Capitão América: Guerra Civil


Foi com um imenso prazer que fui na Cabine de Impressa da Disney assistir Capitão América: Guerra Civil! E o cinema estava cheio de gente da imprensa, tinha até jornalista vestido com a camisa do Capitão América! Para vocês verem que quando se trata de filme de herói todo mundo acaba escolhendo um lado! 

Como muitos trailers já haviam mostrado, depois de uma ação mal sucedida em que Wanda acaba ferido inocentes, os governantes de vários países querem que os Vingadores sejam supervisionados e que suas ações sejam controladas. Cheio de culpa pelo o que aconteceu no final de Vingadores: Era de Ultron, Tony Stark /Homem de Ferro (Robert Downey, Jr.) acha que os heróis devem assumir seus erros e assinar o Tratado de Sokovia e tem o apoio de Natasha Romanoff /Viúva Negra (Scarlett Johansson), James Rhodes/Máquina de Combate (Don Cheadle), Visão (Paul Bettany), T'Challa/Pantera Negra (Chadwick Boseman) e até mesmo do pirralho Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland)! Já Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), a princípio fica receoso, afinal, o Capitão já foi manipulado pelo governo e tem certa resistência em relação ao acordo. No entanto, tudo piora quando o herói acredita que seu amigo Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) não é o verdadeiro culpado pelas acusações que sofre e assim, temos um Capitão considerado criminoso e traidor. Junto com ele estão Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie), Clint Barton/ Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Wanda Maximoff /Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen – ainda bem que alguma irmã Olsen se salva) e Scott Lang / Homem-Formiga (Paul Rudd). 


É evidente que nessa briga só quem sai perdendo são os próprios Vingadores e no final das contas o vilão da história é bem fraquinho, numa trama que até causa anticlímax. Como em todos os outros filmes do Capitão América, o tom é mais denso e tenso. O drama é muito maior que a comédia e que a ação, a narrativa não é rápida e intercala com excelentes cenas de lutas, principalmente quando a Viúva Negra está envolvida. Para corroborar com o clima mais humano e dramático, vemos um Stark visivelmente mais cansado, cheio de remorsos e culpa. Infelizmente, o personagem chegou a me lembrar muito do Batman com seu “mimimimi” (tá bom admito, sou do time do Capitão América)! 

Aliás, falando em time, cada um tem suas armas secretas, de um lado o Homem-Aranha e do outro o Homem-Formiga, que serviram como alivio cômico da trama, principalmente quando acontece o embate entre as duas equipes. Apesar de toda a carga dramática, alguns diálogos realmente são divertidos, como quando Stark encontra Peter Park e fala tudo aquilo que muita gente pensou sobre o Aranha, ou quando os próprios heróis fazem piadas sobre seus poderes, ou falta deles. 


O Homem-Aranha foi muito bem introduzido na trama e até eu que já estou cansada do herói acabei curtindo sua participação. E vale destacar que Chris Evans está cada vez melhor como Capitão América e que o filme também soube destacar de um forma mais discreta o relacionamento de Wanda e Visão. 

Enfim, a Marvel executa muito bem a trama, mostrando que sabe planejar seus filmes, construir seus personagens ao longo das histórias individuais, com excelentes cenas de ação com um enredo bem elaborado. Claro que vale lembrar que não é um filme da série Os Vingadores e sim um longa do Capitão América (ainda que tudo esteja ligado) e que por isso mesmo o tom é mais introspectivo, mas ainda assim excelente!

Dados do filme:
Capitão América: Guerra Civil
Título Original: Captain America: Civil War
Ano: 2016
Distribuidor: Walt Disney Studios 
Diretor: Anthony Russo e Joe Russo

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Oi...
    É curioso que não tenho muito costume coma as histórias do Capitão America, acredita? Rsrs...Sempre vejo vários filmes de super herois, mas, desse acho que realmente nunca vi nada(zombem de mim)!
    Adorei seu post e provavelmente assistirei ao filme.

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que legaaaal, deve ter sido demais. Ai que ansiedade!!
    Vi seu canal hoje e adorei. Você é um doce <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive chance de assistir a esse filme, mas sendo da Marvel, só pode ser bom né. Adorei a resenha!
    Te indiquei pra um prêmio lá no blog, vem veer :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/04/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Bom, já simpatizei com você sendo TeamCap UIHAHSUAHSHAI ♥
    Mas enfim, eu não curti muito os filmes do Capitão América e acabei nem animando de assistir este ultimo. Vejo todos falando mas fico bem perdida. rs

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele, tudo bem?
    O Capitão América é o meu herói preferido! Com certeza também ficarei do seu lado, quando for assistir ao filme.
    Gostei de saber o que posso esperar de mais este embate dos nossos heróis.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não sou a maior conhecedora do assunto, mas adoro ver as disputas online. hahaha Estou curiosa pelo filme!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nossa tenho a impressão que somente eu não curto muito esses filmes rssrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Vendo o trailer e lendo a adaptação das HQs de Guerra Civil, já desconfiava que o filme seria diferente das HQs. Mas ainda assim vou assistir #TeamCap
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi, Michele!
    Stark sempre salva qualquer coisa? Ele é hilário, pra mim é o melhor vingador!
    Mas ainda não assiti ao filme, estou super ansiosa! :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acredita que estou saindo jaja de casa para assistir esse filme??? Estou super ansiosa!! Adorei seus comentários. Acho muito massa quando tem esses filmes de super-heróis e o shopping enche de pessoas fantasiadas hahahaha
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Michele =)

    Vou assistir só na terça-feira =( e por isso não li sua resenha pois já estou ansiosa e não quero ficar mais ainda rs...

    O Capitão América é meu herói favorito da Marvel <3 e espero que ele não morra por que senão vou ficar muito triste e muito p* da vida XDD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi
    legal que você já assistiu o filme e eu estou louca para assistir ele, mas nem sei quando já que na onde moro não tem cinema já que é uma cidade pequena, mas gosto de filme com Heroes e esse tem personagens muitos interessantes, não queria escolher só que eu adoro o Capitão America.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Mi! Eu preciso ver, eu sou gamada nos heróis da Marvel e os filmes do Cap e dos Vingadores sempre foram meus favoritos, agora com todos juntos deve ter sido maravilhoso.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Mi,
    Nem preciso dizer que estou doida para assistir, apesar de saber que nada 'grave' deve acontecer haha
    Os filmes do Capitão são meus favoritos, acho mais sérios e coisas na medida certa...TemCap haha e TeamViuva sempre!

    Curiosa para ver as zoeras com Homem Formiga e o Peter.

    Amei a crítica.

    tenha um ótimo final de semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Estou muito curiosa para ir assisti-lo, embora algumas pessoas tenham dito que ficou totalmente diferentes da HQ e do livro e que não tem nada de guerra, massss, como não li nenhum dos dois, continuo animada! hehehe
    PS: não me fala em mimimi, sou TeamIron e acho o Batman um chato! kkkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei da critica, mas ainda estou com receio.

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Michele.
    Ainda não assisti ao filme, mas tenho lido críticas bem positivas, assim como a sua. Principalmente em relação ao trabalho de longo prazo de conexão das tramas da Marvel (elemento em que a DC está pecando até agora).
    Preciso conferir o filme para ter uma opinião melhor, porém, pela sua resenha e pelo que conheço da drama, promete ser um ótimo filme.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Michele.
    Eu gosto do homem aranha e nunca enjoo hehe. E não tenho interesse em ver esse filme. Não sei dizer qual gosto menos, do Capitão America ou do Homem de ferro. Os dois são muito chatos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Olá, Michele.
    Eu não sou muito chegada em filmes de heróis mas ultimamente tenho estado bastante inclinada a assisti-los.
    Um ponto positivo, ao meu ver, foi a inserção do Homem-aranha na trama. Sempre o vai como um herói solitário. Mas diferente de você, sou do time do Homem de ferro.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  20. Oi Michele,

    Assisti o filme sexta e adorei!!! Assim, é um filme do Capitão América, mas poderia ser Homem de Ferro 4, o Stark e sua amizade com o Aranha rouba a cena totalmente; tudo está ligado a ele. Eu, como team Stark, adorei isso.

    Só senti falta de no final, explicarem melhor o que aconteceu com a Wanda, a Viúva Negra, Arqueiro... Deu final pros mais importantes e os outros?? Só tenho essa ressalva, o resto vale muito a pena ver.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  21. Um ótimo filme! Concordo com tua posição. Achei muito boa a introdução do Homem-Aranha, mas também gostei da introdução do Pantera Negra no filme. Com certeza um dos melhores da Marvel. Abraços!!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir
  22. Oii Michelle!!
    Vc é team Capitão?? NOOOO!! TEAM IRON MAN!! Yesss!!
    Brincadeiras a parte, eu nem assisti esse filme ainda, eu ia no cinema esse fds, mas acabei desistindo, o frio + minha cama + chá + livros = combinação perfeita, melhor que ir ao cinema no frio haha...
    Na sua resenha você detalhou pontos da história que eu desconhecia, fiquei mais animada para assistir agora...

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir