Como Eu Era Antes de Você [Resenha Literária]

Olá leitores, como estão?

"Como eu era antes de você" parece, de longe, um livro de romance, daqueles bem água com açúcar e que com certeza fará o leitor chorar no final. A única parte verdadeira de todo esse "achismo" é a que com certeza você vai chorar no final. De resto, o cenário é completamente diferente.


Livro: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora Intrínseca

Esse livro também possui outra resenha aqui no blog!

O livro conta a história de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos, sem muitas ambições na vida, que mora em uma cidadezinha de Londres junto com seus pais, avô - que há pouco sofrera um derrame -, sua irmã - mãe solteira - e seu sobrinho pequeno. É ela quem contribui com as despesas da família trabalhando, até então, como garçonete em um café. Ou seja, a responsabilidade que ela carrega é gigante, não dando espaço para pensar no seu futuro e o que fazer dele. Pra piorar, ela namora há anos com Patrick, um triatleta, e, pra falar a verdade, este namoro não tem nem um pouco a cara de que vai longe...

Certo dia, o café em que Lou trabalha decide fechar as portas e, depois da luta de conseguir um bom emprego sem qualificações, decide aceitar uma proposta de trabalhar como cuidadora de um tetraplégico. O salário é bom e, por que não tentar algo novo? Afinal, a sua família precisa muito desse dinheiro para manter a casa.



Em seu novo emprego, Louise se depara com Will Traynor, um homem de 35 anos, suuuper rico e que, com certeza, sabia aproveitar a vida mas que agora, depois de um acidente, está parado em uma cadeira de rodas. Lidar com ele não é uma tarefa fácil, uma vez que Will parece não colaborar sendo gentil com as pessoas, tratando-as de um jeito bem amargo e com um mal humor de sobra! É difícil condenar uma pessoa quando ela está num estado como o dele. Só pode falar quem já viveu/vive de perto a situação...

Com o tempo, Louisa consegue se aproximar mais de Will e descobre nele um grande homem, que, mesmo tenho seus milhares de defeitos, também possui ótimas qualidades. Os dois acabam se tornando grandes amigos e ela, com muita paciência, persistência e amor, tenta fazer com que os dias dele sejam melhores. 

Porém, para Will, a luta pela sua vida já acabara desde o momento em que sofrera o acidente e ele decide que não quer mais viver, o que é um choque para a sua cuidadora. Por sua vez, Louisa não pensa nem em aceitar a decisão de seu patrão e correrá contra o tempo para tentar conseguir fazer com que ele tenha paixão por sua vida, que a aceite bem do jeitinho que ela é. 

Enfim, agora vamos às partes técnicas dos livros. Quanto à narrativa, ela é super fluída, ainda mais porque os capítulos são curtos e, na maioria das vezes - se não em todas -, eles possuem ganchos para o seguinte que fazem você não conseguir parar de ler. Ah, é raro, mas em alguns capítulos, quem narra não é a Louisa e sim a sua irmã, o que é bem legal, pois conhecemos um outro ponto de vista sobre determinados fatos.

O que é impressionante neste livro é a evolução da protagonista. Lou começa sendo uma pessoa que aceita e se condiciona com tudo o que a vida lhe proporciona, sem possuir quase nenhuma ambição, como disse anteriormente. Mas, depois que ela começa a trabalhar com Will, ela praticamente se torna outra pessoa! Me poupei o máximo possível de contar essa evolução para vocês, mas é que é realmente incrível e eu não poderia deixar de falar sobre isso!


O desfecho da história, por mais que pareça previsível, não terminou do jeito que eu imaginava. É uma obra que além de entreter, nos dá mil lições de vida e de evolução pessoal/mental. Mais uma do tipo que diz, acima de tudo, para darmos valor na vida que temos. E esse recado nunca é demais, certo? Uma hora cai a nossa ficha! rs

Nota:





Beijos,
Tiffany.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Olá!

    Nossa, não sabia que a história era assim tão chocante! Já tinha ouvido falar no livro, claro, mas não tão profundamente. Me interessei por ele!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amo livros que nos fazem refletir acerca de nossas vidas!
    Ainda não li nada da Jojo, mas essa obra está na lista de desejados há tempos!
    Gosto de acompanhar personagens que amadurecem e - apesar de não ser sempre - adoro narrativas intercaladas.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Oi! Este livro é lindo e com uma história que nos faz pensar na própria vida, eu só não curti o final, a autora poderia ter optado por algo mais leve, não aquele fim de partir o coração de todos.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a evolução da personagem Lou foi o que mais me chamou atenção na obra, mesmo torcendo pro romance dar certo, sabia que não era esse o propósito da autora. Gostei muito da leitura e tô ansiosa com a adaptação <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Nunca tive muito interesse em ler este livro, pois pensei que seria mais do mesmo - como você mesma mencionou no começo da resenha. Porém, depois de ler tantas resenhas positivas, vejo que estava enganada e o livro trouxe algo diferente ao leitor. A história parece ser bem comovente e reflexiva. Também acho incrível acompanhar o amadurecimento dos personagens e a Lou mudou bastante no decorrer da narrativa, pelo o que eu pude perceber.
    Fiquei curiosa para ler!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Tiffany! Oi Michelle!
    Pelo jeito tem que ler esse livro com uma caixa de lenços do lado. Gosto de histórias em que a gente percebe a evolução dos personagens, por isso me interessei bastante por esse livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu já quero chorar sabe...........
    Não superei esse livro, jamaissssssssss superarei
    Ai Deussssssssssss ♥

    Vou nem contar a minha situação emocional depois que li porque foi lamentável haha
    Jojo está aqui no meu coração para sempreeeeeeeeeee

    Vou me calar que é melhor hehe

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Esse livro está na minha lista de desejos.
    Vi muito resenhas positivas.
    Acredito que vou gostar muito de lê-lo.
    O livro deve ser mesmo bem legal, cheio de sentimentos.
    Parece um livro de superação.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir