Grandes Eventos da Bíblia [Resenha Literária]


Olá Leitores! Tudo bem com todo mundo? Espero que sim. Não, quem escreve não é a Juliana Cavalcante, é a Pandora mesmo. A colunista oficial para temas bíblicos parece ser a Ju, mas hoje é a minha vez! Rá! A Ju nem vai notar caros amigos!!!

Eu não sei se já comentei aqui nesse blog, mas sou cristã e passei vários momentos especiais de minha vida dentro de uma igreja evangélica neo-pentecostal, fui, entre outras coisas, professora da Escola Dominical por um bom tempo.A narrativa bíblica e a explicação oferecida por ela para a realidade, a criação e a continuidade da história humana é algo precioso para mim.


A Bíblia contém uma versão de como ocorreu a criação do mundo e de todas as coisas existentes nele. Ela é cheia de eventos maravilhosos, milagres e encantamentos. Seu texto influenciou, e influencia, para o bem e para o mal, diversos aspectos de nossa vida. Em dias de intolerância religiosa e proliferação de espertalhões especialistas em usar a Bíblia para ganhar vantagens, conhecer essa narrativa é um favor a nós mesmo, quase uma medida profilática.


Quanto mais a gente conhece a narrativa bíblica, melhor conseguimos compreender a cultura na qual vivemos e melhor podemos nos defender, me desculpem o termo, desses idiotas capazes de tudo e qualquer coisas para obter vantagens, até manipular a fé das pessoas.

"Grandes Eventos da Bíblia" fala justamente dos principais pontos da narrativa bíblica: os pontos chaves e definitivos desse grande livro, onde ocorreram, quais eram os sujeitos envolvidos, suas motivações e as consequências de seus atos. Ele também é recheado de lindas ilustrações, as quais ilustram o post.


Não é um texto histórico propriamente dito porque não dialoga com a historiografia do tema ou com as pesquisas acadêmicas sobre o texto bíblico, inclusive comete o equivoco de retratar egípcios como brancos, mas ele serve bem a quem está começando a ler a Bíblia e tem dificuldade de compreensão, a quem deseja saber mais sobre o livro e também a professoras e professores da Escola Bíblica Dominical.

Adorei a leitura! O trabalho de Lois Rock e Steve Noon foi muito bem executado e a Editora Mundo Cristão brilhou ao publica-lo no Brasil. Agradeço a "Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial" pela cortesia do envio do livro.

Ele ganha 4 Harrys \o/


Jacilene dos Santos (Pandora)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Oi.
    É muito legal ver resenhas de livros bíblicos.
    Acho importante buscar a espiritualidade.
    Esse é um livro bem ilustrado.
    Abraços.
    Diego
    Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito fofo e educativo.
    Cheio de imagens lindas, adorei muito!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança sempre quis ter um livro de histórias bíblicas ilustrado... nunca tive. Mas me contentava com aqueles desenhos bíblicos que passavam pela manhã no SBT. Acho super importante para a educação infantil os livros ilustrados, e ainda mais se tratando de bíblia.
    Abraço forte Jaci!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, que livro mais fofo, adorei <3
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que eu não vinha aqui. Mudou o layout. Ficou muito legal, adorei! Quanto ao livro achei lindo. As ilustrações estão belíssimas.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Jaci, você teve o grande mérito - e difícil de alcançar, diga-se de passagem - de resenhar um livro bíblico sem levantar bandeiras ou coisa do gênero (deixa claro que é cristã e tal, mas para por aí) o que poderia levar a uns tantos de mal entendidos.

    Gostei da ideia do livro, as ilustrações são bonitas, e o mundo é feito desses desencontros, onde toda cultura é branca e até Cristo porta um belo par de olhos verdes.

    Excelente texto ;) Dois abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho livros bíblicos aqui em casa, mas eu via muito filmes religiosos quando era pequena. Assim como so contos fantásticos, sempre me faziam viajar e tentar ser alguém melhor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora.

    Adoro esses livros, pois, vou confessar, acho a leitura da bíblia massante. Então adoro esses livros que resumem as histórias contidas nela. Fiquei bem interessada nesse já que posso lê-lo para o meu filho de 4 aninhos. Ele vai adorar, é cheio de ilustrações bem como ele gosta! :D :D
    Obrigada pela indicação. Bjoks da Gica.

    http://umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir