Piteco: Ingá [HQs]


Sinopse (Skoob): Piteco: Ingá - O povo de Lem se vê obrigado a migrar porque o rio próximo à aldeia secou. Mas o valente caçador Piteco decide não ir, pois precisa resgatar Thuga, que foi raptada pela tribo dos homens-tigre. O paraibano Shiko mistura a sua origem nordestina à essência do homem das cavernas criado por Mauricio de Sousa.

Livro: Piteco: Ingá
Shiko
Panini Comics

Eu sou apaixonada pelo projeto "Graphic MSP", no qual Mauricio de Souza, criador da "Turma da Mônica" convida outros autores para contar histórias adultas envolvendo seus personagens clássicos. Já falei aqui de "Turma da Mônica: Laços", vol. 2 de uma série de vai sete (7) volumes e com mais quatro (4) previstos.

 Tenho os quatros (4) da primeira leva, agora preciso dos outros sete:

"Bidu - Caminhos", por Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho
"Astronauta - Singularidade", por Danilo Beyruth e Cris Peter (Sequência de Magnetar)
"Penadinho: Vida", por Paulo Crumbim e Cristina Eiko
"Papa-Capim", por Marcela Godoy e Renato Guedes
"Turma da Mata", por Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita
"Turma da Mônica 2", por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (Sequência de Laços)
"Louco", por Rogério Coelho

Agora, focando no "Piteco: Ingá", tenho por esse volume um afeto especial, pois a história contada nele pelo brilhante Shiko se passa no Nordeste. Nela se conta sobre uma grupo de homens e mulheres caçadores/coletores que vive nessa região algumas centenas de anos antes da chegada as esquadras portuguesas no Novo Mundo que passariam a chama de América.


Com problemas ligado a escassez de recursos naturais o grupo decide se mudar para outro lugar mais promissor onde poderão fixar morada, mas uma coisa inesperada acontece. A sacerdotisa, xamã, do grupo é sequestrada e seu companheiro, Piteco, junto com seu amigo e amiga, decidem ir atrás dela floresta a dentro, enfrentando deuses, demônios, a natureza e a crueldade humana padrão.

  
O Shiko fez um trabalho lindo. Aliás, essa é a melhor história de ficção ambientada no Nordeste pré-colombiano a chegar as minhas mãos nos últimos... sei lá... 29 anos. Tem o grau certo de sensibilidade, aventura, mitologia e até sensualidade necessário. As cores, a forma e as sequencias brilharam e é um daquele livros que eu adoro ter na minha estante para folhear, reler e usar em minhas aulas de história.


Ele é excelente, não tem como não dar 5 Harrys... Daria até 1000 se fosse o caso.


Jacilene (Pandora)



Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

11 comentários:

  1. Oi.
    Puxa, gostei do tema.
    Não sou de ler desenhos ou coisas do tipo, mas esse livro achei interessante, principalmente por ser no nordeste brasileiro e eu ser nordestino.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adoro História e adoro o Mauricio de Sousa! Logo, esse livro maravilhoso é uma ótima ferramenta pra ensinar, principalmente a pré-História, que tem umas partes meio chatinhas, rs. Mas o livro está de uma beleza singular, única!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O Graphic MSP é uma iniciativa ótima, que além de nos apresentar uma nova roupagem para a turma mais querida dos gibis também dá a oportunidade de mostrar que o Brasil tem sim bons quadrinistas. Eu tenho quase todos já lançados (falta o Penadinho e TM Lições), só que infelizmente eu só li Laços, que é magnificamente nostálgico.
    O meu Piteco-Ingá foi autografado pelo Shiko esse ano e valeu a pena esperar duas horas bem bendito autógrafo.... Fiquei com mais vontade de ler

    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!
    Bem que fiquei com vontade de ler esse. Era viciada em tudo do Maurício de Sousa!
    Nostalgia pura!
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!! Os traços são realmente lindos!

    Eu não comecei esses por causa do número de exemplares. Falta dinheiro e espaço aqui em casa, rs. Mas são maravilhosos mesmo. E este em especial me agradou demais ♥ Fora que a história é boa mesmo!!!

    Adorei a resenha e as fotos!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essas Graphics do MSP são muito bonitas! Estou gostando de ver como o estúdio está desenvolvendo trabalhos diferenciados com a marca Turma da Mônica. Adoro eles desde pequeno, não é segredo. A arte, pelo que vi nas fotos, está belíssima! Parabéns pelo post, Jaci!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Conheci o blog hoje e já comecei a seguir.
    Não conhecia esse livro e sua classificação por Harry's me encantou, HAHAHAHA
    Voltarei mais vezes, parabéns pelo blog.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora! Sempre quis ler e há pouco tempo a Amazon fez uma super promoção e adquiri alguns, adorei. Os traços são lindos, de encher os olhos e estou querendo muito adquirir os que faltam, Piteco esgotou, uma pena. Adorei saber sua opinião.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Ah essas edições da MSP......coisa mais linda!!
    Qualidade impecável!!
    Não vejo a hora de ter todas as edições.
    Foi bom terem feito do Piteco,afinal ele é um dos personagens que quase não tinha destaque nos quadrinhos.Primeira vez que vejo alguma resenha sobre essas edições :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pandora.

    Adoro esses projetos do Maurício e já tinha ouvido falar desse numa entrevista no The Noite com o autor de Astronauta. Mas ainda não tinha ouvido falar dos outros livros. Agora fiquei muito interessada em lê-los. :D :D
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir