Made in Brazil: Acordes brasileiros pelo mundo [Música]


Por um desses mistérios do universo, outro dia me vi deixando de fazer o que devia pra resgatar músicas brasileiras gravadas em outros idiomas. Há um bocado (sim, não são só os brasileiros que gravam músicas dos outros). Hoje, por igual mistério do universo, deixei de fazer o que devia e fui conversar fiado com o pessoal da Estante (coisa que raramente faço). E, no meio de uma discussão sobre a validade do diploma de jornalista, pelo meu problema musical patológico, quando me vi estava falando em Vítor Ramil e na versão de Mercedes Sosa de uma música dele. Então eu percebi que era vergonhoso eu ficar atormentando os outros com as minhas nóias, especialmente devendo material aqui na Estante. Então eis-me aqui pra fazer um TOP 5 de músicas brasileiras regravadas em diferentes línguas.

Já que o papo começou em Vitor Ramil, um dos mais simbólicos músicos da música popular gaúcha, vamos a ele. Um dos seus primeiros e maiores sucessos é a música "Semeadura" (de verdade, façam um favor a si mesmos e cliquem no link). Quem regravou essa fabulosidade foi ninguém mais, ninguém menos que Mercedes Sosa. Na versão dela, a música ganhou o nome de "Siembra".


os irmãos mais velhos do Vitor Ramil. 


Seguindo aqui pela América Latina, vamos à versão da banda argentina Attaque 77 da música "Amigo", composição de Roberto Carlos para seu irmão-camarada Erasmo Carlos. Ok, confesso que só fiquei sabendo dessa versão por que investiguei o tema e achei esse belo link



A próxima da lista é uma música que fez parte da lista do meu último post: "Anna Júlia", do Los Hermanos. Um beatle a gravou, afinal de contas. George Harrison participou da gravação feita por Jim Capaldi. Vamos a ela: 



E como não falar de uma das músicas mais emblemáticas do Brasil? "Garota de Ipanema" de Tom Jobim e Vinicius de Moraes foi gravada por uma das maiores vozes da música mundial: Frank Sinatra. Reparem no Tom Jobim novinho tocando violão. 



E pra finalizar voltemos a Roberto e Erasmo e à música que me fez pensar em tudo isso, pra começo de conversa. A versão italiana de "Sentado a beira do caminho" fez parte da trilha do filme "Doze homens e outro segredo". A gravação é de Ornella Vanoni



Que tal? Nós também temos nossos clássicos, afinal de contas!

Compartilhe no Google Plus

Sobre Ana Seerig

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

1 comentários:

  1. Oi, demorei um pouquinho para responder seu comentário no meu blog que peguei dengue essa semana e fiquei um pouco afastada do computador. Mas já estou de volta assim espero hehe.
    Adorei a postagem. O blog também é cultura hehe. Dessas só sabia sobre Garota de Ipanema.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir