Mogli - O Menino Lobo [Resenha do filme]

Conferimos Mogli - O menino lobo na cabine de imprensa da Disney
Pra quem ainda não conhece a história do clássico Menino Lobo (The Jungle Book), a trama gira em torno do personagem principal, Mogli (Neel Sethi), uma criança criada na selva por uma família de lobos, mas é forçado a abandonar o único lar que conhece, quando o tigre Shere Khan (voz de Idris Elba) ameaça a alcateia por causa de sua presença.

Durante todo o enredo acompanhamos a difícil jornada de Mogli em busca de um lar, de uma família, de um lugar que ele possa ser quem realmente ele é. Mogli pode se adaptar bem ao ambiente que o rodeia, tanto que até pensa em viver com as tartarugas, ele se força a ser um lobo, mesmo não sendo um. E Mogli sabe quem ele é, ele sabe que é humano, mas gosta de considerar a selva seu lar, os lobos sua família, mas não quer prejudicar quem ele ama e no fundo sempre acaba sendo humano, afinal, ele usa as ferramentas da natureza a seu favor, como o ser humano tem feito desde sempre. 


Existe, obviamente, toda uma humanização dos animais e até vemos que eles exploram Mogli para conseguir o que querem. No entanto, também acolhem quem os ajuda, amam, são leais e companheiros. Tudo bem ao estilo Disney, que apesar da superficialidade da selva quando o tema é caça e extinto animal, também não deixa de fora as próprias questões ligadas à natureza humana e animalesca. Não existe uma ideia de "somos todos amigos" na selva e a parte da sobrevivência animal está lá, mais leve, mas ainda está lá. Fato inclusive citado na questão da “Trégua da água” que é quando os animais se juntam para matar a sede e não podem naquele momento caçar. 

Se a primeira animação de Mogli – O menino Lobo (1967) já nos dá vontade de ir correndo ler o romance de Rudyard Kipling, com certeza agora em 2016 não é diferente. E falando na animação, a Disney conseguiu manter a linha clássica com toques mais modernos. O 3D realmente nos coloca na selva, com direito a ver mosquitinhos perto da água! E até senti-los! Ah não, me desculpem, esses foram o do cinema mesmo!


Vale destacar, além da excelente parte técnica, a trilha sonora que manteve as músicas da animação original. Particularmente é a parte que mais em entedia no filme, mas eu sei que as crianças adoram!

Neel Sethi está excelente no papel, é uma criança expressiva e bastante carismática! Balu (Bill Murray) continua sendo um dos meus personagens preferidos e o Baguera de Ben Kingsley também está ótimo. Aliás, o longa é repleto de personagens carismáticos! E por ser um filme que retrata questões humanas de maneira agradável e divertida, acaba sendo um longa para crianças e adultos.

Do modo que termina e por tudo que as notícias indicam, em breve teremos Mogli 2! Ainda bem!



Dados do filme:
Mogli - O Menino Lobo
Título Original: The Jungle Book
Ano: 2016
Distribuidor: Disney
Diretor: Jon Favreau

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. fiquei curiosa. eu sofri muito com mogli qd vi qd era criança. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida para assistir esse filme desde que vi o trailer! Infelizmente ainda não chegou na minha cidade, espero que venha em breve!
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi!
    Adorei o enredo, apesar de não gostar tanto de filmes assim. Acho que vou curtir esse, só pela sua animação eu fiquei bem curiosa pra ver :D
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Olá, Michele.
    É tipo uma refilmagem então,não é uma história nova? Eu não assisti a outra e acho que não vou assistir essa. Talvez assista quando passar na tv e não tiver outra coisa para fazer hehe. Não gosto muito de filmes assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é história nova não, mas foi bom mesmo assim rs

      Excluir
  5. Oi Mi! Confesso que Mogli nunca foi um personagem da Disney que curti, mas se a produção foi bem feita, gostaria de conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, acho que preciso correr para ir vê. Eu adoro o cinema voltado para as crianças, curti Mogli quando era pequena, tenho vontade de ler "O livro da Selva", sua resenha foi um convite lindo Mi. E a trilha sonora aaaah eu devo ser criança porque amoooo!

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui muito fã do mogli quando criança, agora com esse filme eu tenho certeza que vou gostar. Mal poso esperar pra assistir!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando vi o trailer eu cheguei a ficar emocionada, eu lembro do primeiro filme mas a Disney tem o dom de transformar os filmes voltados para as crianças em marcantes histórias. Olha eu amei a trilha sonora hahahaha acho que sou uma eterna criança, e quando tem musiquinha aí mesmo que me apaixono.
    Adorei a resenha e agora estou mais ansiosa para assistir.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi,
    Eu to louca pra assistir e ler.
    Assistir na linguagem original pra ouvir Idris e Scarlett porque né... HAHA
    Esse menino parece ser encantador e já ta com emprego garantido, olha só.
    Amei tua crítica.

    P.S.: Obrigada Mi, pelo apoio lá na postagem e suas palavras. Hoje em dia, sou meio que nem você, confio desconfiando por coisas daquela maneira. O jeito é bloquear a negatividade, os pensamentos doentes e se afastar. Acho que nosso corpo e intuição sempre alertam, a gente que não presta muito atenção. #Oremos haha

    Obrigada ♥
    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    nunca gostei muito desta história, mas adorei seus comentários. Quem sabe nesta versão ficou melhor, vou conferir.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi,
    Confesso que não conheço a história mas to vendo que já passou do tempo para conhecer.
    Dica anotada! ;)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A Disney sempre faz filmes maravilhosos. Tenho certeza que vou curtir assistir esse filme. Acredita que nunca assisti ao desenho clássico?
    Abraços Mi!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Michele! Eu vi o trailer na última vez que fui ao cinema e achei lindo! Não lembro se cheguei a ver a animação quando era criança, mas estou bem empolgada para ver esse. Bom saber que o 3D vale a pena.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Que bom que gostou desse filme, quero assistir ele e deve ser bem legal assistir ele em 3D
    e cheio de aventura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi :D
    Aaaah, não acredito que até no cinema tem mosquito atazanando hahahah
    Não é uma história que fez parte da minha infância mas estou muito curiosa pra ver!
    Bom saber que o 3D valeu a pena.
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Comentei em algum blog mais cedo que a história dele nunca foi uma das que eu mais curti, mas depois de ler seu post eu acabei ficando até curiosa de ver o filme. Espero acabar gostando.Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, Michele.
    Estou bastante curioso para essa refilmagem. O enredo é maravilhoso e quero ver como a história foi reacomodada dentro das novas tecnologias. Pelo visto, isso foi feito muito bem.
    Espero conferir o filme em breve.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  18. Oi Michele,

    A animação é tão boa que a parte da trilha eu acho que foi pra mim, mesmo eu não sendo mais criança. kkkk
    Não sei se verei no cinema, mas quero assistir sim e quem sabe ler o livro, que ainda não conheço.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir