"É um gato?" & "É um ratinho?" [Literatura Infantil]

Ler não é uma habilidade natural. Embora eu acredite que os seres humanos nasçam com uma estranha tendência a gosta de ouvir e contar história, nenhum de nós nasce sabendo ler ou amando a literatura. Nós precisamos ser ensinados, estimulados, apresentados a leitura. E quando o assunto é leitura quanto mais cedo se pode apresentar seres humanos aos livros melhor é néh gente!?!?

Como já mencionei em outras ocasiões, sou educadora infantil em uma creche pública do Recife, tenho trabalhado no "Grupo Infantil 2", com crianças entre 2 e 3 anos de idade. Elas são pura agitação, alegria, drama... Adoram todo tipo de brincadeira que envolve correr, brincar, pular, gritar, cantar e "ler". E entre os livros preferidos delas estão "É um gato?" e "É um ratinho", ambos são livros dobráveis e já aviso: sou apaixonada por esse trabalho do Guido Van Genechten e resolvi falar sobre ele.


Ambos os livros não possuem palavras ou contam uma aventura, na verdade todo o livro gira em torno de responder a pergunta título do livro. Para tanto é preciso ir desdobrando página a página do material. Cada desdobramento nos mostra um animal que vai se transformando em outro... 


Assim, por exemplo, em "É um gato?", com um desdobrar de página o gato vira um pato...


E assim, sucessivamente, os diferentes animais vão surgindo. A primeira leitura desse livro sempre é uma festa. As crianças vão se encantando com as cores vivas e os desenhos redondos do livro.


Até  que no final surge o último animal sorrindo em um desenho com cerca de setenta centímetros de largura!


Não tem como não amar esse livro! Depois da primeira leitura o elemento surpresa é trocado pela narração das crianças imagem a imagem. A identificação delas é tanta que os livros são coringas no meu cotidiano.

A única ressalva que faço a essa edição que compõe o acervo da creche onde trabalho e está no catalogo do "Programa Nacional da Biblioteca Escolar" é a fragilidade do material no qual foi concebido em relação ao publico alvo. É muito difícil deixar crianças entre 2 e 3 anos manusearem e esperar que eles durem, confesso que não deixo as crianças os manusearem com frequência e, ainda assim, ele já começou a rasgar nas dobras e está cheio de fita durex.

A parte disso, são livros maravilhosos. Ah, os animais selvagens não são apresentados em zoológicos e sim na natureza e após a leitura a gente sempre pode imprimir umas imagens da internet para as crianças pintarem, dar massinha de modelar para elas fazerem uns bichinhos, fazer dobraduras...... usar a imaginação... ;)

Pandora

Dados dos Livros

Titulo: "É um gato?" & "É um ratinho?"
Autor/IlustradorGuido Van Genechten
Editora: Gaudi Editorial
Coleção: O que é? O que é?
Edição: 1ª, 2009
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários:

  1. Que fofura!!! Acho ultra importantes livros assim para crianças tem que gostar de ler desde pequeno RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. parece uma graça o livro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Pandora.

    Adoro livros infantis, estou sempre comprando novos para o meu filho de quatro aninhos. Adorei esses! Vou procurar adquiri-los já que o Matheus ama bichinhos. Os outros dias ele me fez comprar um da arca de noé que dá para tirar os bichinhos de dentro do barco e colocá-los novamente enquanto conta a história. Esse é feito em E.V.A. um material muito bom para deixar as crianças manusearem! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora!!! Ahhhh não tem como não amar livros com ilustrações fofas de bichinhos <3 Que bom que você tem conseguido desenvolver o hábito literário com as crianças! Ainda que seja algo tão fundamental, como você disse, há tantos educadores trocando a boa página já pelos eletrônicos... Aqui no RJ pelo menos vejo muito disso, a criança mal aprende a falar 'oi' e já tá com um celular na mão fazendo selfie. Acho isso muito estranho rs
    Enfim, bom trabalho pra ti! E compartilhe mais livros lindinhos que a gente vai adorar conhecer tb!
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora!
    Que deliciosa fofura esse livro!
    E aposto que as crianças vibram com o desenho grandão do final, deve ser fascinante acompanhar as descobertas dessa turminha :)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. oi, oi.

    sem dúvida alguma é um dos livros mais "diferentes" que eu já. e, mesmo sendo adulto, a leitura parece ser bem divertida, né?! adorei a ideia. <3 sem dúvida alguma eu teria um livro com esse na minha estante, nem que seja pra decorá-la. hahaha.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  7. Oi
    deve ser muito legal ver a reação das crianças ao pegarem esse livro,
    tenho parentetes que trabalham com crianças dessa mesma faixa etária e eles vão gostar das dicas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal a ideia do livro! Estimula bastante a imaginação, é uma ótima indicação mesmo pra crianças :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Invisível", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora! Que gracinha. A criançada deve adorar e já anotei a dica para os pequenos que conheço. Eu fui uma criança que adorava que os professores levassem algo assim para a classe, tempos maravilhosos

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Pandora,
    Que coisa mais linda de post. Que conteúdo tão vivo, tão criativo, tão sensível e quanta mensagem transmite a esses pequetitos. Amei demais minha doce professora e com a chegada da nova geração na família preciso de um material desse para ocupar o tempo deles mostrando essa beleza de arte. Parabéns pelo post, parabéns pela dedicação e amor que dedica ao seu trabalho e a essa crianças. Precisamos fazer uma blogagem coletiva sobre esse tema e reforçar para que possam ter um material mais durável ou até uma substituição dos mesmos com prioridade para que as crianças não fiquem sem esse material precioso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Pandora.
    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho. A educação infantil é essencial para o bom desenvolvimento da criança.
    Quanto ao livro, eu simplesmente adorei! Cores vivas, material interessante e é uma leitura bem curtinha. Vou procurar para ler para o projeto de leitura que participo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Pandora.
    Acredito que tem que incentivar desde sempre, até na barriga da mãe hehe. Se não houver incentivo, depois cresce e diz que não gosta de ler. Achei os livro super legais, pena que é para criança e o material não é para crianças hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Que livro fofo, Pandora! Amei... muito criativo e com certeza as crianças devem amar. Achei lindo o bichinho maior no final do livro. <3 Muito legal, fiquei encantada!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Oi Pandora,
    Que coisa mais graciosa esse livro...que fofoooo, nessas horas que dá vontade de ter criança só para ler pra eles, deve ser tão bom. ♥
    Fiquei maravilhada.

    P.S.: O livro 'O Grande Ivan foi lançado em 2014 por aqui. =D

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oi Pandora!
    Que livro mais fofo!!! E que legal você incentivar a leitura para os pequenos, com certeza isso vai fazer diferença pra eles.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Pandora.
    Sou da mesma opinião que você: quanto mais cedo estimularmos o gosto pela leitura nas crianças,melhor.
    Eu tenho um priminho de três anos e ele é se encaixa perfeitamente nessa descrição que você fez das crianças dessa idade. Ele é um espoleta, mas quando senta para ouvir uma históra, se comporta direitinho, rs. Depois ele reconta o que ouviu com as palavras dele.
    Sempre que posso dou livros de presente e anotei essas indicações mas que pena que as folhas sejam tão moles, não dura muito nas mãos das crianças.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir