13 anos acabei optando por conhecer músicas novas através da Rádio Cidade, que na época usava a frequência 103.90 FM. Além das músicas de novelas, minha nova fonte de novidades musicais me fez abandonar as músicas da Mariah Carey, da Sandy e outras divas do pop. Então, entraram na minha vida o seguinte time: Beatles, Eric Clapton, Legião Urbana, Barão Vermelho, U2, Coldplay, Queen, Off Spring, Red Hot Chili Pepers, Raul Seixas, Nickelback entre outros. É claro que acabei ficando, em maior parte com o time dos anos 80, mas isso porque eu acreditava que nos anos 2000 estrearam muita banda ruim no rock, aliás, em todos os estilos; a única coisa boa é que o boom sertanejo (desculpas sinceras para quem gosta) diminuiu, mas aí o funk, o axé e o hip hop tiveram sua vez. Foi uma obscenidade musical danada, as cantoras iniciaram uma moda de coreografias cada vez mais apelativas e as letras disseminavam valores muito díspares do que se queria passar nos anos anteriores. Como eu era espírita na época, comecei a achar que estávamos chegando ao auge do materialismo, quanta ingenuidade, não? Acho que não existe limite para isso....

Porém, quando a fase roqueira passou, (ou seja quando parei de dar bola pro gosto do meu irmão) comecei a ouvir Blackmore's nitgh, Within Temptations, Kelly Clarkson, Pink, Norah Jones, Colbie Cailat, Taylor Swift, Enya (sim apelei até pra new age) e Joss Stone. Confesso que essa não é a melhor fase, afinal, tirando a Norah, Whitihn Temptations e a Joss as outras cantoras não são muito boas, mas acho que foi por isso que depois tive uma recaída roqueira. Foi aí que me permiti gostar um pouco de Evanescense (que sempre me disseram ser um lixo), Raimundos, de The Smiths e System of a down, embora não tenha me aprofundado nessas ultimas discografias. Para terminar o post vou deixar uma lista de músicas no youtube de cada banda citada. No próximo post vou contar como é meu gosto hoje em dia, e o que ficou de tudo isso que eu narrei. Um abraço!


Alê Lemos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. eu lia os livros da estante da minha mãe e da vizinha. os da vizinha eram mais intrigantes e desvendei caminhos literários surpreendentes como o maravilhoso ilusões perdidas de balzac. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk é a velha história do "santo de casa não faz milagres". mas realmente, não me interesso muito tambḿe pelos da minha mãe.
      Bjus Alê.

      Excluir
  2. Ow que absurdo alguém falar mal de Evanescence. É minha banda preferida!!!

    Adorei o blog, já estou seguindo:)

    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk eu não diria que é a minha preferida,
      mas também acho que o povo estava errado.
      Beijinhos, Alê.

      Excluir
  3. Alê! Eu adorei a sua playlist, de verdade! Que gosto musical MARAVILHOSO! <3
    Mas uma coisa é verdade: nosso gosto vai mudando de acordo com o momento que a gente vive.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luara obrigada hein?
      Fico feliz que esteja gostando.
      Um beijo!
      Alê.

      Excluir
  4. Eu nunca passei pela fase de trilha sonora de novelas. Acho que porque talvez eu nunca tenha sido mtooo fã de novelas assim - ah tirando Maria do Bairro e derivados haha.
    Eu tive e ainda tenho paixão por trilhas de filme <3
    Tá rolando aqui sua playlist, delícia! Beatles eu amo, if i feel <333

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca gostei muito das novelas, mas como a minha vó via todas,
      todo mundo aqui em casa tinha que ver também. Na época eu preferia as do SBT também.
      Maria do Bairro, Preciosa , Pérola Negra e a Usurpadora são inesquecíveis.
      Pelas trilhas de filem eu não tenho paixão como vocẽ, mas até que ouço tb kkkk.
      If I feel é linda né? Amo tb.

      Excluir
  5. Adorei saber que não era a unica que gostava das trilhas sonoras das novelas. Eu amava, principalmente as musicas que eram dos protagonistas hehehehe. Ainda gosto para falar a verdade hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu amava Love by grace!(o da Carolina Dickman tosando cabelo)
      mas hoje em dia não acompanho mt não.

      Excluir
  6. Oiee Alê! Gostei da postagem...nunca escutei músicas assim de trilha de novela, sei lá...eu pegava muito influência de rádios também. A rádio Cidade voltou e está sendo uma das minhas companheiras quando navego pela internet...muito boa! Realmente cada vez mais começaram a surgir essas cantoras com todo aquele 'marketing" apelativo...mas enfim eu nunca gostei dessas coisas não. Eu comecei a ouvir rock (diversos estilos) desde os meus 12 anos e não parei até hoje, mas também ouço outros estilos e músicas em geral que me agradem. Só que rock continua sendo meu favorito kkkkk aii vejo que falavam que todos temos uma fase de rockeiro depois passa, só que a minha vejo (espero) ser definitiva. Só acredito que temos que dar oportunidade para outros gêneros bons...tem muito artista maravilhoso por ai, inclusive no nosso país. Por isso, não me prendo muito no que está rolando na mídia e procuro sempre navegar no Youtube procurando bandas novas, tem gente boa emergindo! kkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  7. Menina, te disseram que Evanescense é um lixo?? Eita!! Eu adoro, nossa! Bom, no geral o que mais ouço é aquele rock mais antigo. Mas tem bandas como Red Hot e Nickelback, que considero muito boas e ouço também. Aliás, minha playlist é um caos, mas não entra sertanejo, funk e pagode de jeito nenhum, hehehe! Beijos!

    ResponderExcluir