As aventuras de Sargento Verde [Resenha Literária]


Sabe quando você vê um livro e automaticamente pensa: PRECISO LER ESSE LIVRO!?!? Pois é, aconteceu exatamente isso quando vi a Editora Biruta lançando As Aventuras de Sargento Verde. Sargento Verde é um personagem das nossas narrativas folclóricas brasileiras, trata-se de uma menina que se disfarça de menino usando roupas verdes e acaba se tornado objeto de interesse de uma rainha sendo obrigada por ela a realizar várias missões impossíveis.

Conheci essa personagem do nosso folclore quando li "Histórias de Tia Nastácia" de Monteiro Lobato e me encantei com ela e fiquei ansiosa por conhecer essa nova versão da história feita pela Helena Gomes e, sinceramente, achei essa versão século XXI genial.


A história contada em "As aventuras de Sargento Verde" funciona como um verdadeiro trabalho de tecelagem, pois para o compor a autora pegou sete diferentes histórias do nosso folclore e cerziu uma a outra para montando apenas uma narrativa com começo, meio e fim, na qual se conseguiu bordar amor, mistérios, aventuras, fantasia e reviravoltas incríveis.


Como na narrativa de Lobato, Sargento Verde é uma menina que se veste de menino e acaba vivendo no palácio e acaba virando objeto de amor da própria Rainha. No entanto, Helena Gomes incrementa a narrativa, inclui uma valorosa parceria com o príncipe mais novo e costurando outras narrativas constrói um romance entre eles em meio a várias aventuras.


Nessas aventuras Sargento, menina cheia de habilidades físicas e intelectuais, enfrenta dragões, monstros marinhos, fadas, bruxas, transformações mirabolantes e até mesmo problemas de memória. Ela salva pessoas e é salva, ajuda e é ajudada, vence e é vencia utilizando por horas a identidade de homem, por horas a de mulher e nos melhores momentos uma mistura das duas em uma aventura na qual personagens bipolares não existem, o mau não é absolutamente mau e nem o bem absolutamente bom.


A Helena Gomes e a Ágatha Kretli entregam ao público um livro nada menos que excelente, uma com seu texto preciso, muito enxuto, livre de machismo e muito consciencioso, a outra com ilustrações belíssimas encantando os olhos e a imaginação. Indico As aventuras de Sargento Verde para todos os amantes de uma boa aventura.


Dados do Livro

As Aventuras de Sargento Verde
Autoras: Helena Gomes
Ilustradora: Ágatha Kretli
Ano: 2016

Esse livro nos foi gentilmente cedido pela Editora Biruta!


Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

17 comentários:

  1. Oii Michele!!
    Adoro folclore, quando criança ficava lendo muitos livros sobre folclóricas brasileiras... Hoje perdi o habito desse tipo de leitura, mas fiquei bastante interessada nesse livro da resenha, adorei a edição a capa e as folhas são muito bem trabalhadas!!
    Eu preciso ler As Aventuras de Sargento Verde, adorei!!

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pandora.
    Desde que vi o lançamento da obra, estava bastante curioso. Pelo visto, vou amar a obra. Adoro quando os adores se utilizam da nossa cultura para criar livros tão belos. Sem falar que a ideia de recontar vários mitos em apenas um livro é genial.
    Quero conferir, sem dúvidas!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Olá, flor, tudo bem?

    Caramba ler sua resenha em fez lembrar de tantas coisas *-* incrível como estorias tão simples fazem toda a diferença, confesso que não me lembro bem de o sargento verde no nosso folclore, todos anos minha escola realizava eventos e trabalhos sobre folclore, e uma pena eu não me lembrar, mas gostei da premissa, da ideia principal do livro, ainda mais sendo o sargento uma mulher<3 adorei a resenha assim como as fotos, fiquei curiosa.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que fantástica essa diagramação da editora. Estou aqui desejando ler e invejando a obra hahaha.
    Parabéns pela resenha.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista de Maio. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
  5. Olá Pandora,
    Apaixonada por esse verde, nossa não conhecia o infantil.
    Gostei da proposta e da edição. Ainda não li nada dessa editora.
    Ótima dica.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu nem conhecia ainda esse folclore! Parece uma leitura bem leve e rápida, fiquei curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que livro maravilhoso *O* que diagramação luxo <3333 Fiquei apaixonada. Já quero muito, não conhecia, fiquei fascinada.
    Beijos.

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pandora!
    Eu não sabia dessa história dentro do Sítio do Pica-pau Amarelo, mas gostei muito da premissa. Muuuuuuito avançada para aquela época em que foi contada pela tia Nastácia hein
    Esse verde tá lindão (e olha que não sou muito fã da cor)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oie Pandora =)

    Não conhecia o livro, mas achei ele uma graça *--*
    Além disso, amo o Sitio do Pica-Pau Amarelo <3.
    Fiquei super curiosa para ler esse livro agora!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Oi Pandora! Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante e a história é bem atual, onde podemos ver uma menina empoderada que mostra que pode ser tão boa quanto um menino. Não conheço muito do folclore, apenas dos personagens mais famosos e gostei muito dessa dica valiosa de leitura. Nosso país é tão rico de histórias, porém pouco valorizado pelas escolas e pela mídia no geral. Resenha simples e perfeita!

    Beijos

    Vivian San Juan

    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que demais esse livro!
    Eu não conhecia, gostei bastante da resenha e fiquei instigada a ler.
    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  12. Ahhh que livro incrivel! Fiquei em duvida de solicitar esse e o o outro que resenhei no meu blog tbm, mas estou adorando o catalogo da editora :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Michelle, tudo bom?
    Nunca havia ouvido falar de As Aventuras de Sargento Verde, mas fiquei bastante curiosa principalmente ao saber que a história foi baseada em releituras de nosso folclore. Raramente vejo livros que trazem essas lendas e me perguntava se algum autor, um dia, se interessaria em trazer isso para cá! Estou super feliz com essa descoberta e muito curiosa para ler As Aventuras de Sargendo Verde <3
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Vim retribuir a visita e conhecer o blog. Confesso que nunca ouvir falar nesse personagem do nosso folclore. Adorei a resenha e fiquei bastante interessada em conhecer melhor as Aventuras de Sargento Verde.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? nunca ouvi falar desse sargento verde, para você ver quão pouco sabemos de nossa própria cultura, gostei muito de ver alguém falando sobre nosso folclore, com certeza quero ler esse livro!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Pandora!
    Que livro mais lindo!!! Não conhecia a história da Sargento Verde, que legal!
    Eu já li um outro livro da Helena Gomes que adorei, fiquei com vontade de ler esse também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, Pandora.
    Esse livro parece ser lindo. Tanto por fora, com essa capa incrível e essa edição linda, como por dentro. A história parece ser ótima. Não é um livro que seja muito indicado para minha idade, mas que já entra para minha lista de futuras leituras.
    P.S. Tem resenha do livro que você ficou interessada lá no blog

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir