A Guerra dos Tronos [Resenha Literária]


Livro: A Guerra dos Tronos, vol. 1"As crônicas do gelo e fogo"
Autor : George R.R. Martin
Editora: Leya Brasil

Quando eu comecei a ler esse livro estava quase no fim dos “Três mosqueteiros” de Dumas-Pai, então minha primeira reação com o livro foi perceber surpresa o quando o texto de Martin se assemelha estruturalmente ao de Dumas.

Apesar de serem escritores separados por mais de um século, eles escolheram a mesma estrutura narrativa, ou seja, a história não é contada a partir de um único olhar e sim a partir de vários olhares diferentes. Em cada capítulo nós conhecemos ponto de vista da história de um personagem diferente e através desses múltiplos olhares vamos construindo o quadro geral da história.

Como todo vol. 1 de uma grande saga, nele nos somos apresentados ao mundo no qual a história acontece, a sua geografia, conflitos, tortuosa forma de política, culturas, História, as famílias cujas decisões vão ser fundamentais à história, tal como os Lannister, os leões que sempre pagam suas dividas; os Baratheon, a quem pertence o trono de ferro no inicio da história; os Starks de Winterfell, sóbrios como o lobo, cujo lema é “O inverno está chegando” e claro, a Daenerys do sangue do Dragão, praticamente uma criança, mas já sentimos o quanto ela está destinada para grandes coisas.


Nesse momento inicial, sentimos que muitos personagens estão destinados a viverem grandes coisas boas e ruins, como Tyrion Lannister, um dos personagens mais cativantes, Arya Starks, uma criança incrível, Bran, que deixa nossos corações partidos, Sansa, que nos deixa com muita raiva.

"A guerra dos tronos" é uma grande introdução que funciona como aquele momento da peça do teatro no qual as cortinas se abrem e você fita maravilhada o cenário, os personagens, os fragmentos da história e imagina o que pode está por vim.

Nota:


Pandora (Jaci)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Eu adorei este livro, e o ponto de vista realmente é uma característica excelente da obra. Pena que não pude prosseguir com a leitura e, consequentemente, com a série da HBO, porque sou do tipo que ama conferir a obra original para somente depois, verificar a adaptação. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este livro é ótimo e o final de partir o coração, até hoje não me conformo com a maldade do autor nesta série, a cada novo livro ele elimina mais e mais personagens que gostamos.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Realmente, A Guerra dos Tronos serve muito como introdução. Logo mais irei ler o segundo volume da série.
    A Sansa deixa de ser sonsa muito tarde.

    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora!
    Eu gostava da série, mas parei de assistir... Não tenho muita vontade de ler o livro, acho que é o tipo de história que eu gosto mais de ver do que de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti a primeira temporada inteira antes de saber que tinha livro. E assim que soube corri pra ler. Eu amei o primeiro e os demais também hehe. Me apaixonei pela Arya e pela Daenerys e pelo Tyrion. A Sansa é horrível mesmo. Mas o bom dessa serie é que mudamos a opinião sobre vários personagens ao longo da serie. E o ruim é que ninguém está a salvo. Resta saber quem vai terminar a serie vivo heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Sil vc tem os mesmos preferidos que eu kkkkk

      Excluir
  6. Tenho que dizer que há mais de dois anos penso em ler essa série de livros, mas é aquela história, a gente sempre enrola para ler quando o livro é "meio" grande, apesar de já ter visto todas as temporadas da série, ainda não li nem o primeiro volume. Mas enfim, boa resenha, me deixou mais curiosa a respeito.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que sou a única pessoa que nunca leu essa série de livros, todo mundo fala super bem, haha pretendo comprar e ler logo.

    Primeira vez aqui no seu blog, gostei bastante

    beijo

    Estranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | SORTEIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fica tranquila eu também não li não. Li um livro e meio kkkk mas acompanho a série da HBO

      Excluir
  8. Legal essa semelhança que você percebeu. E eu achando que esse estilo narrativo era novo! Gostaria de saber se as narrativas tem mais semelhanças. Uma vez disseram que George Martin tinha se inspirado no Tolkien, mas ele negou dizendo que a narrativa do autor do Senhor dos anéis era muito moralizante, e todos sabemos que Martin ferra os personagens mais bonzinho e inocentes, tipo a Daenerys no início que começa como uma flor delicada e submissa e vai tomando umas porradas (literalmente do irmão kkkk e não tão literalmente depois) que a deixam mais esperta e soberana. Aliás acho que o autor tem um fraco por Maquiavel quando diz+/- que o príncipe deve ser virtuoso, mas quando governar deve esconder a virtude e agir por interesse. E vou te contar (não que vc não saiba) em westeros só sobrevive quem se insere de cabeça na política de intrigas e picuinhas da corte.

    ResponderExcluir
  9. Livro perfeito. Gosto de cada página.

    Alguns acham entediante as primeiras 200 páginas e tals, mas eu acho incrível!

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Pandora.
    Esse é um dos livros que tenho mais receio de começar a ler e talvez não gostar, não por ser ruim e sim porque assisto a série (junto com minha mãe viciada em GOT). Acredito que o livro tenha uma bagagem muito maior do que assistimos porque ouço comentários que o autor mata tanto quanto a série UHASASHASUH
    Não só as mortes e traições chocam , em minha opinião é perceber que os personagens são muito humanos sem tomar decisões tão diferentes das nossas se fossemos viver naquela época.
    Espero muito tomar coragem para comprar aquele lindo BOX e descobrir o que mais a história me esconde. Bom, obrigada pela atenção.

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir