Cavalinhos de Madeira [Literatura Infantil]


Às vezes me pergunto o que faz dos livros mais do que papeis pintados com tinta. Não costumo chegar a uma conclusão sobre o assunto, mas às vezes penso que o encantamento, o envolvimento e a empatia com as histórias contadas nos livros são os elementos capazes de nos tornar cativos desses objetos maravilhosos, são eles os responsáveis por nos fazer descobrir "a história dentro da história".

Ciça entediada!

Em "Cavalinhos de Madeira", Kate Wersterlund conta como a Ciça, uma menina meio entendiada, desenvolve essa relação de afeição com os livros e descobre o sentido da expressão "história dentro da história".


Para Ciça, a aventura começa quando em meio a um passeio no bosque ela encontra com o Bibluto, um homenzinho misterioso que a leva para andar em um carrossel mágico no qual ela, montada em um lido Pégasos, viaja para dentro de um livro que ela tinha acabado de ler.


A americana Kate Werterlund narra a história do encontro da Ciça com o Bibluto e o Pégaso, assim como sua viagem de descoberta com muita graça e lirismo. A leitura do livro inspira o sonho e cria empatia, me fez lembra de como eu descobrir a história dentro da história pela primeira vez e me tornei leitora.

As palavras da mãe dela ainda ecoam na minha cabeça:

"A gente pode ler o mesmo livro várias vezes... É assim que as vezes a gente encontra o livro dentro do livro... Numa história existe sempre outra história. Quanto mais a gente lê e relê a primeira história, mais a gente pensa sobre ela e mais a imaginação levanta voo e pode nos levar a uma outra história... então, é quase como se tivesse um livro dentro do livro."
(Kate Wrsterlund)

No entanto, além do trabalho da autora, "Cavalinhos de Madeira" contou com os pinceis e tintas de Robert Ingpen. Nossa, como esse ilustrado trabalha bem!


Ele conseguiu com suas imagens construir desde o sentimento inicial de tédio, passando pelo encontro com com seus novos amigos, sua viagem literária até seu encantamento com os livros.


Para quem sente saudades da infância, para professoras e professoras ou simplesmente para pais e mães preocupados em encantar seus filhos pequenos com bons livros esse com certeza é uma ótima pedida. O livro é excelente.

Se você quiser conferir algo mais sobre o livro basta clicar AQUI e você poderá conferir as informações técnicas do livro e as 12 primeiras páginas dele! O encantamento é garantido!

Dados do Livro:

"Cavalinhos de Madeira"
Escrito por Kate Werterlund
Ilustrado por Roberto Ingpen

Editora Biruta
Nota:


Jacilene dos Santos (Pandora)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Ai que legal! Não costumo ler livros infantis, mas esse me chamou muita atenção. Desde o primeiro parágrafo de sua resenha me senti encantado pela personagem, essa criancinha fofinha da ilustração ^^

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pandora!
    Ain, adorei a sua dica <3 Adoro livros infantis, eles trazem uma pureza e leve tão grande. Fiquei fascinada por essas ilustrações, são bem pastéis e singelas, adorei <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi doce Pandora!
    Linda a história e os livros da Batuta de Gaivota são maravilhosos e nos conquistam com a beleza de suas ilustrações.
    Adorei apresenta e as.fotos que dão vida e cores a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Já li muitos livros infantis. Hoje não tenho mais o habito. Achei lindas as ilustrações e vou repassar a dica para meu irmão comprar para minha sobrinha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora!
    Que livro lindo! O que acho mais lindo nos livros infantis são as ilustrações, fico babando nelas!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que bela leitura pro Dia do Livro Infantil! As ilustrações são lindíssimas!!!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  7. Livros Infantis. Acho que o último que eu li, embora venha catalogado como infanto juvenil chama-se Cavalinho Listrado da Editora Fundamento. Os livros infantis são ótimos para lermos quando adultos. Além de podermos apreciar as ilustrações, as histórias são sempre tocantes.

    Se algum dia eu esbarrar nesse livro, quem sabe eu não compro ele?

    Até mais

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora!
    Que coisa mais linda esse livro, desde a temática até as ilustrações que fazem sonhar. O trabalho da Editora Biruta é sempre maravilhoso, com certeza um ótimo presente para as crianças.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora! Que ótima dica de livro para os pequenos, eu tive incentivo em casa desde cedo para ler e isso eu guardo comigo de maneira muito carinhosa, procuro fazer o mesmo e com certeza recomendarei este livro. As ilustrações são lindas, eu adoro o trabalho que a editora realiza na obras que publica.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Livros infantis não são exatamente a minha praia,
    mas pela sua descrição esse me pareceu diferenciado e bom.
    Encantador e excelente são adjetivos fortes
    e por isso me chamou a atenção para saber mais sobre o livro.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oooi, Pandora! <3 Eu não conhecia a história, mas bati o olho nas ilustrações e já fiquei apaixonada! *-* Eu sou apaixonada também por livros infantis. Não tive muitos deles na minha infância, eu era mais de ver TV, mas quando entrar um criança na minha vida, filho sobrinho aluno sei lá, vou enchê-los com essas graças que nunca, repito, nunca devem ser deixadas de lado ou menosprezada! <3 Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir