Jogos Vorazes: A Esperança - O Final [Resenha do Filme]


"Jogos Vorazes" é uma das milhas trilogias favoritas do multiverso. Mesmo com toda a fragilidade da cultura que nosso tempo vem construindo, baseada em consumo e caracterizada para efemeridade da moda, esses livros tem todo potencial para se tornarem um clássico. Se vocês me perguntarem sobre 10 livro de nosso presente que eu listaria para serem lidos no ano de 2100 eu certamente incluiria essa trilogia.


Do meu entusiamo acima relatado, qualquer um pode imaginar quão forte foi minha ansiedade pelo lançamento de "A Esperança - O final". Queria e precisava vê na tela grande o desfecho dessa história. Acompanhar esses personagens tão amados na reta final de sua busca por liberdade e justiça. E não, não me frustrei em nada. Encontrei aquilo que esperava encontrar! E sim, você pode encontrar Spoilers nessa resenha!


No filme encontramos a Katniss se recuperando do choque causado por ver um Peeta em frangalhos e destituído de toda a doçura de sua personalidade. Para superar sua dor, ela se concentra ainda mais em sua vingança contra o Presidente Snow contando com o apoio de Gale e seus muitos amigos: Finnick, Cressida, Pollux, Boogs, entre outros. Aliás, nessa primeira parte nos deparamo com uma das poucas sequencias felizes do filme, a saber: o casamento de Finnick com Annie.


Pouco a pouco os vários Distritos vão se unindo, por deliberada vontade ou por pressão, contra a Capital e chega finalmente o momento de avançar sobre ela. No entanto, não vai ser uma aventura fácil, pois Snow transformou toda a capital em um campo minado, uma nova arena... Sim, estaremos diante de mais uma edição dos Jogos Vorazes, é hora de voltar a lutar!


O filme tem lá suas sequencias de ação, correria e efeitos especiais de arregalar os olhos e tudo o que Hollywood sabe fazer de melhor. A atuação da Jennifer Lawrence novamente não deixou nada a desejar, ela é a Katniss e faz jus ao personagem. Aliás, todos os atores fizeram o seu melhor, Josh Hutcherson como Peeta evoluiu significativamente e não tenho queixas quanto ao Gale de Liam Hemsworth.


Como era de se esperar, para mim, ver o desfecho dessa série foi catártico. Chorei muito, solucei na verdade, me emocionei quase tanto quanto ao ler o livro. Questionei a realidade e o caminho de dores e perdas através do qual ela leva muitos de nós.


Amo a Katniss, me identifico com ela e sua trajetória me inspira, me convida a ser melhor, apesar de toda a tragédia que a cerca sua resiliência, generosidade e devoção pelos seus são coisas que sempre vão me inspirar.


Jacilene dos Santos - Pandora

Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito dos dois primeiros livros de Jogos Vorazes, já o terceiro não me agradou muito, portanto estava com expectativas bem baixas e na minha opinião ficou por isso mesmo, realmente não gostei da adaptação.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu fui assistir o filme na estreia, com meu colarzinho de tordo e todo o meu amor, confesso que como uma pessoa que acompanha desde o início os filmes e que leu todos os livros com afinco esse último não foi o meu preferido, eu realmente amei mas sai da sessão com uma sensação de que poderia ter sido algo mais(?), é difícil para mim admitir isso, eu amo a trilogia, amo os filmes, amo a katniss e o peeta, amo hayffie, mas, não sei, achei todas as mortes muito corridas, sinceramente não dava tempo de parar e se emocionar pois logo em seguida já tava acontecendo outa coisa e a correria não cessava por um segundo para você poder assimilar todas as perdas, enfim, adorei a sua opinião, e concordo totalmente com a inspiração que você diz ver na Katniss, pois vejo a mesma.
    Desculpa pelo comentário IMENSO, hahaha.
    Estou seguindo e amando o conteúdo do blog <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se você puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  3. Essa trilogia está na lista de livros que meus filhos irão ler.
    Suzanne fez um ótimo trabalho com a história e ouso dizer que essa foi uma das melhores adaptações que fizeram nos últimos anos.
    Confesso que odei a Katniss do livro, mas amo a Katniss do filme. Pra mim, são duas Katniss diferentes.
    Amei sua opinião e expressou tudo o que penso. Parabéns!
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    que terei a mesma reação que você. Emocionar com o desfecho a ponto de derramar lágrimas. haha!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu só assisti ao primeiro filme (e gostei bastante, o que foi surpreendente porque não sei por que, mas achei que odiaria) HAEUHU. Tua resenha (excelente e muito bem escrita, por sinal) me lembraram de assistir aos outros da série.

    Grande beijo, querida!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pandora.
    Eu ainda não consegui assistir o desfecho. Eu amei os livros e odiei o final do ultimo livro, então tava na esperança de que como eles sempre mudam os filmes, que uma certa pessoa não morresse hehe. Boba eu hehe. Mas assim que der eu vou assistir. também amo a Kat, mesmo as pessoas falando mal dela, eu continuo gostando muito e defendendo ela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Pandora.

    Amo essa trilogia e estou louca para ver o filme. Sim, chore, aqui na minha cidade não tem cinema! :( :P Aff... kkkk Jogos Vorazes é uma trilogia que nos ensina a ser fortes, a proteger quem amamos e a nos importar com os outros. Realmente, como você falou, nos inspira! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Vi o filme esses dias, eu adorei, mas confesso que mudaria algumas coisas da versão cinematográfica... Enfim, adorei tuas impressões! Abraços Jaci!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir