A indomável Sófia [Resenha Literária]


Como todos que seguem o blog já sabem, eu amo um romance de época! E eu tinha que conferir a escrita de Georgette Heyer, até então desconhecida para mim, e foi surpreendente!

A protagonista da história é Sofia, filha única de um pai que viaja constantemente. Por isso, como seu pai vai ficar um tempo no Brasil, Sofia vai passar uma temporada na casa de sua tia e encontra uma família repleta de problemas comandada pelo seu primo Charles. Claro que a chegada da protagonista acaba transformando a vida de todos. No entanto, curiosamente, Sofia só aparece no terreiro capítulo e logo de cara a gente percebe que a moça é realmente desconcertante!


Se pelo enredo você que já está acostumado com romances de época, espera um narrativa leve e descontraída, acertou, porém, nada se compara com a escrita de Georgette Heyer. Certamente existem comparações entre Julia Quinn, Lisa Kleypas, Loretta Chase, Tessa Dare entre outras com Jane Austen. E quem já leu todas elas sabe perfeitamente que por mais que alguns aspectos sejam semelhantes, nenhuma delas se parecem de fato com a narrativa de Austen, exceto por Heyer. Não pelo romance em si, mas pelos diálogos e o foco nos costumes. A autora possui uma linguagem elegante, às vezes rebuscada, com diálogos que ocupam boa parte da narrativa, mostrando bem a rotina de uma família do século 19 e seus valores sociais. Embora Sofia seja uma mulher diferente, ela entende como funciona a sociedade e sabe que precisa respeitar os limites que a rodeia. 

A indomável Sofia é um romance rico em detalhes, ricos nos diálogo e com personagens muito bem construídos e no final de tudo não fica apenas a sensação de um romance gostoso de ler, é perceptível que Georgette Heyer se empenhou em sua escrita, muito mais do que simplesmente contar um romance. Aliás, qualquer um poderia dizer inclusive que foi de fato escrito no século 19, isso porque a autora para garantir a precisão de suas obras buscava referencias detalhadas sobre todos os aspectos da época, principalmente sobre o Período Regencial. E com certeza Heyer foi influenciada pela literatura do século 19 e deixa isso bem claro no seu estilo narrativo.


Vale destacar que até mesmo os coadjuvantes recebem atenção da autora, não sendo meros personagens superficiais, afinal, Sofia se envolve com todos eles de alguma forma, com a prima que se apaixona por um poeta, com o primo Hubert e seus problemas financeiros, com Eugenia, a megera noiva de Charles, enfim, não existe nada que possa parar a protagonista quando ela se envolve com algo. Sofia é uma personagem pratica, uma boa manipuladora, ao mesmo tempo que é passional e seu romance com Charles é muito sutil. Na verdade é tão sutil que o grande foco está em como Sofia vai se envolvendo na vida de todos e não na sua vida amorosa. 

Resumindo, eu não esperava que A indomável Sofia fosse um romance mais estilo Jane Austen, me surpreendeu e Heyer me agradou por se mostrar uma autora capaz, inteligente que agradará qualquer um que goste de uma narrativa bem escrita!

Dados do livro:

Autora: Georgette Heyer
Editora Record

Michele Lima

Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Estava louca de curiosidade pelas resenhas desse livro pois o titulo, a capa e a sinopse já chamam atenção de qualquer um que seja apaixonado/apaixonada por romances históricos e sabendo que a autora era apaixonada pela diva Jane Austen, nossa não tem como não colocar o livro na lista de desejados, preciso ler urgentemente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele
    Bem como você adoro um romance de época e além de ter ficado apaixonada pela capa, não é de agora que tenho vontade de ler uma obra de Georgette Heyer. Já tinha na lista Ovelha Negra e agora A Indomável Sofia com certeza vai estar na minha meta de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, agora quero muito ler Ovelha Negra! <3

      Excluir
  3. Já comentei que o layout do blog é muito amor? <3
    Adorei a resenha e suas fotos também

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu fiquei de olho nesse livro desde que vi o anúncio do seu lançamento. Nesse sábado cheguei a pegá-lo nas mãos no shopping, mas estava extremamente caro, então não levei.... Mas agora fiquei ainda mais ansiosa pra lê-lo. Ai, papai, preciso!!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda!
    Fiquei super interessada em ler :DDD
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ler romances de época é uma das minhas metas literárias de 2016, mas confesso que ainda estou enrolando e não li nenhum.
    Já está anotada a dica aqui, agora só falta criar vergonha na cara e ler! kkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Michele!
    Eu não conhecia a autora e fiquei encantada com sua resenha. Decidi por alguns romances históricos na meta de leitura desse ano e acho que vou incluir esse.
    Mês que vem vai ter um evento sobre romances de época aqui na cidade e quero, até lá, ter lido algum.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  8. Oi Michele! Tudo bem?
    Adoreeeeii a sua resenha!
    Sou muito fã de romances de época e fiquei super a fim de ler este!

    Estou te seguindo, e espero a sua visita lá no nosso cantinho, tá?

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está sendo mais uma paixão pra mim, comecei a ler ele em PDF, mas parei porque quero ler ele em forma física, não vejo a hora de comprar e devora-lo o mais rápido possível. A Indomável Sofia despertou minha curiosidade, amo romance de todos os estilos. Amei o seu blog e já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Michele!

    Tenho dois livros da Georgette na estante, mas ainda não os li. Como amo romances de época - apesar de não serem, nem de longe, realmente parecidos com um livro de Austen -, fiquei interessada em ler "A indomável Sofia" de imediato. Já ouvi muitos comentários positivos sobre a escrita e a forma com que a autora conduz a história, e sua resenha reforçou isso! Sinto que irei me apaixonar por este livro e os demais da Heyer. Outro aspecto que achei interessante é que o romance ficou em segundo plano.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Michele.
    Eu não conhecia a autora ainda hehe. Adoro romances de época, está entre os meus gêneros favoritos e claro que quero conhecer mais essa autora. Acredita que não gostei muito de Jane Austen? hehe Mas esse me interessou e essa capa então, já quero.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Michele!
    Não sou muito de gostar de romances de épocas, mas esse pareceu muito interessante! É ótimo quando encontramos autores que nos surpreender positivamente, adorei a resenha!
    Ah, te marquei numa tag, vê lá!
    Beijinhos

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural

    CURTA A FANPAGE DO BLOG, É NOVINHA ♥

    ResponderExcluir
  13. Uma boa narrativa me ganha completamente <3
    Não conhecia o livro!
    Que bom que você gostou *.*

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir