Claros Sinais de Loucura [Resenha Literária]


"Claros sinais de loucura" da Karen Harrington, tem uma pegada de literatura infantil terna, delicada e sensível. Sua protagonista é a Sarah Nelson, menina de 12 anos com um passado delicado. Ela escreve diários, gosta de ler, de procurar o significado das palavras no dicionário enquanto procura em si mesma sinais de loucura.

Literatura infantil e literatura infanto-juvenil estão no top 10 de minhas paixões. Sou uma devoradora de títulos voltados a esse público, no entanto, raramente, muito raramente mesmooo, eu me pego lendo um livro do qual eu sinto que a adolescente que fui adoraria ler. Porém, esse livro conseguiu como nenhum outro chegar lá.

A linguagem simples e direta utilizada pela Karen Harrington me pegou de jeito. A história é narrada em primeira pessoa pela Sarah, não tem rodeios, frescuras e floreios. Parece que a Karen está sempre evitando palavras desnecessárias, não insulta a inteligencia infantil e nem a capacidade das crianças de compreenderem a complexidade do mundo no qual vivemos. Como disse Maurice Sendak e Gaiman registrou em seu "O oceano no fim do caminho":
"Eu me lembro perfeitamente da minha infância.... Eu sabia de coisas terríveis. Mas tinha consciência de que não deveria deixar que os adultos descobrissem que eu sabia. Eles ficariam horrorizados".
Me identifiquei com Sarah Nelson a ponto de sentir dor, alegria, ternura e a sensação agridoce de não está sozinha no mundo. Como ela, aos 12 anos, falava com plantas, lia romances escritos para adultos, amava personagens, escrevia diários, pensava muito em minha irmã falecida, era dramática e costumava procurar em mim sinais de loucura.

Hoje procuro em mim sinais de sanidade sem muito sucesso e só para constar, vou deixar alguns dos meus trechos preferidos do livro:
"Do meu ponto de vista, a vida é muito dramática. Eu estou apenas fazendo meu papel." (Sarah Nelson, In: "Claros Sinais de Loucura", Karen Harrington)
"É engraçado como eu não sabia que era só um monte de peças soltas até que alguém me abraçou." (Sarah Nelson, In: "Claros Sinais de Loucura", Karen Harrington)
"Se você se olhar no espelho quando estiver julgando alguém, nunca mais vai fazer essa cara. Não é uma imagem bonita." (Sarah Nelson, In: "Claros Sinais de Loucura", Karen Harrington)
Cheros, Pandora.

Dados do Livro

Livro: "Claros Sinais de Loucura"
Autora: Karen Harrington
Editora Intrínseca

Nota:


Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Esses livros que mexem com a gente são os melhores né?
    Adorei a resenha e toda a trama!!
    Fiquei doida pra ler também e descobrir essa loucura toda!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que estou querendo ler este livro, histórias com protagonistas como Sarah, tendem a ser muito sensíveis, a visão de uma criança é sempre mais pura e simples.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheci esse livro num evento da Intrínseca e desde dai estou louca para lê-lo, mas nunca parei para procurar por ele em livrarias, depois da sua resenha fiquei super animada, acho que vou baixar o ebook mesmo.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  4. Pela capa do livro e pela sinopse, achei que era bem diferente do que você falou na resenha. Gosto muito de livros dessa faixa etária também e sempre que estou lendo fico imaginando como seria se tivesse essa idade. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. No encontro da editora que teve aqui em Belém, fiquei muito interessada nesse livro. Toda resenha que leio dele (infelizmente, poucas) estão o elogiando e meu interesse só aumenta mais <3 Bela resenha ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que resenha terna! Dá pra sentir pelas suas palavras quanto esse livro te tocou.
    acho que isso é o mais legal das resenhas, conseguir transmitir as emoções que a leitura provocou na gente. Seu texto ficou lindo e me deixou com muita vontade de ler esse sinais de loucura, quem sabe também me identifico com eles, rsrs.
    bjim!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AMO esse livro! Muito mesmo.
    Li em pdf e foi umas das melhores leituras do ano. Uma história emocionante, instigante e verdadeira, como todo livro assim deveria ser. Um dos melhores, com certeza. E a Sarah, apesar da pouca idade, é uma das minhas personagens femininas favoritas; ela é forte e incrivelmente inteligente, nem aparenta a idade que tem.
    Adorei a resenha e os quotes escolhidos <3
    Beijos e até mais.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou doida por esse livro :)
    Sua resenha aumento mais ainda minha vontade de ler.
    Bjs.
    literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É muito bom quando o livro, além de nos proporcionar uma leitura agradável ainda tem um personagem que podemos nos identificar
    Gostei bastante da resenha e dos quotes

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Pandora. Adorei a resenha. Quando eu era adolescente também conversava com plantas e animais (na verdade faço isso até hoje! kkkk) e também procuro sinais de sanidade em mim, mas sem muito sucesso. O bom da vida é a loucura, ser são é ser sério e isso eu não estou querendo para mim. :D Adorei o livro e já anotei essa indicação. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir