A profecia do paladino [Resenha Literária]


Apesar de ser meio suspense e meio ficção/fantasia para adolescentes, a história me pareceu bastante inteligente. O autor demora tanto para revelar uma verdade, que podíamos dizer que o enredo é “mais fechado que traseiro de carangueijo” (citação do filme O Escorpião Rei).

É claro que se você for bom e estiver atento vai “pescar” as pistas aos poucos, mas devo dizer que não é um enredo tão previsível assim, a própria profecia do título é um grande mistério, o que não é comum nos filmes de fantasia. Pelo que já vi a muitos deles seguem a trajetória do herói e se possuírem uma profecia, acho que ela acaba sendo “o chamado para aventura”, mas Frost usa esse detalhe como o objetivo da história.

A narrativa é acelerada. O tempo todo os personagens estão em movimento: tem muitas perseguições, viagens, brigas, etc, que distraem o leitor das pistas, mas que também dão a emoção do enredo e nos faz gerar uma identificação com os personagens.

Falando neles, nos personagens, acho bom fazer um retrato em letras sobre os mais importantes:

1- Will West: bom, o Will é um garoto de inteligência excepcional, boa índole, muito atlético, mas que viveu a vida muito frustrado por não poder dar tudo de si. Seus pais não queriam que ele se destacasse na escola e lhe ensinaram um código de conduta que me parece colocar o rapaz na defensiva constantemente. Nesse primeiro livro (acredito que se trata de uma trilogia), Will apesar de ter caráter, ele não transmite muita personalidade. Tive a impressão de o código moldou seu jeito de ser a tal ponto que ele não consegue ser autêntico. Isso vai mudando bem devagar durante o livro, até porque ele está distante dos pais e necessita confiar em alguém, mas um desenvolvimento pleno de si mesmo acho que ficou para o próximo livro.

2- Brooke: Ela é a linda, loura, fofa e destinada a ser o par romântico de Will. É uma garota inteligente, meticulosa (um pouco parecida com o Will nessa de calcular os próximos passos) e possui talento diplomático nato. Ela é importante para desvendar o mistério, mas suas habilidades físicas deixam a desejar e a relegam ao segundo plano.

3- Elise: Uma garota exótica que possui a capacidade de ouvir os pensamentos alheios e que tenta ensinar Will a confiar nos outros. É irônica e mal humorada, mas essencial nos embates físicos porque descobre sua habilidade de manipular o som.

4- Dave: Ser sobrenatural que protege Will e revela partes importantes do grande mistério que envolve Will West.

5- Lyle: Arqui-inimigo de Will ligado ao grupo dos primeiros habitantes que tentam escapar do “Nunca-Foi” (uma espécie de outra dimensão). Ele é monitor da escola e gosta de bancar o rei da cocada preta. É covarde, possui poderes mentais mais desenvolvidos que o do herói, mas acaba perdendo para Will e sem querer o ajuda a ficar mais forte.


Bom, isso é o principal sobre o livro, só gostaria de acrescentar que gostei bastante dele e se tiver um próximo volume espero poder ler a continuação para saber como Will vai lidar com o abacaxi que tem nas mãos. Dou 5 Harrys porque não tenho nenhuma crítica negativa, nem o fato da personalidade de Will não estar completa é na verdade um problema. Acho que foi coerente com o que se sabe da vida anterior do menino e dá uma profundidade ao personagem que está buscando e construindo seu Eu.

Até a Próxima!

Dados do Livro:
Autor: Mark Frost
Ano:2016

Nota:



Beijos da Alê Lemos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários:

  1. oi, oi.

    não conhecia o livro, mas achei bem interessante, principalmente por ser voltado pro mundo adolescente. eu ainda não cresci mentalmente, sabe? me sinto ainda meio teen. :D

    não sou tãoo fã de mistérios e coisas d o tipo, mas, confesso que o livro me chamou bastante atenção. à propósito, acabei de colocá-lo na listinha. :D

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos dois rapaz! Tenho 26 e amo Percy Jackson kkkkk

      Excluir
  2. Já tinha visto comentários sobre este livro. Eu gostei muito da premissa e achei a capa incrivelmente encantadora. Não pude deixar de me lembrar de GOT, mesmo sabendo que essas duas histórias devem ser bem diferentes uheueheuheueh Enfim, se eu tivesse a oportunidade eu leria.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rss não se compara a GOT não. Acho que a narrativa de Martin desconstroi narrativas como esta, mas a armadura da capa faz mesmo um link.
      Beijos da Alê!

      Excluir
  3. Oii, quase peguei esse livro de parceria mas fiquei com um pé atrás e acabei pegando outros títulos. Confesso que sua resenha me deixou curiosa...

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alê, tudo bem?

    Acho a capa desse livro bem legal. Entretanto, creio que a leitura não seja pra mim. Acho que o livro deve funcionar melhor com pessoas mais jovens que eu. Que bom que você gostou do livro!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É também gostei da capa. Não sei a sua idade, mas se não tiver um adolescenteno coração fica meio difícil mesmo rs
      Beijinhos da Alê.

      Excluir
  5. Gostei bastanteee!!
    Não conhecia, mas mega me interessei!
    E que bacana a sua forma de avaliar os livros ♥ ♥ ♥
    Ainda não tinha reparado.
    5 Harrys pra sua criatividade rs

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Harrys é a forma padrão da estante, todas nós usamos (todas mega fãs do bruxinho) hehehe. Beijos da Alê!

      Excluir
  6. Oi Ale!
    Segunda resenha que leio desse livro hoje e fico fascinada.
    Preciso conhecer essa história LOOOOGO!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal, minha lista de livros para ler esta lotando, cada resenha que vejo que só vai aumentando hahaha colocando esse na minha listinha

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
    www.legalmeenteruiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma dureza essa vida de blogueira literária. Ainda bem que no momento estou só fazendo as resenhas, se estivesse encarregada de comentar também seria o fim. Beijos!

      Excluir
  8. Fico surpresa que muitos livros estão sendo escritos pensando no público mais jovem e eles lêem bastante. Acho que livro bom mesmo não tem idade, mais jovem eu lia autores maduros e até hoje gosto dos livros de Alice, Nárnia, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah os livros para o mercado juvenil é o que mais se produz (eu acho). A questão é se são só os adolescentes que estão lendo esses livros [kkkk]
      Beijos da Alê.

      Excluir
  9. Olá, Alê.
    A cada nova resenha que leio do livro só aumenta a minha vontade de ler ele. A premissa é incrível e bem o que eu gosto de ler. Acho que vou ser daquelas que não vão pescar nada durante a leitura. sou dessas que nunca descubro nada até o final hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pesquei muito pouco Sil kkkkk depois que as pistas passaram é que eu vi que eram pistas. Beijos!
      Alê.

      Excluir
  10. Depois que vi a capa do livro eu fiquei apaixonada e sua resenha me deixou com mais vontade adorei.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  11. EU Quero muito ler fiquei interessadíssima e já me identifiquei com WILL

    ResponderExcluir