Holy Cow: uma fábula animal [Resenha Literária]


Sabe aquele livro pelo qual você tem uma simpatia imediata motivada por uma capa e título que te remetem a alguma coisa engraçada de sua vida?!?!? Pois é! Holy Cow foi esse livro. Quando eu era criança uma de minhas tias costumava me chamar de vaca (não me pergunte o motivo, não faço ideia), era carinhoso e afetuoso e assim cresci gostando de vacas, achando elas demais. Acredita até que já tive uma camisa com uma vaca desenhada nela?!?! Nem me ocorreu que muitas vezes a palavra vaca pode virar um adjetivo bem pejorativo, mas é da vida kkk...

À parte as minhas boas memórias, Holy Cow é, como o título anuncia, uma fábula com animais. A narradora da história é uma vaca, Elsie Bovary, que vive uma vida bastante feliz em uma fazenda tranquila até o dia em que descobre detalhes sobre a vida além da cerca. Traumatizada com a descoberta de um mundo no qual comer carne de vaca e utilizar seu couro em diversos objetos é comum e corriqueiro, ela se lança em uma aventura para a Índia junto com um porco judeu, Shalom, e um peru, Tom, louco para ir a Turquia.


Pareceu absurdo? Realmente é, mas bem, isso é uma fábula, confie na história, mergulhe de cabeça, roube a capacidade de crer no improvável das crianças e mergulhe nessa aventura com Elsie e seus amigos estranhos, pois mesmo quando tudo parece absurdo é aí que a história te pega. As gargalhadas são garantidas, assim também como um convite a rever várias características da nossa sociedade enquanto acompanhamos esses três amigos em busca de suas respectivas terras prometidas e os sabores e dessabores que eles encontram pelo caminho.


David Duchovny se revelou um autor extremamente sagaz e zueiro. Ele faz chacota com tudo e um pouco mais, debocha até dos moldes de vários livros atualmente escritos e seu estilo tão parecido com roteiros de cinema... O tempo todo Elsie chama atenção para os truques usados por vários autores, faz menção a "sua agente" e suas sugestões e censuras visando o sucesso no mercado.

Regada a ironia, muita astucia e humor Holy Cow é um convite despretensioso para repensar nossa condição e atitudes no planeta, nosso senso de aventura e capacidade de ir além da porteira procurando um presente melhor que o atual. E olha, nossa espécie bem que precisa disso. A humanidade é cheia de contradição, tem sua beleza, mas uma feiuraaaaa... Facilmente nos esquecemos de que, apesar da capacidade única de construir cultura, somos apenas MAIS UM dos muitos animais do planeta.


Enfim, Holy Cow é uma delícia de se ler. Engraçado sem deixar de ser instrutivo, instrutivo sem deixar de ser engraçado. O tipo de leitura para ler em uma tarde e pensar por uma vida com um sorriso no rosto. Como não sou fã de séries não conheço o David ator, mas o escritor.... Olha... Eu recomendo muito.


Dados do Livro

Autor: David Duchovny 
Ano: 2015


Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Nossa, amei! Já to com vontade de ler!
    Parece incrível, é uma história maravilhoooosa. A protagonista é uma vaca, e ir pra índia mesmo sendo um humano é uma aventura fantástica hahaha.
    Beijos
    http://paraliseiobico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah muito amor por esse livro, fiz resenha dele também, e até a minha mãe leu e adorou!
    Assista Arquivo X que entenderá pq o autor é tudo de bom e tem essa veia satírica...rsrs
    Gostei das fotos que postou, ficaram ótimas!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler fábulas e Holy Cow parece ser uma aventura contagiante :)
    Curto algumas série, mas nunca acompanhei uma de David Duchovny e fiquei querendo conhecer esse seu lado de escritor. Sempre conhecendo coisas novas através de sua estante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora!
    Ao contrário de você só conheço o David ator (eu amava Arquivo X), mas agora quero conhecer esse lado escritor dele. Adorei sua resenha, o livro parece ser muito legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem????
    Eu estou louca por esse livro desde que ele foi lançado :3
    Gosto de livros que nos levam a várias reflexões. E quando isso é feito através de humor e ironia, então melhor ainda :)
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora,
    Eu adorei a dica, eu adoro vacas, rs.
    Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada por ser engraçado e instrutivo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas amo histórias que me deixa um sorriso no rosto. Vou lê-lo, espero que muito em breve. O assunto vaca me lembrou o filme 'Nem que a vaca tussa' eu amava assistir <3

    Rackel
    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conhecia, mas já me apaixonei pela história! hahaha Adoro livros com uma premissa diferente que trás algo novo, e que algo mais diferente do que uma história contada por uma vaca kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pandora! Já vi esse livro por aí várias vezes, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. Eu imaginava algo completamente diferente... Pela sua resenha, o livro parece ser muito divertido! Às vezes a gente precisa mesmo se jogar em uma história, por mais absurda que ela pareça.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já queria ler esse livro por ser do David, parece ser bem divertido.
    Também adoro vaquinhas e essas manchinhas. Ah, acho que é coisa de parente mesmo, inventar uns apelidos doidos para gente. HAHAHA

    até mais :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Caramba, tem um tempão que não leio uma fábula. Sempre fui muito fã de livros para crianças, acho legal quando os autores dão vida aos animais e aos seres inanimados e por isso a leitura me parece ser perfeita para um dia de férias. Amei a capa e também confesso que não conheço o autor/ator, mas vou procurar saber mais, amei a história!
    Beijão.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Pandora;
    A edição do livro é linda, um capricho que só. Adoro este tipo de leitura que é divertida, afinal o mundo anda tão chato.

    Beijos e ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Pandora.
    Já li a obra e adorei. Sua resenha, então, me fez reviver bons momentos que eu tive com o livro. rs
    Adorei a escrita leve e divertida do autor. Aliás, adorei ainda mais a ironia que a obra carrega.
    Excelente resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir