A canção da espada [Resenha Literária]


É como diz Uhtred, o destino é inexorável e no quarto livro das Crônicas Saxônicas, A Canção da Espada, nós temos a comprovação desta regra que rege a vida do saxão com alma dinamarquesa, Uhtred de Bebbanburg.

Tudo que Uhtred quer é ir para casa, reconquistar o seu lar e viver em paz, apesar de ter no sangue e na alma o júbilo da batalha, da guerra que faz sua espada cantar. E quanto mais ele tenta ficar longe do Rei Alfredo, para mais perto o destino o leva e mesmo sem querer, mesmo sabendo que ele poderia trair Alfredo, ser traído por seus amigos e ser protegido por seus inimigos, ele é levado a ajudar o Rei. E o Rei agora quer que Uhtred lute e conquiste Lundene para que ele possa dá-la para Æthelred que vai se casar com a filha do Rei, Æthelflaed. Alfredo sabe que Uhtred é o estrategista e o guerreiro certo para conquistar a cidadela e dá a ele poderes para tal, mas não o suficiente para que o Guerreiro pense que o Rei goste ou confie nele, assim como ele não gosta do Rei e não confia nele também.


Æthelred é primo de Uhtred e inveja sua capacidade de raciocínio e luta e o protagonista sabe que não pode confiar no primo, que pode ser traído por ele apenas para mostrar quem manda, já Æthelflaed é pra Uhtred como uma irmã, apesar de seu pai não significar nada para ele, principalmente por não concordar com o comportamento e a fé do Rei que leva Padres para a batalha, acha que uma oração ganha a luta e que admite que o marido bata na mulher para que ela aprenda a lição. Uhtred apesar de ser brutal não é um covarde, ele tem qualidades e honra, mesmo com seu pior inimigo.

Em meio a luta, a disputa de poder, a parede de escudos, o sangue que jorra dos guerreiros, a negociação com os inimigos, a estratégia de guerra e a consciência de que pode morrer a qualquer momento, Uhtred conta sobre sua mulher, sua vida, seus filhos, suas preocupações, expõe toda sua honra e fraquezas. O heroi sabe ser um bom articulador, sabe ser maldoso e irônico, cínico, justo e generoso e muitas vezes dá spoilers sobre seu futuro, o que nos dá uma visão do caminho do guerreiro.

A Canção da Espada é tão intenso quanto os outros livros que contam as aventuras de Uhtred e acompanhar este guerreiro da ficção que se mistura à história da Inglaterra é fascinante.


Dicas:

Para quem quiser saber sobre os livros anteriores é só clicar aqui, aqui e aqui 

O Nono livro, Guerreiros da Tempestade está em pré-venda!

Para quem quiser saber mais também pode ver a série baseada nos livros, The Last Kingdom, já tem uma temporada e foi renovada para a segunda.


Dados do Livro:

Título: A canção da espada - Crônicas Saxônicas Volume 4
Título Original: Sword song
Autor: Bernard Cornwell


Marise
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

26 comentários:

  1. Oi Mi e Marise, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Não acredito!!! Marise, você sabe quantos livros serão ao total? Eu acabei de comprar o box que vem 7 livros e jurava que a série estava completa e agora fui surpreendida com mais dois volumes!!! Risos... Se eu soubesse, teria esperado a um box com a série completa. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas seu texto demonstra que o enredo é forte e os personagens muito bem construídos. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, eu não sei quantos são! Quando eu ganhei o box só tinham 7 livros, logo depois saiu o 8 e agora o 9, é desesperador, rsrsrsrsrs. Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Oi, Marise!
    Eu tinha muiiiiita vontade de ler As Crônicas Saxônicas, mesmo não gostando da narrativa que conheci do autor em O Rei de Inverno. Mas depois que assisti a série e conversei com algumas pessoas que leram os livros, a vontade sumiu :( Eu estava esperando algo meio como a série Vikings, acho. Me desapontei. E também estou muito acostumada com protagonismo feminino e.e
    Mas fico feliz que tenha sido um bom livro para você! Espero que a série continua em alta nas suas leituras.

    bjs
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibs, eu primeiro vi a série das Crônicas, ai me indicaram Vikings e eu também assisti, eu acho os livros bem parecidos com a série Vikings, é o mesmo tipo de ação, o mesmo tipo de história, inclusive porque conta a história dos dois inimigos. Eu adoro a série Vikings e acho que os dois valem muito a pena! Mas é claro que isso sou eu, né? Entendo que não te atraia. Obrigada por comentar.

      Excluir
  3. Nossa, curti muito a resenha, fiquei bastante instigada :o
    Fui conferir o blog e vocês resenham livros todos os dias? :o

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, que bom que gostou da resenha.
      A turma aqui gosta de postar, de ler, de assistir séries, de quadrinhos, tem de tudo quanto é gosto! rsrsrs.

      Excluir
  4. Olá, Marise.
    Essa série me interessa bastante, principalmente por ter personagens bem trabalhados e ainda abordar, de certa forma, a história da Inglaterra. Só me assusta um pouco a extensão da série.
    De toda forma, pretendo conferir a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me assusta também a quantidade de livros e fico pensando se o autor vai ter fôlego suficiente para manter o leitor interessado, mas até agora ele tem me conquistado. Obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Oi, Marise!
    Quando eu penso em começar a série, descubro que ela já tem NOVE LIVROS. Como eu sei que vale a pena, vou fazer esse "sacrifício"
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, sacrifício é comprar, ler é fácil, espero que goste tanto quanto eu. Obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Nossa, a saga é bem longa, né? Haja criatividade! As capas são lindas, mas não sei se eu particularmente gostaria muito da história. Mas pros fãs do gênero, certamente essa quantidade de volume não é problema, até empolga a ler sabendo que a história ainda vai render bastante!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu fico feliz sabendo que Uhtred vai tão longe já que sou apaixonada pelo personagem!
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Oi, Marise!
    Já ouvi maravilhas desse autor, gosto bastante do gênero e confesso que quero muito ler os livros dele, apesar da saga ser bem grandinha. rsrsrs

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande mesmo, enorme, mas tem me conquistado mais a cada livro.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. Marise!
    Admiro a quem gosta desse gênero e talvez prefira assistir a série baseada nos livros do que me aventurar pela leitura dessa saga que já vai para 9 volumes.rs
    Apaixonada pelas suas fotos e os acessórios que são maravilhosos. Parabéns !
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Irene!
      É uma grande aventura mesmo ler sobre Uhtred, adoro. bjs

      Excluir
  9. Olá, Marise.
    Fiquei com vontade de conhecer essa série desde que vi a sua primeira resenha dela. Mas são tantos livros que até desanima hehe. Mas por outro lado aprece valer a pena. E esse monte de nome parecido? Até me confundi hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, e como se pronuncia estes nomes? rsrsrs Eu não faço ideia! Eu leio e nem sei se estou lendo certo! E sim, vale a pena cada palavra, eu acho. Obrigada por comentar.

      Excluir
  10. Marise!

    Primeiramente tenho que dizer que as fotos para a postagem deixaram tudo muito lindo e chamativo, isso foi ótimo porque me trouxe a ler e eu gostei dessa sua resenha. Sou muito critico em personagens e gostei de saber desse herói. Gostaria mesmo de ler esse livro com nomes impronunciáveis.

    El Costa (Nova exploração em #MalucoPorTeatro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabryel, obrigada por comentar. Espero que você venha a conhecer este heroi.

      Excluir
  11. Oii Marise, tudo bom?
    Cá estava eu lendo sua resenha quando de repente não estava entendendo nada. Voltando lá para cima percebi que se tratava do quarto livro de uma saga e aí estava explicado a minha confusão, haha. Tenho que ler as resenhas dos outros! Apesar disso do que li a série/saga (?) me fez lembrar um pouco GoT. Parece bom *-*
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, no quesito morte parece mesmo com Got e também na parte de política e ódio, acho que tem tudo a ver mesmo. E é mesmo uma série e tem nove livros até agora, eu só li até o quarto, mas logo vou para o quinto. Obrigada por comentar.

      Excluir
  12. Olá, Marise! Tudo bem?

    Não fazia ideia que essa série/saga era tão grande, mas sempre tive curiosidade em relação ao enredo. Todos que leem falam super bem, e isso me faz ficar realmente curioso sobre a obra.

    Um ótimo fim de semana! E não deixe de conferir o recomeço do meu blog: https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Marise!
    Menina, que fotos lindas! Super resenha, adorei. Eu conhecia a saga de ouvivr falar, mas nunca tive coragem pra começar a leitura. Séries numerosas me intimidam, confesso! haha... Mas quem sabe logo não me animo e encaro essa aventura? A arte do livro também é sensacional *-*

    Um beijo,
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Li até o segundo livro e curti. Gostei também muito da série, o Uhtred ficou muito bom!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  15. Eu já tenho essa série mas ainda não comecei a ler. Fico animada em saber que os livros mantém um bom ritmo. Sou fã desse autor, acho que ele consegue escrever as cenas muito realismo e e ao ler a resenha fico com muita vontade de iniciar a leitura da série.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir