Chatice de fã #RickRiordan: estilo e adaptações para o cinema.

Toda boa nerd tem seu lado cricri e é para compartilhar esse meu lado chato (ou não) que criei esse post. Um exemplo das minhas chatices de fã são as minhas implicâncias com adaptações de livros para cinema. Quando saíram os filmes do Harry Potter eu sempre tinha uma crítica para fazer, pois os diretores cortavam minhas partes favoritas.

É claro que hoje eu entendo melhor como é difícil adaptar um livro para o cinema e não exijo tanta similaridade, mas ainda critico muito algumas adaptações, como as da série Percy Jackson, por exemplo. Acho que trocar a idade do protagonista  e excluir personagens como a semideusa filha de Áries (arqui-inimiga numero 1 de Percy) criaram grandes incoerências na história.


Annabeth, por exemplo, foi obrigada a assumir cenas dessa personagem excluída (no primeiro filme, pois no segundo ela aparece do nada) e sua postura diante de Percy muda muito. É claro que ela não era 100% amigável com ele logo de cara, mas a animosidade ficava mais no deboche, pois em campo de batalha eles se aliavam. Inclusive, foi Anna quem suspeitou primeiro de quem Percy era filho (e por isso colocou-o no seu time) e o posicionou estrategicamente perto da água para que ele pudesse derrotar o time rival, no que aqui no Rio chamamos de "pique - bandeirinha", uma espécie de caça bandeira normal, só que com poderes mágicos.

Apesar de adorar o Logan Lerman (acho o jeito dele fofo), o filme não foi nem 10% do que poderia ter sido. Acho que o roteirista deveria ter seguido o estilo da adaptação do Harry Potter: cada filme contando o progresso  da adolescência dos personagens, até porque os livros de Riordan seguem a ideia de Rowling de acompanhar o desenvolvimento físico dos protagonistas. Não sei se Percy  atrairia tanto público quanto Harry para sustentar essa franquia de 5 filmes, mas ficou provado que não foi uma boa adaptação, já que a continuação foi cancelada (vi uma notícia onde o Logan anunciava o fim do Percy no cinema).

Aliás, essa comparação com a série bruxa mais querida da década passada é muito útil. J. K. Rowling fala de adolescentes tipicamente ingleses e o titio Riordan de garotos e garotas tipicamente americanos. Talvez eu esteja caindo na armadilha dos estereótipos, mas percebo uma diferença de personalidades entre entre os personagens de Riordan e de Rowling. Quer dizer, Rick sempre escreve personagens sarcásticos e implicantes (tipo a Anabeth e o Percy que antes de namorarem viviam trocando farpas) onde a famosa guerra entre meninos e meninas está sempre em primeiro plano e a Joanne é mais especialista em delinear os sentimentos individuais. Ela até escreve personagens sarcásticos, mas é aquele sarcasmo inglês [lá vou eu rotular, mas sei lá o humor inglês é diferente mesmo, leia Jane Austen e você vai entender], velado e polido. Em outras palavras: fofo.

Outra diferença é que a narrativa de Percy é mais corrida. Os personagens quase nunca param de fugir, lutar ou ir atrás de alguma missão. O enredo é 80% ação, enquanto que em Harry ele é mais parado. Tem mais clima de suspense, mistério. Gosto dos dois jeitos, mas acho que por ter conhecido Harry primeiro ele vai ficar pra sempre no meu coraçãozinho...

Ai caramba eu tagarelei demais! Minha ideia inicial era totalmente outra. Ía falar das minhas comparações entre as duas séries do "titio" Rick (Percy Jackson e  As crônicas dos Kane), mas  agora estou vendo é que terei de fazer outra postagem de "Chatice Literária". Espero que vocês não tenham odiado porque lá vem a parte 2.

Um grande beijo: Alê Lemos!
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. Eão posso falar muito pois ainda não li nenhuma das duas séries, mas já vi os filmes e sobre eles posso opinar um pouco. Só pelo filme eu percebo que HP tem mais consistência que PJ, no sentido de personagens mais elaborados não sei. Eu gostei do filme de PJ mas acho que se tivesse lido os livros teria percebido muitos erros, e até pra quem não leu eu acho que tem hora que ficou muito confusa a história.
    Mas essas coisas não são culpa do autor, portanto ainda espero um dia animar a ler PJ e claro ler tb HP.
    Agora mudando um pouco de assunto, adoro a forma como vc escreve, parece que eu estou conversando frente a frente com vc hehehe continue assim :) por isso seu blog é tão bom :D
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Seu comentário foi muito bom, principalmente porque você só viu os filmes, mas percebeu diferenças importantes. Agora, quanto ao elogio a forma de escrita, acho que posso explicar.
      Tanto eu quando a Michele e a Pandora (as três que postam com mais frequência no blog) somos três tagarelas. Vamos falando o que vai pela nossa cabeça na hora, como se fosse uma conversa frente a frente mesmo. Acho que as meninas vão adorar o elogio tanto quanto eu=^^=
      Beijos da Alê.

      Excluir
  2. Olá! Amo as duas séries, mas Percy Jackson sempre vai ser mais queridinha para mim, sempre gostei muito de mitologia grega e adoro a forma como o autor adapta a nossa realidade a uma cultura tão rica, mas tbm ela foi uma das primeiras coleções que li, que nem vc com HP, acho que essas são as que mais nos marcam, mas uma não anula o amor pela outra. Muito legal seu post, concordo completamente com vc com relação as adaptações.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É as primeiras séries marcam muito mesmo. Acho que é apartir desses primeiros livros que a gente cria nossos critérios para os próximos. Ah! Eu também adoro mitologia grega! (se eu soubesse faria um coraçãozinho agora) Estou doida para ler o próximo livro da série heróis do olimpo.
      Bjins da Alê!

      Excluir
  3. Nossa, adorei a postagem ! Você realmente escreve muito bem e concordo com o comentário da Amanda, parece que de fato estamos conversando, haha. Eu não costumo ser muito criteriosa quanto a adaptação dos livros, em geral consigo sempre tirar alguma coisa boa e dizer ... é mais isso aqui ta parecido kk mas Percy Jackson com certeza foi uma lástima. Tinha tudo para ser uma franquia de sucesso e dar super certo mas o roteiro realmente não funcionou. As alterações foram muito bruscas e o elenco tava muito acima da idade esperada ( apesar de eu acho o Logan tudo a ver com o Percy de O último olimpiano, rs) ... Enfim, um conjunto de erros que estragaram ambos os filmes.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu adoro o Logan! Nem sei dizer se é bom ator, mas tem um jeitinho fofo. Foi uma decepção mesmo. eu tinha acabado de ler dois dos livros da série quando o filme saiu no cinema. Eu estava ansiosíssima para assistir e me magoei kkkkk. Obrigada pelo elogio!
      Bjins da Alê!

      Excluir
  4. Oi Alê!
    Eu gostei do filme do Percy Jackson, mas nunca li os livros, então não posso comparar.
    Não é fácil fazer uma adaptação fiel, mas também não entendo por que mudam coisas aparentemente bobas como a idade do personagem.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se no livro o pessoal adorou a ideia de uma criança de 12 anos enfrentando um minotauro porque no cinema seria diferente né?
      Bjins da Alê.

      Excluir
  5. Oi Alê! Eu assisti Harry Potter antes de conferir os livros, por isso não achei defeitos nos filmes, Percy é um outro que também não li, embora ache os filmes meio fracos, mas entendo seu ponto de vista, eu sou chata quanto a isso, coloquei mil defeitos na adaptação de Dezesseis Luas, se eu tivesse visto o filme antes nem iria querer ler o livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dezesseis luas? Eu achei fofo o filme, mas também não li o livro. Estamos com a situação invertida.

      Bjins Alê.

      Excluir
  6. Eu sou fã das duas series. Não consigo comparar os dois, pois são completamente diferentes. Falo dos livros pois os filmes do Percy ficaram uma completa m#@%&. Eu tenho um carinho a mais por Harry Potter, por ter crescido com ele, mas gosto muito do Percy também. Adoro mitologia. Gostei bastante da postagem

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me sinto assim Sil! É como se eu tivesse crescido com o Harry também. Adoro a irreverência do Percy e as aventuras mitológicas que ele enfrenta, mas o Harry é o tchutchuco da mamãe.
      Beijos da Alê Lemos.

      Excluir
  7. Eu gosto dos dois, mas Percy tem mais enredo e os filmes podiam ser muito melhores e um sucesso, pena que cortam, recortam e acabam cancelando! Adorei seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marise! não concordo quanto ao Percy ter mais enredo mas agradeço o elogio. Um grande abraço!

      Excluir
  8. Super concordo com você: todo bom nerd tem que ter um lado chato!! rs
    Me identifiquei!!! :) toca aqui! o/
    Sabe que nunca li Percy... acho que deveria pegar para ler qualquer dia, devo gostar...
    Mas é tão pouco tempo para tantos livros!! rs :)
    Bjjooos, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu fiquei tão revoltada quando assisti Percy Jackson e não vi a Clarisse lá (e a idade dos personagens E o cabelo da Anna) que nem vi o filme todo, parei no início mesmo e fiz bico. Realmente, adaptar um livro não é fácil, mas estragar já é outra coisa...
    Não sei comparar Percy com Harry porque só consegui ler o primeiro livro de HP.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que livros e filmes são coisas diferentes, mas quando isso é feito em adaptações ambos se completam de alguma forma. No caso de Harry Potter eu assisti primeiro o filme pra poder me interessar pela historia, o que foi super legal. Já com Percy isso foi o contrário. De cara já não gostei do filme, mas amei o livro. Mas entendo q, pra quem quer ir realmente a fundo nesses temas como magia e historia livros ou filmes nunca são suficientes para entende-los, é preciso ir de um ao outro e vice e versa. Bjooooo

    ResponderExcluir
  11. Toda a série é maravilhosa
    Mas a adaptação aos cinemas deixou muito a desejar
    Poderia ser tão boa quanto Harry Potter e virar um clássico, mas os produtores estragaram tudo
    Uma pena
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sobre Percy Jackson, tenho um cri, cri muito chato para com a obra logo depois de ter lido o primeiro livro. Achei-o uma grande "cópia" de Harry Potter e não desceu. Pronto falei. Mas nunca tinha pensando nessa verdade: que ambas as séries mostram os adolescente de cada país. Interessante.
    Ainda tenho certa curiosidade em ler a continuação, até porque adoro mitologia grega. xD
    Estou "crescendo" e espero deixar de lado esse preconceito que tenho para com a série.

    Gostei do seu post. Ler algo do lado dos fãs nos dá sempre uma nova visão da série em questão.

    Até mais

    ResponderExcluir