Cordeluna [Resenha Literária]


Sabe aquele livro cujo fim te deixa com um enorme sentimento de nostalgia e um pouco de saudades dos personagens? Pois é, esse é o tipo de "Cordeluna". Demorei um pouco mais do que desejava para concluir a leitura dele e no final me vejo agora com esse sentimento de nostalgia e saudade enquanto escrevo sobre a história.


Nesse livro, Élia Barceló mistura: retrato consciencioso da Idade Média, uma história de amor trágica e profunda e um amor juvenil. Nele somos apresentado a dois casais, o primeiro Giomar e Sancho, viveram na Península Ibérica durante os anos finais da Alta Idade Média, o segundo Glória e Sergio, jovens atores de nosso tempo. Ambos os casais vivem a experiência de se apaixonarem a primeira vista e estão ligados a uma trama de intrigas e magia iniciada lá pelas bandas do ano 1000 que poderá alcançar um final feliz ou não.


"Cordeluna" é o tipo de livro juvenil quase em perigo de extinção em um mundo editorial no qual é quase impossível uma história de amor ser contada em apenas um volume, ainda mais quando a história mescla elementos como magia, 2 romances e história. Élia Barceló foi conscienciosa na pesquisa história e rigorosa na escrita, não existem palavras sobrando em seu texto ou algo que subestime a inteligencia do leitor, seja ele uma professora de História ou um adolescente que simplesmente gosta da temática magia e história.


Para completar a "Editora Biruta", como é de lei, recheou a edição com uma capa que dialoga lindamente com a história e se crava em nossa memória afetiva. Quando fechei o livro após a leitura da última palavra e de deixar todos os meus personagens favoritos entregues aos seus finais e recomeços, eu contemplei a capa e não consegui deixar de sorrir sentindo que o livro respondeu ao sorriso, foi como se a imagem de "Cordeluna" brilhasse para mim com seu brilho azulado.

Jacilene dos Santos (Pandora)

Dados dos Livro:

Livro: Cordeluna
Autora: Élia Barceló
Editora Biruta

Nota:




Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários:

  1. Finalmente!!! Hahahaha é sempre bom quando temos essas surpresas literárias! Vejo pela foto que a editora deixou a capa do livro bem a cara dele! Mais uma vez ressalto a importância da arte da capa e do acabamento para complementar o sabor da leitura.
    Abraço amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Alexandre, na era do e-book as editoras precisam caprichar em seu material. A Gaivota e a Biruta compreendem isso muito bem, são super cuidadosos com isso.

      Excluir
  2. Deu uma vontade de !!!!! Quero muito!

    ResponderExcluir
  3. Heey!
    Gostei muito da premissa do livro e pelo que li na sua resenha, esse é um livro do tipo que eu gosto de ler ^^
    Adorei sua resenha e também seu blog, já estou seguindo =)
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora! Eu amo este livro e um dia ainda pretendo reler a obra. A mescla de passado com presente, os romances, a magia a História, tudo bem casado e formando algo tão rico e encantador. Recomendo para todos sem dúvidas. Que bom que você gostou.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro. ADOREI. *_*

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora!
    Depois de ler sua resenha não tem dúvida que vou querer ler esse livro. Uma história que nos leva a Idade Média deve ser emocionante e com certeza deixar saudades. Amo muito as obras da editora Biruta / Gaivota. Estou lendo A Maravilhosa Terra do OZ e além de volta a se sentir criança encantada com a beleza de ilustrações da obra.
    Saudades sempre!
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Olá Pandora, olha eu aqui de novo. Olha, se eu visse a capa jamais compraria esse livro. Nem pelo título também. Mas essa sua resenha é uma tentação. Fiquei muito interessado em adquiri-lo. Pena que não dou conta dos livros que já tenho pra ler pois compro numa velocidade infinitamente superior ao que leio. Tenho mais de 200 livros pra ler na estante. E continuo comprando mais. Quase todo mês são 2, 3, 5 livros novos na estante. E só leio um ou dois no máximo no mês.
    Bem, mas fico grato pela dica.

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Criei agora outro blog sobre viagens - O seu companheiro de viagem

    Verdadesdevum Ser
    Meu pequeno vício
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pandora.
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e fiquei muito interessada nele. Já tinha visto ele antes mas achei que era mais do mesmo. Que bom que o livro se diferencia. E tem tudo do que gosto em livro. Assim que der eu vou ler. Ótima dica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oieee
    Primeira vez que leio algo sobre esse livro e até que gostei. Apesar, do meu humilde preconceito com Idade Média. Livros sempre nos surpreendem neh? Por fim, irei procurar
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba, fiquei mega curiosa com este livro!
    Não conhecia-o ainda, mas sua resenha me conquistou totalmente e vou procurá-lo!
    Aliás, amei seu blog, esta foi minha primeira visita aqui e já estou seguindo!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  11. Edição bonita, enredo interessante e ainda possui fantasia? Estou dentro! Melhor ainda se é um livro só, porque as séries estão me falindo. rs
    Obrigado pela dica. Vou conferir a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Estou querendo começar Crônicas Saxônicas, mas esta sua resenha me agradou bastante. Quem sabe não leio este livro primeiro?

    Obrigado pela contribuição.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro muito mais os livros que tem começo, meio e fim num único volume.
    Lembro da Gabriela do blog Fluffy falando deste livro quando foi lançado e sempre tive muita vontade de ler. Ainda quero ler!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que resenha mais delicada e sincera! Já li algumas resenhas sobre esse livro e me interessei muito, apenas esqueço dele e acabo indo atrás de outros. Seu post me relembrou o interesse por Cordeluna e espero obter o livro um dia desses ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Pandora,
    Fico muito feliz que tenha gostado do livro.
    Não gosto quando um livro quer dizer, nas entrelinhas, que não somos inteligentes. Adorei a premissa e, com certeza, é um livro que lerei.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Minha querida Pandora! =)
    Fico contente que você conheceu "Cordeluna". É uma estória completa: tem ação, romance, aventura, magia, reviravoltas etc.
    É fácil gostar de "Cordeluna", e igualmente fácil gostar da Editora Biruta. Lindas estórias em livros esteticamente encantadores.

    Adorei a sua resenha!
    Beijo.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Oi Pandora.

    Mais um livro que não conhecia, mas que ao ler o seu relato fiquei louca para me entregar a essa leitura. Capa verdadeiramente linda! Achei muito legal isso de contar duas histórias de amor e mesmo assim ser um livro só. Já estou ficando cansada de trilogias e séries. :P hahahahaha
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir