A História sensacionalista do Brasil [Resenha Literária]


Ganhei esse livro do meu irmão no Natal do ano passado. Confesso que as mechas oxigenadas do meu cabelo retardaram o entendimento da palavra "sensacionalista", mas três minutos depois meu irmãozinho fez o favor de explicar que era uma coletânea de notícias do famoso site de humor brasileiro que transforma as piores notícias em comédia (se você também é loiro, aviso que estou falando do "O sensacionalista").

Como todo mundo conhece esse site, prevejo (porque ainda não terminei de escrever) que esta resenha vai ser bem curta, afinal provavelmente você já sabe como são as piadas de lá. Em todo caso, o livro traz notícias comicamente falsas sobre todas as eras da história nacional. Com muito anacronismo, duplo sentido e acidez contra os costumes da nossa querida sociedade, os autores nos fazem engasgar com a saliva de tanto rir.


Tem Pedro Alvares Cabral instaurando a "Unidade Portuguesa Panificadora",  Vasco da Gama sendo Vice na Índia, Coluna Prestes com hérnia de disco, Tiradentes como cover oficial de Jesus Cristo e Dom Pedro II manifestando-se contra os 140 caracteres do twitter.

Em alguns momentos me vi usando algumas das noticias em sala de aula. Se algum dia eu for trabalhar Brasil República em sala por exemplo, vou com certeza usar esse livro para explicar a memória que a República criou para o país com a identificação de Tiradentes com Jesus Cristo ou talvez a manchete a seguir para falar de inflação:


Se você não é professor, também vai ver graça nesse livro. Tem assuntos bastante contemporâneos nele porque vai até o governo Dilma e também porque coloca coisas atuais no passado ( O PMDB, por exemplo, pega o túnel do tempo do vídeo show e vai arrumar encrenca no Brasil colônia) nos divertindo com o absurdo das situações propostas.

Anotou a dica? Então eu vou indo. Um beijo amigos!

Alê Lemos

PS: A Resenha não ficou grande, apenas enchi linguiça com as fotos!
PS 2: É bom deixar claro que fiz uma brincadeira e que o blog não compactua com o bullying contra as loiras!

Dados do Livro:

Titulo: A História Sensacionalista do Brasil
Autores: Leonardo Lanna, Marcelo Zorzanelli, Martha Mendonça, Nelito
Data de Publicação: 2012
Editora Record
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

9 comentários:

  1. Nossa, eu amoooooo o Sensacionalista! Morro de rir com as reportagens dele, e me divirto com aqueles que acham que são pra valer tb, kkkkk
    Esse livro deve ser mara! Já quero!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alê.
    Acho que sou muito por fora porque não conhecia esse site hehe. Mas achei a ideia bem legal e se der eu vou ler. Aqui na minha cidade teve uma coisa bem legal uma vez. Um dos jornais locais no dia da mentira escreveu a primeira página só com noticias mentirosas e o povo achou o maior barato.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. AHHH HAHAHAHA se você não falasse eu não ia me tocar nunca de onde o Sensacionalista tinha saído! Nossa, nunca ouvi falar desse livro, nunquinha mesmo, e achei interessante, até um pouco estranho, então não sei se faria muito meu gênero haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Maliciosos", vem conferir!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Estou na mesma que a Sil, não conhecia também, mas gostaria de saber mais e vou procurar mais informações. Dica anotada.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Adoro O Sensacionalista, então acredito que vou amar o livro. Ademais, como dou aulas, acredito que posso usar essas situações cômicas ao meu favor em sala.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Primeiramente tenho que dizer que sou morena e meu cérebro também falhou rsrsrs...
    Achei a premissa do livro bem interessante e deve ser realmente engraçado, principalmente, por ter Tiradentes fazendo cover de Jesus!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Amo o site! no dia primeiro de abril, a belas-Letras vai editar mais um livro baseado no site. Me diverti demais com suas fotos!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gosto de livros engraçados e esse me pareceu ser bem divertido.
    E ainda mistura história e ficção.
    É um prato cheio pra mim.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir