Eu estava aqui... E você? [Resenha Literária]


Eu estava aqui... E você?
Autor: Neir Ilelis
Editora: Ilelis Editora


Em "Eu estava aqui... E você?" e você, Neir Ilelis conta a história de como Maria, uma adolescente ainda em idade escolar, altamente desbocada (tive vontade de lavar a boca dela com sabão e água sanitária várias vezes), impetuosa e tempestuosa conhece um rapaz totalmente esquisito, o Toni, e com ele se mete em uma aventura para lá de inquietante em busca do "Coração de Deus", um lugar distante, cercado de mistério para o qual Toni convida Maria a conhecer.

Ainda falando em mistério, toda a narrativa do livro é marcada por essa tônica. Para dar uma ideia, o texto é dividido em 4 partes, ao termino da segunda eu ainda me perguntava para onde a história iria. Mas nem só de mistério vive o livro, ele também é cercado de tensão e suspense, cada capitulo trás algo inesperado e por todo tempo eu nunca sabia o que viria a seguir, até onde a curiosidade de Maria conseguiria impulsioná-la a seguir em frente ou qual faceta nova do Toni seria mostrada.

Acho até que poderia resumir a história em três palavras: MISTÉRIO, TENSÃO E SUSPENSE. Para mim essa tônica foi o ponto fraco do livro, não sou uma grande fã de textos que mesclam esses elementos. Partilhei ao longo da narrativa a aflição da Maria, a protagonista, em busca de respostas.

Já o ponto auto do livro foi a descrição forte e sem rodeios da realidade de uma boa parcela da população brasileira. Maria é filha de uma família problemática, seu pai é sumido, sua mãe é viciada em drogas fortes, tem um caso com o seu chefe [um homem abusivo]. Muitas vezes a mãe de Maria se torna filha e alvo de seus cuidados e atenções, especialmente nos momentos pós-consumo excessivo de drogas. As duas protagonizam uma relação de amor caótica e muito real. Conflito e privações fazem parte da vida delas. O Toni, com seus mistérios, oferece a Maria uma oportunidade única de fuga do caos emocional gritante que é a vida dela e ela abraça como um naufrago abraça uma tábua no meio do Oceano Atlântico.

Talvez por ter sido professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, mesmo escrevendo um livro que trata de mistério, Neir Ilelis conseguiu transplantar para o texto aspectos fortes e até dolorosos da realidade dura e cruel experimentada por muitos adolescentes sem, no entanto, cair no dramalhão. Maria é uma menina que apesar de ser vitima de situações duras é meio maluquinha, exagerada, inconsequente e capaz de cair de cabeça em uma aventura louca com um semi-desconhecido que vai mudar a vida dela da água para o gelo... o mais sobre a história, só lendo para saber!

Nota: 


Jacilene dos Santos,
autodenomina Pandora!

PS: Lugarem em que vocês podem adquirir o livro: https://www.facebook.com/editorailelis
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Olá, primeira vez que vejo esse livro, gostei da premissa dele, você diz que ele pode se resumir em mistério, tensão e suspense, e isso é o que mais gosto em um livro! Por isso acho que leria ele para ver se gosto mesmo :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta desses elementos Kétrin, corre o risco de gostar desse livro!

      Excluir
  2. Parece ser um livro bem intrigante
    Toda essa problemática dos personagens cheia de suspense e mistério
    Mas agora não fiquei muito interessada em começar essa leitura
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Angela, o livro é bastante intrigante. Mantem a gente bem presa ao mistério.

      Excluir
  3. Olá, Pandora.
    Uau, quanto tempo!
    Adoro livros que conseguem tratar de temas fortes e interessantes sem cair no clichê ou dramalhão, a obra parece mesmo ser super realista e interessante de ser lida, sem falar que parece ser muito bem contextualizada. Adorei a resenha e quero ler o livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Acho que essa é a primeira vez que venho aqui, e posso dizer que foi alívio constatar que sua forma de escrever é muito agradável e me fez realmente prestar atenção ao que eu estava lendo.
    Sendo assim achei a estória uma daquelas que quase sempre sinto que não tenho vontade de ler, de início, mas sei que se eu ler posso muito bem mudar de ideia.
    Acho que é um livro forte, que faz a gente pensar na nossa própria vida e em como às vezes fazemos drama de pouco.

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora. Tudo bem???

    Adorei a resenha. Ainda não tinha ouvido falar desse livro e achei super interessante. Eu sou fã de suspenses e adoro quando a trama me faz sofrer junto com a personagem. Indicação mais que anotada, apesar de você ter dado só três Harrys! kkkkk :P :D
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora!
    Não conhecia esse livro e a capa não me chamaria a atenção se o visse numa livraria. Mas pela sua resenha a história parece ser bem interessante! Ao contrário de você, gosto de suspense e mistério, então a história me interessou.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Não sei se leria, ainda mais com você falando que teve vontade de limpar a boca dela com água sanitária muitas vezes :/ Mas sempre é legal ver livros que descrevem a realidade brasileira na literatura nacional, para que os novos autores não sigam sempre aquele pré-fórmula americana! Bjos

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  8. O livro me chamou muita atenção, sabia? Eu amo suspense e essa tensão faz parte e me deixa louca... muito ansiosa para conhecer.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pandora!
    Adorei o blog, parabéns! E sua resenha está ótima, você escreve muito bem e com muita clareza! Vou passar a acompanhar o blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir