Perdida [Resenha Literária]


Sabe quando você não dá muita bola para um livro? Então, foi assim com “Perdida”, eu não dei muita bola, principalmente quando percebi que era uma autora brasileira falando de romance de época, acho que não acreditei que pudesse gostar e sinceramente, eu não paguei a minha língua, eu a incendiei por completo!

Obviamente que qualquer historiador pode fazer críticas a qualquer romance de época, portanto, ou você embarca na história ou nem comece a ler, porque além da falta de detalhes da história do Brasil da época (se é que se passa mesmo no Brasil), ainda temos uma viagem no tempo, sem nenhuma explicação científica, claro! Tudo a base de um bom romance, magia, diversão e imaginação!

Sofia é uma garota que vive praticamente no automático, não costuma sair muito, apenas trabalha e não entende nada do que é estar apaixonada, até que um dia, ao perder seu celular, a protagonista entra numa loja bem estranha, com uma vendedora mais estranha ainda. Com isso, Sofia compra um novo celular e acaba indo parar em 1830, em pleno século 19, com suas roupas modernas e uma bolsa de mão com poucas coisas. A sorte de Sofia é que ela encontra Ian, um gentil cavalheiro que a acolhe enquanto Sofia precisa descobrir os motivos que a levaram até lá.

A autora Carina Rissi acerta em cheio ao fazer de Sofia uma protagonista bem descolada, não virgem e bem divertida. Acho que só fato de Sofia não seguir os padrões do século 19 já quebra os clichês dos romances de época, mesmo porque não é exatamente um romance de época. No entanto, Ian é um completo homem perfeito, tão perfeito que contradizendo o que se espera dos rapazes da época, não se importa muito com o fato de Sofia não ser mais virgem. Outro ponto que gostaria de comentar é o linguajar da protagonista, não sei se isso é bom ou ruim, mas Carina usa e abusa das gírias, talvez para realçar a diferença de Sofia e os demais personagens, mas faz com a personagem não passe tanta seriedade.

De qualquer forma a história é bastante divertida, leve, descontraída, com um bom romance. Foi uma agradável surpresa ler “Perdida” e mais surpresa ainda foi saber que tem continuação, já que o final me pareceu tão perfeito e redondo! O livro “Encontrada” será lançado dia 10 de Agosto, na Bienal de São Paulo! Farei o possível para estar lá!

PS: Assim como a Aleska me disse, nunca mais olharei para um folha de alface da mesma maneira depois de ler esse livro!

Dados do livro

Livro: Perdida, vol. 1
Autora: Carina Rissi
Editora Verus

Notas:




Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oi Michele! Tenho o livro aqui faz um tempinho, mas ainda não li, todos falam bem da escrita da autora e gostari mesmo de conferir, Perdida tem jeito de fazer você se divertir com uma protagonista meio atrapalhada. Vi que vai sair a continuação, só não sei dizer se é algo bom ou ruim, afinal, livro único seria bem melhor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Cida, não sei se é bom ou ruim srsrsrs Mas vou ler pra ter certeza né? kkkkkkk

      Beijocas

      Excluir
  2. to louca pra ler esse livro, mais um pra lista de compras!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse livro é um daqueles que te deixa looooooooooooouuuuuuuuca pra ler, mas cade o tempo? Planejo o ler ainda este ano. Oremos!

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, é o livro que estou lendo. E estou amando. Feliz em saber que vai ter continuidade. Não vejo a hora dele ser lançado!

    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  5. Oi. Nossa não achei que esse livro era assim. Esses celulares andam meio malucos hein... uns mandando a personagem pro século 19, outros ligando para si mesmos só que anos antes... kkkkkk Adorei e esse livro já entrou na minha listinha. Curiosa para saber o troço da alface! kkkk :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir