Fale! [Resenha Literária]



Confesso que quando vi Fale! pela primeira vez não me animei e quase passei batido! Para chegar a olhar para ele com olhos de amor precisei ler a resenha do Luciano no .Livro; foi com o texto dele que passei a entender a proposta e desejar ter o livro em mãos.

Mas uma coisa é ler... outra é falar a respeito do que se lê, afinal, não são poucas às vezes nas quais o silêncio parece ser bastante cômodo, mas isso é só uma aparência. O conforto do silêncio é uma ilusão de ótica! Parafraseando Chico Buarque, o silêncio é "uma taça de vinho tinto de sangue".

Em Fale! Laurie Halse nos conta história da Melinda, uma moça que tem bebido muito de uma taça de vinho de tinto de sangue do silêncio. Algo de muito, muito, muito grave e errado ocorreu com ela, ninguém sabe o que ou por que, mas isso transformou toda a rotina escolar dela e tem oprimido fortemente o coração da menina, envenenado sua vida, sufocado-a. Porém, ela não consegue falar a respeito e também não quer falar, guardando dentro dela as palavras, a história, a angústia profunda e isso consome sua vida.

Nesse livro a Laurie escolheu adotar uma narrativa concisa, descritiva, sempre em primeira pessoa, nos colocando bem dentro da cabeça da Melinda. Assim, acompanhamos a vida pelos olhos dela, vendo o que ela vê, entendendo o mundo pelos símbolos dela e nossa empatia fica toda com ela, nós somos Melinda pelas breves páginas de Fale! e o drama dela se torna o nosso. Mesmo que ela seja uma pessoa de poucos amigos, caminhando com ela, na cabeça dela, no quarto massacrante mente rosa dela, na vida dela, é impossível não encontrar nela uma amiga, uma irmã, uma companheira de caminhada. E se nós temos algo a respeito do qual não queremos falar, então a coisa fica melhor ainda. Pois, quando damos a mão a Melinda é como se ela também nos desse a mão e ai já não estamos sozinhos, conseguimos sentir o que é fazer parte de uma irmandade.

Fale! é o tipo de livro que devia está em todas as bibliotecas escolares e públicas do mundo. Todas as meninas deviam ter um livro assim ao alcance da mão caso elas precisem, pois existem coisas que nos ocorrem que deixam marcas na alma e sobre as quais é tão difícil falar que nos dá a falsa sensação de solidão diante da grandeza do mundo. Solidão e silêncio são uma mistura danosa, assassina na verdade.

Se você carrega consigo uma marca, um segredo perigoso, algo a respeito de qual você não consegue e não quer falar porque acha que ninguém se importa, dê uma chance a Fale!, o livro é breve, é de fácil leitura, não te enrola e pode te dar uma mão na difícil tarefa de romper com a cerimônia perigosa de beber sangue em uma taça vagabunda feita de solidão e medo.

Eu sei o quanto é difícil falar sobre certas coisas, mas, por experiencia própria, posso dizer: "NADA É TÃO OPRESSIVO QUANTO O SILÊNCIO".

Falar, gritar, se expressar, é libertador. Não importa qual seu problema, todos temos uma história a contar, e algumas correm o risco de serem até bem macabras, mas quando falando sobre elas corremos o risco de descobrir espantados que "talvez o mundo não seja pequeno/ nem seja a vida um fato consumado". Eu estou tentando falar, pois "quero inventar o meu próprio pecado/ Quero morrer do meu próprio veneno" e não do veneno que os outros injetaram nas minhas veias.

Dados do Livro:

Livro: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora Valentina

Pandora [Jaci]


Nota:


Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários:

  1. Esse eu desconhecia por completo. Lendo o que você e o Luciano escreveram, confesso que me deu vontade de ler. Mas é complicado, são tantos livros na fila, tantos livros comprados e não lidos que fico com o pé atrás de comprar mais um. :-)
    -Distante do Sol-

    ResponderExcluir
  2. Todos falam muito bem da sensibilidade desse livro!
    Espero um dia poder ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Pandora!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas nunca encontro ele nas livrarias da minha cidade e tenho preguiça de pedir pela internet.
    Adorei sua resenha, ela me deixou empolgada para finalmente pesquisar mais sobre o livro.


    Beijocas, http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei bem bacana a proposta do livro e na verdade fiquei bem curiosa. Acho que todos guardamos alguma história da qual não queremos falar, ou evitamos falar ao máximo, então parece fácil se identificar com a protagonista. Gostei da resenha, muito boa :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, 5 harrys! Ok, eu fiquei muito curiosa para ler. Me imaginei na época do colegial e ensino fundamental. Se esse livro puder ajudar outras pessoas,ele deveria mesmo estar nas bibliotecas das escolas.

    ResponderExcluir
  6. Eu li um outro livro da autora que falava de um tema super polemico, a anorexia e tive essa mesma impressão que você teve desse. Quero muito ler ele também. A principio não tinha me interessado, me interessei lendo as resenhas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Pandora! Esse livro é a da autora de Garota de vidro? Esse nome me é ligeiramente familiar. Adorei as citações do Chiquinho! kkk beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim kkk quando li "Fale" lembrei da Hermione Granger e o protesto contra a escravidãod os elfos.

      Excluir
  8. Olá!!

    Enquanto lia a resenha, imaginei que este seria um livro de linguagem difícil. Mas ao ler a resenha deixei este meu pré-conceito de lado. Realmente o silêncio é sufocador e faz um mal danado a saúde. rrsrsrsrs

    Interessante!!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  9. Noossa eu estou loooouca para ler este livro *O* Já li "Garotas de Vidro" da mesma autora e achei super forte. Daí gosto de livros fortes. rs

    Beijocas. Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá =D

    Gostei muito do seu blog, lindo designer e ótimas resenhas. Parabéns e sucesso!
    Já estou seguindo seu blog,e as outras redes sociais dele. Obrigada por segui meu blog, e por ter passado por lá deixando sua opinião.

    Beijos
    @AngelKiller_
    http://angelandherbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não tive a oportunidade de ler o livro mas fiquei encantada com sua resenha, realmente as vezes temos coisas que não queremos contar por não querer incomodar os outros e simplesmente guardamos isso pra gente. Eu vi o filme e gostei bastante é um tema forte porém não fiquei mal ao velo como acontece com filmes desse tipo, espero que o livro não me deixe mal ahahah

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  13. Pandora
    Cada vez que leio uma resenha desse livro aumenta a minha vontade conhecer Melina, sua história e o porque de seu silêncio. Como sou uma tagarela de mão cheia tanto em falar como em escrever digo que o silêncio me deixa em pânico. Não preciso dizer que sua resenha sempre me prende com seu jeito único de expor suas opiniões, Feliz com a avaliação máxima \o/
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir