Clipes com nomes



Quando meu blog Notas de Rodapé ainda existia eu perturbava todos os meus amigos de faculdade para escreverem no blog! Bom, hoje em dia eu continuo perturbando meus amigos, mas agora pra escrever na Estante! Como gostávamos muito de músicas (e eu ainda gosto), surgiu uma coluna que se chamava "Três décadas de música", em que a gente (eu, Giovanna, Vinicius e Marcelo) falávamos de clipes das décadas de 80, 90 e anos 2000, sempre com um tema diferente! Hoje eu resolvi trazer pra vocês um dos meus posts preferidos da época, que deu bastante trabalho de fazer! Clipes com nomes, afinal, de vez em quando alguém é homenageado por algum cantor/compositor!

Abaixo uma seleção de músicas com nomes de pessoas.

Década de 80

Toto – Rosanna. Em termos musicais eu prefiro “Lia”, mas minha amiga Giovi tem razão, o clipe Rosanna é mais legal, sem contar a história de amor e ódio por trás dessa música. Rosanna é Rosanna Arquette, irmã de Patrícia Arquette (da série Meddium), de David Arquette (da trilogia Pânico) e ex-cunhada de Courteney Cox-Arquette (a Mônica de Friends). Na época da canção Rosanna era ex-namorada do tecladista do Toto e simplesmente odiou seu nome na música!

                           

Michael Jackson – Billie Jean. De todas do rei do pop, Billie Jean é a minha favorita, tanto a música quanto o clipe. Billie Jean fala de um homem que é perseguido por uma mulher que diz que ele é o pai de seu filho. Segundo o próprio Michael, em sua auto-biografia Moonwalk, a história foi inspirada nas groupies que perseguiam seus irmãos, bem estilo maria chuteira!

               

Laura Branigan – Gloria. A música na verdade é uma versão do compositor italiano Umberto Tozzi, que fala de uma jovem que está se arruinando e  perdendo sua inocência.

               

Suzanne Vega – Luka. Quando eu tinha uns 12 anos achava essa música muito legal, mas só depois com quase 16 é que descobri que a música falava de violência doméstica e abuso infantil.

               

Década de 90

Silverchair - Ana's song. A canção é sobre o vocalista Daniel Johns que lutava contra uma anorexia nervosa. Ana é o nome "carinhoso" adotado pelos que sofrem de anorexia. Segundo Daniel, ”a música não é sobre estar apaixonado pela doença, mas sim sobre esconder-se atrás dela”. Música e clipe bem depressivos.

               

Los Hermanos - Anna Júlia. Essa não é uma música chata, ela é simplesmente muito, muito chata! E não acho isso, só porque o clipe foi passado zilhões de vezes na MTV não! Não gostei da música desde a primeira vez que a escutei. Quem sabe um dia, se eu tiver estômago, faço uma lista de músicas insuportáveis. Com toda certeza Anna Júlia estará nela!

              

Blondie – Maria. Único retorno da banda desde os anos 80 com o álbum No Exit. Em fevereiro de 99, Maria chegou a ser a canção número 1 do Reino Unido, uma façanha para Debbie Harry que estava com 53 anos. A música fala de uma Maria bem latina e caliente, estilo a do Ricky Martin.

               

Última década

Jay Z & Beyoncé Knowles – 03 Bonnie and Clyde. Acho que Bonnie e Clyde dispensam apresentações, mas para quem não os conhece, o casal foi uma dupla de assassinos e assaltantes de bancos durante a década de 20. Já o casal do clipe nem precisaria assaltar um banco, já que são podres de ricos!

                      

Lily Allen – Alfie. A música é uma crítica ao comportamento preguiçoso do irmão mais novo de Lily Allen, Alfie Owen-Allen. Seria engraçado se o Alfie escrevesse uma música falando do comportamento da cantora! PS: tenho #medo do boneco que aparece no clipe!              

                       

Franz Ferdinand – Michael. Do primeiro álbum da banda, Michael é uma música homoerótica. O vocalista, Alex Kapranos, afirmou em entrevista à revista britânica Boyz que a canção foi escrita sobre dois amigos seus. Sei, é sempre o amigo do amigo (rsrsrs).

                       

Menção honrosa (mas não para todas as músicas): Red Hot Chili Peppers – Dani California, Christina Aguilera, Mya, Lil’ Kim & Pink – Lady Marmalade, Fernanda Abreu – Kátia Flávia, Scissor Sisters – Laura, Aaron Carter – Oh Aaron, Goo Goo Dolls – Iris, Kaiser Chiefs – Ruby, Britney Spears – If U Seek Amy, Tiririca – Florentina, Roberto Carlos – Lady Laura, LS Jack – Carla, Ricky Martin – María, Lady Gaga – Alejandro, Pearl Jamm – Jeremy (está na lista de clipes com escola), Europe – Carrie, Rod Stewart – Baby Jane, Eric Clapton – Layla, Elton John – Daniel, The Police – Roxanne, Starship – Sara, Capital inicial – Fátima; Natasha, Richard Marx – Angelia, Steve Perry – Oh Sherrie, The Mission – Severina, Guns n' Roses – My Michelle, The Calling – Adrienne.

Anteriores a década de 80: Kiss - Beth, Christine Sixteen, Rolling Stones – Angie, ABBA – Fernando, Chuck Berry - Nadine e Beatles - Michelle.

 
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Amei essa sua postagem sobre música e achei os comentários sarcásticos comentando a origem dos nomes das músicas mais engraçados ainda! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Adoro as suas postagens. Sempre tem alguma coisa diferente hehehe. Vou ser sincera só conhecia o da Anna Julia heehe. E eu gosto dela. Faltou uma ai, Fernando do Abba que eu adoro por causa de um amigo que recebeu o nome por causa da musica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii as músicas!
    Como é bom relembrar! Gosto de tantos cantores que vc mencionou que nem sei por onde começar, melhor ligar a caixa de som e deixar a música rolar! ;)
    Beijos
    Isadora

    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  4. Uma seleção de música muito boa! Que bom que você repostou esse post. :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, são muitas músicas com nomes de pessoas. Nunca havia reparado em quantas tem!
    Muitas das mencionadas eu já conhecia, e algumas das minhas preferidas são: Silverchair - Ana's song, Red Hot Chili Peppers – Dani California e Goo Goo Dolls – Iris.

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da playlist, já conhecia alguma dessas

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu esses dias fiquei muito feliz que o U2 lançou uma música chamada "Iris" no novo CD deles, pq não aguentava mais as pessoas cantando "Iris" do Goo Goo Dolls pra mim. Agora elas tem opções hahaha
    Amo Alfie, choro de rir com as músicas da Lily Allen.
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sabe,. acho que colocar nome de pessoas em músicas é a forma mais direta de direcioná-las né? ahahahhahaha. acho isso super legal :P gostei do post!!!!!


    beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir