Em algum lugar nas estrelas [Resenha Literária]



Muita gente conhece ou conheceu a Darkside Books por seus livros de terror, inclusive eu, porém, nem só de terror vive essa editora. Recentemente a Dark lançou e vem investido em uma linha chamada DarkLove, por meio da qual a editora convida o público a se deter em histórias nas quais o fantástico existe para colocar em evidencia a sensibilidade humana. São histórias escritas por mulheres dotadas com a capacidade de explorar culturas e épocas diferentes da nossa.

É da experiência de criar esse selo, com essa peculiaridade que emerge Em algum lugar nas estrelas da Clare Vanderpool. Ambientado no Maine em fins da década de 1940, mais especificamente no período pós-Segunda Guerra Mundial, ele conta a história do encontro e da construção da amizade entre dois meninos, Jack e Early quando ambos viviam tanto a delicada passagem da infância para a adolescência como a difícil tarefa de lidar com a perda de entes queridos.


Toda a história é contada em primeira pessoa por Jack, em algum lugar do futuro ele conta como se mudou do Texas para um internato no Maine após a morte da sua mãe e em meio a seu luto encontrou o "garoto mais estranho do mundo", Early Auden. E como não se apaixonar por Early? Esse garoto é uma fábula, possuidor de uma forma particular de ver e interpretar o mundo, tem qualquer coisa semelhante ao Sheldon do seriado The Big Bang Theory, então podemos especular que ele seja autista autista. Mas o certo é que o garoto é misterioso, genial, levemente desamparado, sensível, e musical.

Quem já teve a honra de conviver com a particularidade de um autista sabe o quanto eles possuem ama forma particular de ser e está no mundo, como eles compreendem de uma forma muito peculiar as pessoas a sua volta. Early, por exemplo, usa o número irracional Pi que começa com 3,14 e segue até o infinito, para ele essa sequência numérica é a narrativa da história de um rapaz em uma jornada. O herói Pi sai da casa de seus pais para descobri o mundo, se perde e precisa voltar para casa guiado pela "Ursa Maior", tal como alguém muito especial para Early.


Estando perdido esse alguém perdido, tal como Pi, urge para Early a necessidade de sair em busca dele. E é isso que os meninos fazem, se metendo no meio da floresta de pinheiro do Maine, através do Rio Kennebec, enfrentado o clima e encontrando pessoas, outras histórias e uma aventura sensível e redonda na qual as estrelas, a Ursa Maior, e Billie Holiday ganham um novo sentido para o leitor.


Clare Vanderpool é uma autora dotada de uma escrita difícil de ser encontrada. Ela consegue ser sensível, sem ser piegas, ser completa sem ser prolixa, nos conduz com graça por meio do passado e do presente desses meninos e de todas as pessoas com as quais encontram pelo caminho. Ler seu livro foi uma  jornada para mim, um momento de relaxar, desconectar da realidade e viajar para esse passado recente e para qualquer lugar na infância.

A leitura de Em algum lugar nas estrelas foi o que chamo de "uma experiencia única" a qual sei que vou repetir muitas vezes ao longo da vida, pois essa história é daquelas capazes de aquecer em dias frios, refresca em dias quentes, sensibiliza em dias de incessibilidade e nos dá um pouco de fé. No final da leitura, depois de mais uma vez me deliciar com a arte, a solidez da capa, os detalhes minuciosos na parte interna, o marcador incrível, o fato de cada capítulo ser aberto com uma constelação, devolvi o livro a embalagem em que chegou na minha casa. Coloquei a obra em um lugar de honra e comecei a escutar Billie Holiday, pois chovia e "quando chove é sempre Billie Holiday". Leia o livro, e você vai entender o porquê e vai amar!



DADOS DO LIVRO

Titulo: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autora: Clare Vanderpool 
Ano: 2016

Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. O livro parece ser bom, dessa editora só tenho uma edição lindíssima três em um de Star Wars. ( Que ainda não li kkkkk ) Parabéns pela resenha!

    Meu blog: http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/03/resenha-uniao-de-coracoes.html

    Espero sua visita <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pandora, tudo bem?

    Eu ia morrer sem saber que o Sheldon é autista! Oo
    Eu tinha visto algumas divulgações desse livro, mas essa é a primeira resenha. Me pareceu um livro bem denso mesmo, que faz a gente mergulhar na história.
    Palmas para a autora que conseguiu construir uma trama tão interessante!
    E QUE EDIÇÃO LINDA. A DarkSide sempre arrasa muito!! Gostaria muito de ler a obra.
    Parabéns pela ótima resenha.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Minha doce Pandora!
    Que linda resenha de uma linda história. Mesmo sem ler já estou apaixonada por Jack e Early e quero fazer essa viagem Em algum lugar nas estrelas. Tenho acompanhado os lançamentos da Darkside Books e antes mesmo encantada com suas capas e a beleza de suas obras não me animava a ler terror, mas agora o selo DarkLove me chamou para leitura.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez amo mais a Dark Side *-* um livro melhor que o outro! Não sabia desse lado dark love deles, quero muito ler esse livro! Adorei! A diagramação desse livro é perfeita né

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pandora.
    Esse livro parece ter uma densidade e beleza fora de série, o que me agrada demais. Ademais, o fato da autora conseguir ser sensível, sem ser piegas, faz com que eu queira ler a obra. Não cair no piegas é tão raro ultimamente.
    Sem dúvidas, uma ótima pedida.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  7. O que falar desse livro que pouco conheço, mas já curto pakas? ahahaha.
    Sério, preciso muito desse livro. Não vejo a hora de chegar para eu ter em mãos.
    A escrita da autora parece ser algo fora do comum, com um toque sutil e que agrada o leitor.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora e Mi, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Estou encantada, parece uma fábula mesmo, uma história fantástica. Não conhecia esse selo da editora ainda, mas já me apaixonei pelos personagens e por esse enredo. Uma coisa que não mudou: a parte física desse livro, nossa, incrível as ilustrações. Estou louca para ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora, tudo bem?
    Amei a sua resenha =D Muito difícil ler algo assim e não ficar com vontade de conhecer mais o livro <3
    Não conhecia esse selo da Dark :P Mas a editora é ótima né? As edições são as melhores =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Meu deus, quero todos os livros da Darkside!! Melhor presente pra mim seria receber uma caixa com os livros da editora, tá difícil resistir à tentação, ainda mais com essas capas que não ajudam! Acho o trabalho da Darkside esplendido, tanto em potencial das histórias, como a edição tão bem feita, as capas duras andam em falta no mercado e isso faz com que a gente abrace esses livros de uma forma diferente, né? Quase de estimação hahaha.
    Comprei Kiss of deception e acho que é um pouco do mesmo estilo que Em algum lugar nas estrelas. Não trata terror, mas é de época. Esses mapas e ilustrações são de matar! É bom saber que esse livro é tão marcante, é um dos que eu menos tinha me interessado da editora, mas minha visão a respeito dele mudou agora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pandora, tudo bom? (teu nome é TÃO LEGAL AKJFNSABGAIGSA)
    Eu tô morrendo de vontade de ler esse livro só pelas propagandas que vi dele - e também porque que capa linda maravilhosa de morrer, e que trabalho editorial mais CASSILDA-COISA-INCRÍVEL.
    Adoro quando histórias tocam pontos fortes da vida e transformam em uma coisa leve e amável. Acho que é isso que enriquece muitos os melhores livros que passam pela nossa estante; fiquei imensamente mais curiosa com essa obra graças à sua resenha, e pode ter certeza que em breve tentarei adquirir!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Pandora!
    Que edição LINDA!, a Darkside arrasa <3.
    O enredo do livro parece ser muito bom, a capa é maravilhosa e ja to com muita vontade de ler haha

    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Primeiro, que capa mais divina! Me apaixonei por ela.
    Também gostei das imagens, o livro parece ser muito bom.
    Adorei a dica!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que kit mais amor da darkside :o
    Gostei muito da resenha

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  15. Que resenha linda!
    Já tinha visto este livro, mas não me interessei muito pela sinopse, apesar de a edição ser perfeita, como é de costume da DarkSide.
    Mas sua resenha me fez ver um lado novo que me encantou! Agora quero muito conhecer esta estória!
    Parabéns!
    Beijos

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha maravilhosa! Já estava louca pelo livro, agora então... Que amor!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Oiie Pandoraa!

    Quando eu vi esse lançamento da Darkside eu fiquei encantada com a história, parece de uma grandeza sem tamanho e a Caveirinha sempre capricha nessas edições que não tem como deixar passar! Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e eu achei incrível como vc descreveu a forma como autora escreve! Parabéns! ♥ Só me deixou com mais vontade de ler!
    E que diagramação incrível, hein?

    Quero para já! *----*

    Parabéns pela resenha!
    Bjs,

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Só vi a capa do livro e não me aprofundei. Li sua resenha toda e me apaixonei. Sério. Amei.
    A história tem muito a oferecer. Já vi gente reclamando desse novo lado da Darkside, mas eu estou amando.
    Esse livro ainda não tinha me chamado tanta a atenção, mas depois da sua resenha já olhei melhor.
    Deles só tenho a menina submersa, kiss of deception e ciclo das trevas vol. I. Pretendo ampliar minha coleção. :D

    Adorei sseu blog e as fotos estão divinas. Bjos.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Pandora,

    Confesso que ainda tenho um certo pé atrás com a editora justamente por ela só lançar livros de terror e esse não ser um gênero que eu leia. Agora eles estão mudando um pouco isso e tô perdida no que é terror ou não. Leria esse livro tranquilamente, muito bom o tema e a capa e edição é linda.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Quero muuuuito ler esse livro e super me animei com a sua resenha! Parece ser do tipo de leitura que eu gosto. Não vejo a hora de ler.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Só pela capa o livro já chama atenção. Adorei sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre esse livro. Parece ser o tipo de leitura cheia de detalhes, porém, ótima.

    Não conhecia o seu blog, mas adorei e já estou seguindo! :D Convido você para conhecer o meu cantinho também: http://psamoleitura.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, esse livro é muito bom mesmo.
    Early é um personagem fantástico, muito cativante.
    Gostei como a autora fecha a história, de maneira que o real e o fantástico convergem para um lugar comum.

    Abraços
    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir