O Demonologista [Resenha Literária]



O Demonologista foi tido pela critica como o filho entre O Exorcista e o Código da VinciAndrew Pyper apresenta uma narrativa com enigmas e mistérios relacionados à Paraíso Perdido, obra de John Milton, que ajudam David a desvendar o maior pesadelo de sua vida, enquanto cruza com casos de violência e assassinato em seu caminho. 

David Ullman é um especialista em mitologia e textos religioso, com ênfase em Paraíso Perdido, possui uma vida normal, trabalha no Departamento Inglês da Universidade de Columbia, um casamento caindo aos pedaços, uma filha adolescente e sua melhor amiga, Elaine O’Brien, a única pessoa que se mostra sã em sua vida.

O personagem principal e narrador nos apresenta ao que seria mais um dia em sua rotina monótona até que uma mulher extremamente magra o procura para entregar um convite, testemunhar um evento em Veneza, sem mais detalhes. David vê uma chance de se distanciar de seus problemas, se aproximar de sua filha Tess e embarca em algo que pode mudar todo o curso da humanidade.

Não se trata de um livro banhado em sangue, com membros sendo amputados ou coisas do gênero, não espere algo assim em O Demonologista, mas experimente da claustrofobia, tensão e desespero de um homem que iria até o inferno por quem ama. O ponto alto é a intertextualidade que Pyper mantém entre textos bíblicos, Paraíso Perdido e o decorrer dos fatos com Ullman.

Pyper deixa algumas pontas soltas, O “Inominável”, como é tido o Diabo no livro, não é em momento algum descrito, mantendo para o leitor decidir como quer vê-lo, e um final totalmente aberto a interpretações. 

A maior questão é, se um estudioso cético, sarcástico, ateu e certo de que demônios não passam de uma alegoria criada pela humanidade é levado a questionar sua certeza, o que te faz pensar que eles não andam entre nós? 

É necessário destacar o excelente trabalho da Darkside na edição da obra, capa dura com textura, gravuras e um posfácio sobre John Milton que torna a obra ainda mais realista e detalhada, trata-se de uma edição para se ter com muito amor na estante. Para aqueles que acham maçantes notas de rodapé, textos antigos e interpretações, o livro está passando por adaptações para o cinema, por Robert Zemeckis, conhecido por seu trabalho em Forest Gump e a trilogia De Volta Para o Futuro, porém sem data prevista.



“Milhões de criaturas espirituais andam na Terra

Invisíveis, tanto quando estamos acordados.

Como quando dormimos.”

JOHN MILTON, Paraiso Perdido

Dados do Livro:

Título: O Demonologista
Título original: The Demonologist
Autor: Andrew Pyper
Tradução: Cláudia Guimarães
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Páginas: 320
Gênero: Suspense / Terror

Rafaela Alves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Eu estou vendo muitas críticas positivas a respeito deste livro, mas não é bem meu tipo de livro por isso estou meio receosa. Mas quero experimentar novas leituras então acho que vou tentar.

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunc ali um livro assim? Tipo de terror ou sei lá. Eu sempre preferi romances e livros mais jovens, apesar de eu gostar muito de filmes de terror, acho que nao conseguiria ler um livro. talvez eu precise arriscar né? kkkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Caramba, eu tenho muita curiosidade sobre esse livro e outros semelhantes.
    Suspense, terror, reviravoltas, mistério é comigo mesmo.
    A resenha não detalha muito sobre o livro e mantém o suspense haha.
    Está na lista de desejos!
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafa!
    Quero muito ler esse livro. Sou arregona demais pra filmes de terror, mas amo livros <3
    Falando nisso, não sabia que ia ter filme...
    Indiquei o blog numa tag.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rafaela.
    Adoro os livros da DarkSide, todos eles são lindos demais e com uma excelente qualidade. Mas esse eu estava na duvida sobre ler ou não por causa do nome. Não gosto muito de livros que falem de demônios. Mas agora lendo sua resenha e vendo que tem também uma pegada de mistérios, fiquei interessada. mas ainda fiquei na duvida hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? A DarkSide sempre arrasa nos livros... Morro de vontade de ler algum livro da editora.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que resenha impactante! Eu havia tirado esse livro da minha lista depois de uma amiga dizer que ele deixou a desejar, mas depois dessa resenha me pego voltando a olha para o livro e desejando ele.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rafaela!
    Não tenho o costume de ler livros deste estilo, mas eu vi há um tempo uma amiga lendo O Demonologista e por meio de sua resenha fiquei curiosa sobre a história - ainda mais sabendo que não tem uma pegada tão pesada, porque sou muito cagona com essas coisas de demônios e tudo mais auhsua-, pretendo pedir emprestado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. A Darkside é uma editora que não publica o meu estilo de leitura, mas tenho que admitir que da vontade de ter todos os livros mesmo assim, porque o trabalho gráfico que eles tem em cada livro, é lindo!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Comprei esse livro há semanas e só enrolo para ler :( Tenho visto resenhas muito negativas sobre ele, só desanimo cada vez mais, mas não vou desistir! hahaha
    Ah, e eu segui vocês aqui. :)

    Abraço,
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!
    Fiquei com vontade de ler esse livro...
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=GXx7jPpQzrM&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  12. A premissa do livro é bem chamativa, principalmente por fugir daquele padrão de um monte de mortes horrendas e sem sentido. Como o protagonista parece ser um estudioso bem construído, certamente darei uma chance para a obra.
    Aliás, já tenho o livro. Faltava esse empurrão para ler. Agora já o tenho.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo muitas críticas boas sobre o livro, mas não é muito minha praia... Aliás, livro polêmico assim é sempre 8 ou 80: ou eu amo, ou eu odeio. Algo me diz que esse seria um dos que eu amaria, pelo enfoque do livro. Mas quando eu ler eu conto.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  14. Sempre me interessei pelo livro , mas não sabia ao certo do que se tratava , agora com sua resenha , só me animei ainda mais para ler.

    http://mklawand.wix.com/escritoporumagarota

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oie Rafaela =)

    Eis um livro não me chama a atenção. Acho o trabalho gráfico da Darkside lindo, mas poucos livros que eles lançam me chama a atenção já que não curto o gênero de terror.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Já tive a oportunidade de tocar o livro sem o plástico e nossa, tive uns orgasmos literários com essa capa... (desculpe o uso da palavra, mas foi isso o que senti). Já me indicaram ele para ler e foi bem elogiado. Uma pena os livros da Darkside serem um tanto pesados (no sentido literal da palavra).

    Até

    ps: sumi, mas voltei!

    ResponderExcluir
  18. Olha seu estivesse trabalhando essa editora ia torrar meu salário haha
    Cada vez mais com livros maravilhosos e atrativos.
    Super quero ler esse e já ansiosa pra adaptação.

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Um homem que irá ao inferno por quem ama. Na hora.... lembrei da Mitologia Grega. Ah, eu iria adorar esse livro, pois parece ser muito bom. E por não ser banhado de sangue e outras coisas "mais do mesmo" é que dá uma diferença. Na hora vi que tinha sido publicado pela Dark Side, a editora capricha mesmo. Dá para notar a diferença de um livro editado por eles.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  20. Darkside está mandando bem nos livros! Queria muito ver quando vi esse na Saraiva. Que bom que tem você para nos resenhar. Ótimo trabalho!
    Bj

    J.

    http://jonatastbblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii!
    Nossa, eu já havia procurado outras resenhas sobre
    esse livro porque tenho bastante interesse com a premissa
    dele, mas a maioria falava mal...

    Depois de passar aqui acho que vou dar outra chance
    e tentar ler pra tirar as minhas conclusões.

    Parabéns pelo seu cantinho!

    Tá tudo lindo aqui :)

    Sala de Leitura

    ResponderExcluir