O escaravelho do diabo [Resenha do filme]



A Coleção Vaga-Lume marcou minha infância/adolescência como a de muitos e em consideração a ela não podia deixar de ir ao cinema para assistir a adaptação de O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida, mesmo sem lembrar nadinha da história (os livros de Marcos Rey sempre foram os meus favoritos, então basicamente minha memória só conservou os dele). Provavelmente isso foi bom, porque levando em conta como eu sou enjoada pra adaptações, certamente eu implicaria demais e não teria gostado do resultado como gostei. 

O filme não deixa nada a desejar pros filmes infanto-juvenis americanos. Aliás, acho que até ganha deles. Com a história muito bem estruturada e as devidas modernizações tecnológicas, o filme é capaz de agradar toda a família. Não é aquele suspense bobo que distrai crianças e faz os adultos acharem um saco ver aquilo. Não, o mistério é consistente, digamos assim, e o enlace final não deixa a desejar. A bem da verdade, acho que a Coleção Vaga-Lume sempre agradou por não ter enredos bobos, então realmente fascina jovens e ávidos leitores. O diretor Carlo Milani conseguiu manter isso. 

Procurando aqui mais sobre o histórico do livro, descobri que muita coisa mudou do enredo original, mas a descoberta que realmente me encantou foi: a história originalmente foi publicada na revista O Cruzeiro em capítulos durante o ano de... (suspense)... 1953! Ou seja, uma história capaz de agradar diferentes gerações certamente merecia uma adaptação, hein? Demorou mas veio, isso é o que importa! E parece que vem mais por aí.

Certamente o mais legal da adaptação é a diversidade do público. Apesar de eu estar sozinha na sessão do cinema, tenho certeza que leitores de todas as idades pretendem ver o filme (se ainda não viram) e matar um pouco da saudade de um dos livros que nos formou enquanto leitores. E quem não leu? Não tem problema! Talvez seja até melhor: o filme certamente vai fazer muita gente redescobrir a coleção que há décadas preenche prateleiras de bibliotecas escolares. Leve pai, mãe, irmão, tia, filho, avô pra fila do cinema, tenho certeza que todos vão gostar (e olha que eu sou enjoada, hein?)




Dados do filme:

Título original: O escaravelho do diabo
Duração: 90 minutos
Diretor: Carlo Milani
País: Brasil
Lançamento: 2016
Indicação: 12 anos


Compartilhe no Google Plus

Sobre Ana Seerig

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

15 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Eu não li essa série quando criança, mas quando soube do filme, fiquei louca pra assitir.
    Realmente, pelo trailer, ele não deixa a desejar aos blockbusters americanos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. quero muito ver. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Eu não conhecia o livro e fiquei sabendo do filme apenas quando fui ao cinema. Fiquei curiosa em saber sobre o que se tratava o filme, mas não cheguei a pesquisar. Achei bem bacana encontrar a sua resenha sobre ele porque acabei me lembrando e assistindo o trailer :D
    Parece ser um filme bem interessante com um mistério e suspense. Fiquei curiosa! Quando tiver a oportunidade, vou assistir :D
    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  4. Como assim sozinha na sessão??? Menina, acho que o cinema nacional esta totalmente desvalorizado, né?
    Bom, eu nunca tive a chance de ler este livro e achei legal o trailer. Ainda não tinha visto e quando sair na tv vou tentar conferir.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, bem estruturada, parabéns.

    Tá rolando um sorteio no meu blog, da uma olhada ;)

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana.
    Os livros do Marcos Rey também eram os meus favoritos. Eu demorei para ler esse porque tinha o nome diabo no título, mas quando li vi que não tinha nada a ver. Não sabia que a história era tão antiga. Assim que der eu vou assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Amava a série e fiquei feliz ao ver um dos livros adaptados, mais ainda por saber que foi bem feito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Não tive a oportunidade de ler os livros, mas confesso que tenho muita curiosidade em assistir o filme! Parece ser um filme bem legal, fiquei curiosa para conhecer a história!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    HAHA a minha escola indicava a maioria dos livros do Marcos Rey também.
    Esse nunca indicaram, mas ainda tenho interesse em ler.
    Gosto de suspense então assistiria o filme e gostei do trailer, também.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oii Ana,
    Nossa eu me lembro desse livro na minha infância, mas não cheguei a ler ele, não sei porque e agora com essa adaptação eu fiquei com vontade de fazer a leitura, o filme parece que é muito bom...

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,

    Acho que sou uma das poucas que não leu esse livro, ou mesmo conhecia essa série vaga-lume, fazer o que. kkkkkkk O filme eu to curiosa justamente por causa dessa movimentação com a adaptação literária. Vou ver com certeza.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Eu estou morrendo de vontade de asssistir a esse filme! Pelo contrário de você, ainda não li o livro, mas , mesmo assim quero assistir.
    Bjo

    coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, oi Ana!
    Não me lembro desses filmes, na verdade eu tenho um medinho de algumas coisas assim hsuahsua
    Fiquei curiosa pelo enrendo, vou procurar ver ele!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  14. Quero assistir esse filme, lembro de ter lido o livro na minha adolescência e achado a história muito boa, fico feliz que tenha virado filme.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  15. Eu li este livro na minha infância, não lembro de nada, só que gostei muito. Quero muito ver o filme também, adorei a notícia.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir