Top 5: terríveis adaptações de livros para o cinema!


Dizem que as adaptações são sempre péssimas, mas sempre existem aquelas que se salvam! É difícil encontrar, é verdade, mas não impossível. Entretanto, algumas adaptações cinematográficas são tão ruins, tão ruins, que nós fãs ficamos indignados. Por isso, eu e a nossa querida e amada colaboradora Marise, fizemos um top 5 de péssimas adaptações!

Abaixo nossa lista venenosa!


5. Eragon (por Marise)


O filme baseado nos livros de Christopher Paolini foi lançado em 2006 e não foi nem sucesso de público, quanto mais de bilheteria. Tipo não vingou mesmo! E sabem por quê? Não sabem? Nem eu! Eu assisti e gostei, com a participações de astros como Jeremy Irons e John Malkovich, Rachel Weisz como a voz de Saphira a Dragão de Eragon, tem bons efeitos especiais e um bom roteiro. Porém, em uma história com tantos detalhes fazer um filme pode trazer cortes necessários, o que deixa um espaço incompleto na sequência de quem assiste apenas o filme e de quem espera que o filme seja fiel ao livro. O ator que interpreta Eragon, Edward Speelers não era conhecido e segundo uma fofoca que acredito ser mentirosa, porque ele inclusive participou da série Dowtow Abbey, o ator fez de Eragon seu primeiro e único filme tendo ido trabalhar na construção de civil depois do fracasso do que poderia ser uma franquia de sucesso. Sorte dele, o final dos livros de Eragon é frustrante.


4. A Bússola de Ouro (por Michele Lima)


Nicole Kidman arrasa sempre e Daniel Craig também atuou bem, acho até que a garotinha que fez o papel da protagonista (Dakota Blue Richards) também se saiu muito bem, talvez o maior pecado tenha sido escolher uma menina fofa para o papel Lyra, quem leu o livro sabe como ela é agressiva e independente. Faltou também mais polêmica, mais discussão, mais cenas chocantes na adaptação, que acabou ficando sem sal. A Liga Católica americana nem precisava se dar ao trabalho de tentar um boicote ao filme!

3. Instrumentos Mortais, Cidade dos Ossos (por Marise)


Lançado em 2013 o filme agradou apenas aos muito fãs do livro. Até houve um momento em que se esperava a resposta dos estúdios se haveria ou não continuação, mas esta ideia foi deixada de lado. Na minha opinião, que não vale absolutamente nada, mas que com ela e mais R$3,40 dá para ir ao centro de BH e ser assaltado em uma esquina, o erro foi escalação de elenco. Eu achei que apesar de fazer sucesso com todos os gêneros, Jamie Campbell Bower não é o Jace ideal. Na maioria das cenas com a cara de “sou mal, mas bem posso ser um gatinho assustado” e com uma voz de dar inveja a locutor de rádio, faltou o charme do personagem descrito nos livros. Lily Collins estava bem como Clary, mas os atores que interpretaram Simon, Alec e Isabelle deixaram a desejar tanto que ninguém desejou fazer outro filme. Posso estar muito errada, mas os estúdios concordaram comigo e deram fim á série Instrumentos Mortais de Cassandra Clare. Porém, nem tudo está perdido, vem ai a série de TV baseada nos livros!

2. Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras (Michele Lima)


As pessoas até podem dizer que o enredo está OK, que o enredo foi fiel ao livro, mas todos os fãs de Rose e Dimitri esperavam mais. Um produção tão ruim, tão ruim, foi quase um tapa na cara na série. O filme tem um produção tão trash, tão pobre que não serve nem de Sessão da tarde. Aliás, a bilheteria foi uma fracasso e o filme no Brasil foi lançado diretamente pra DVD. Simplesmente exijo que essa adaptação seja esquecida completamente e que façam outra com uma Rose e um Dimitri mais gostosos, mais poderosos e com atores mais talentosos!

1. Percy Jackson e o Ladrão de Raios (por Michele Lima)


Uma das piores adaptações desse mundo, com toda certeza! Ladrão de Raios foi tão ruim que minou qualquer tipo de continuação para as telonas! Mudou e cortou o enredo e nem a atuação de Pierce Brosnan como Quíron conseguiu salvar o filme. Aliás, talvez a única coisa que se salve seja a Uma Thurman como Medusa! E olha que o ator Kevin McKidd que fez Poseidon estava em alta em Hollywood na época! Acho que nem se a gente esquecer que é uma adaptação, o filme consegue estar acima das expectativas, parece só mais um produto cinematográfico bem mediano.

Esperamos não ter indignado ninguém com a lista, mas se ficou pode comentar, a gente não liga não!

PS: Todos os colaboradores da Estante acabaram dando pitaco neste post!

Michele Lima e Marise


Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários:

  1. Mi, a bússusa de ouro, que ódio que tenho deste livro e do filme. Que final mais ridículo! E Academia de Vampiros? O Dimitri era um fiasco. Um cara lindo, mas só isso, nada mais. O vampiro mais sexy da literatura virou uma coisinha lutando com a Rose, chegou a ser ofensivo, rsrsrsrs.
    Depois de Ladrão de Raios eu fi a atriz que interpreta Annabeth fazendo uma cena tão sexual em True Detective que perdi a inocência, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Pensando aqui...e O Mar de Monstros?

    Teve mais um tb: "Eu sou o numero quatro"...

    Minha grande preocupação é com As crônicas de Nárnia: "A Cadeira de Prata" não ir bem e cancelarem o "gran finalle" A Ultima Batalha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, As Crônicas de Nárnia, só gostei mesmo do primeiro, o resto nem vi.

      Excluir
    2. Realmente medo de estragarem Nárnia!!!

      Excluir
  3. eu amo filmes baseados em livros. acho fascinante ver uma obra escrita em outra linguagem artística. o mesmo com o teatro. amo o livro e o filme da mulher do tenente francês, os dois magníficos. amo o livro o visconde partido ao meio e foi uma das peças mais maravilhosas que já vi, o livro foi adaptado pelo grupo galpão. o mesmo com orlando de virgínia woolf que vi uma peça maravilhosa. tb amei reparação, livro e filmes são maravilhosos. esse foi ao contrário. vi o filme e li o livro. foi assim que descobri o autor maravilhoso, ian mcewan q entrou para os meus autores preferidos. amo orgulho e preconceito da jane austen e amei o filme recente. enfim a lista é interminável. e a lista é interminável e livros que quero ler pq vi o filme e vice-versa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Pedrita, alguns realmente valem a pena.

      Excluir
  4. Desses eu só assisti Percy Jackson e Bússola de Ouro, e que eu li só Percy Jackson, que acabou ficando só no primeiro livro. Achei que Meu Namorado é um Zumbi apareceria na lista... Não que eu tenha visto o filme, que aliás, eu não vi mesmo.... Mas o livro é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália,bem lembrado, Meu Namorado é um Zumbi é um filme desnecessário, mas até hoje eu não entendo como os Zumbis deixaram de ser Zumbis nem no livro. Quer dizer, eles se adaptaram e tal, mas não faz sentido, está ai um livro que pra mim não ficou bem explicado, rsrsrsrs.

      Excluir
  5. Oie. O único que assisti foi Ladrão de Raios e achei um porre de tão chato. kkkkkkkkkkkkkkk Os outros eu não vi, mas é tão desanimador quando você vai ver um filme e acaba decepcionando né? Ainda mais quando vem mais 50 livros depois!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito desanimador, ainda mais quando a gente gosta do livro.

      Excluir
  6. Oi, Michele e Marise !!
    Talves seja porque sou apaixonada pela série de livros Os Instrumentos Mortais mas gostei muito do filme, fiquei triste ao saber pelo seu post que não vai ter continuação. Ainda bem que vai ter a série de tv! Você sabe quando será o lançamento?
    Comcordo com você o filme A Bússola de Ouro foi uma porcaria mesmo.
    O filme Academia de Vampiros deve ser uma merda, eu nem sabia que tinha esse filme!! A série de livros eu tenho na minha estante mas ainda não deu tempo de ler, comprei ela na promoção por 3,50 cada livro.
    Beijokas!!!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Michele e Marise e todo mundo que deu um pitaco na postagem hehe.
    Eu nem acreditei quando assisti Percy Jackson, ficou tão ruim e o pior é que quem não leu o livro adorou o filme. E Eragon então? Cidade dos Ossos eu nem quis assistir. Tem um filme que não está na lista mas que me decepcionei muito também foi O caçador de pipas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Caçador de pipas foi mesmo uma decepção.
    Eragon achei até razoável.
    Percy Jackson foi decepcionante.
    No Cidade dos ossos faltou uma melhor atuação por parte dos atores.
    Os outros não vi.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Nossa, concordo com todos! Percy Jackson ficou bizarrooo, o livro é tão bom, foi uma decepção quando assisti no cinema :/
    Bjs,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Michele e Marise, vocês sempre inovando. Adorei a parceria para a postagem. Parabéns. Infelizmente não posso contestar nem concordar com vocês pois não assisti a nenhum desses filmes nem tampouco li nenhum dos livros. Mas adorei a técnica de postagem compartilhada. Uma coisa porém, concordo com vocês: algumas adaptações são desastrosas. Mas já encontrei também algumas que o filme supera, e muito, o livro. São liguagens e recursos diferentes, alem de tempos distintos também. Então...

    Sou Alberto Valença do blog Verdades de um Ser e colaborador do Meu pequeno vício. Criei agora outro blog sobre viagens.

    Verdadesdevum Ser
    Meu pequeno vício
    O seu companheiro de viagem

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei de Cidade dos Ossos :'( haushaus' Sempre me julgam por conta disso. Mas Percy Jackson e Eragon, realmente, viu. E eu nem li o livro de Eragon, só acho um filme ruim mesmo. A Bússola de Ouro nunca me despertou interesse, tanto filme quanto livro, nem terminei de assistir a adaptação por conta de: sono. rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu não tenho muito problema quando o filme muda as coisas do livro, pq na minha cabeça não tem graça ver um filme que eu já sei a historia toda, gosto de ir ao cinema e ser surpreendido. Mas se for pra mudar que mude pra melhor ou deixa a historia do filme tão boa quanto a do livro (que nem aconteceu com O Iluminado do Kubrick que é completamente diferente do livro do Stephen King, mas ainda assim é sensacional). Agora esses ai que você listou todos são péssimos nem tanto como adaptações, mas como filmes mesmo. Chega a dar vergonha alheia assisti-los.

    Abraços
    www.desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir