Alma? [Resenha Literária]


Titulo: Alma? - Protetorado da Sombrinha - Livro 01
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina

"Alma?", vol. 1 da Série "O protetorado da Sombrinha" da Gail Carriger consegue ser divertido, inusitado, bem escrito, leve e romântico ao mesmo tempo. Eu estou incrivelmente apaixonada por essa série, não sei como vivi tanto tempo sem esse livro.

Em "Alma?" Gail Carriger fez um dos exercícios mais deliciosos de se fazer com o passado e só possível para quem trabalha com a literatura. Ela se perguntou "E se houvessem lobisomens, fantasmas e vampiros convivendo uns com os outros no passado?" e respondeu essa pergunta de uma forma maravilhosa.

O Império Britânico emerge no "Protetorado da Sombrinha" como um lugar onde a tecnologia e o fantástico convivem em uma desarmonia incrivelmente divertida e no centro dessa desarmonia estará Alexia Tarabotti, uma inglesa, filha de italianos, totalmente fora dos padrões de sua época. Além de ser inteligentíssima, Alexia não é meramente humana, ela não tem alma, é uma preternatural, ou seja, é capaz de fazer vampiros e lobisomens voltarem a ser humanos quando toca neles e capaz de mandar fantasmas para o além caso toque seus corpos.

No mundo de Gail Carriger, a preternaturalidade é um estado extremamente raro e como a Alexia é de uma personalidade igualmente rara, ela costuma atrair para si um conjunto de problemas e uma enorme solução chamada Lorde Maccon.

Lorde Maccon é um lobisomem, ou melhor, "O Lobisomem Alfa" da sua alcateia e um sobrenatural com muita personalidade, temperamental e amante de um bom desafio. Aliás, tenho que admitir que ele se tornou a minha mais nova paixonite literária do momento. Não existe um caminho através do qual eu não me apaixono por essa criatura incrível. A Carriger merece um chero, um abraço e mil mordidas de amor [que não doem] por ter criado um protagonista capaz de não se intimida com uma mulher culta e com personalidade forte como a Alexia Tarabotti.

Ah, só para constar, a série "Protetorado da Sombrinha" é classificado como Steampunk, a @Sybylla_ do Momentum Saga escreveu um ótimo post sobre o tema, clicar no link e confira os detalhes: "O que é Steampunk?

Nota:


Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

7 comentários:

  1. Eu gosto dessa série num grau que vou falar viu! Eu não sou muito de catequizar os amigos - mentira! - mas essa eu ando recomendando até ao vento. A Gail Carriger tem um humor nato, uma ambientação perfeita, e personagens que ganham o coração do leitor quase que instantaneamente, mal posso esperar pelo lançamento do terceiro livro da série.

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante de livros sobrenaturais
    Principalmente porque fala sobre lobisomens, algo que eu não costumo ler
    Ótima dica
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa...nem sabia que esse livro era tão bom. Muito menos soube que falava de seres sobrenaturais,por incrível que pareça não vi comentarem disso em nenhuma resenha que li. kkkkkkkk Coisa de doido.
    Fiquei interessada.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora! Já vi resenhas sobre esse livro e percebi que todas elas foram positivas, isso só mostra que Alma? é ótimo, o que falta é dinheiro pra comprá-lo, depois da bienal vou ficar muito tempo sem comprar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora!!!
    Eu comprei esse livro entre outros, e estava na dúvida por qual começar, a sua resenha está me fazendo colocar Alma? no início da fila, rsrsrs.

    Gosto de histórias que mesclam o sobrenatural com contextos reais, são sempre interessantes e peculiares. E estou pressentindo que vou curtir esse tal de Maccon... rsrsrs.

    Abraços flor!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por essa série. A autora é simplesmente incrível e todo o universo criado é complexo e fascinante. Não vejo a hora de lançarem o terceiro volume da série. Estou começando a ficar tentada a comprar o box em inglês.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro, adoro, adoro steampunks e não sei como ainda não li esse livro! Acho que ele junta todos os elementos que curto em uma história assim, sem contar com a infinidade de resenhas super positivas que aumentam cada vez mais minha ansiedade e expectativas! Alexia parece ser uma personagem incrível também, dificilmente não gostarei dela... Adorei a resenha e estou super curiosa para ler "Alma?", espero poder fazer isso logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir