O Cavaleiro das Trevas [HQs]


Pensando aqui com qual “agaquê” eu iria estrear aqui no blog, decidi que faria com aquela que foi a minha primeira “agaquê” de super herói. A história que me fez ser fã incondicional do Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns - Frank Miller - 1986).

Escrito em 1986 por Frank Miller, que já tinha iniciado sua fama na indústria das agaquês nos EUA com a reformulação do personagem Demolidor da Marvel, O Cavaleiro das Trevas, junto de Watchmen (1986) de Alan Moore, se tornou paradigmático para o universo dos super heróis, pois tornou esse universo mais maduro e um pouco mais distante do infantil. O Batman de Miller inaugurou o estilo "grim and gritty" (durão e amargo) que transformou as histórias de herói pelo resto dos anos 80 e início dos anos 90, período em que temos diversos autores como Neil Gaiman e Grant Morrison escrevendo roteiros ligados a temas mais adultos e filosóficos.


Li pela primeira vez essa agaquê em 1989 (em uma edição encadernada da editora Abril) aos 10 anos de idade e foi como um soco no estomago de um garoto que até então só lia Turma da Mônica

Dividido em duas partes, esse clássico marcado por rancor, amargura e brutalidade narra o retorno de um Bruce Wayne, já em idade avançada e aposentado após a morte do Robin Jason Todd, às atividades heroicas do lendário vigilante conhecido como Batman. Esse retorno se dá por conta de uma onda de violência que assolava Gotham City, da inoperância da polícia local e da necessidade de alguém que confrontasse um grupo chamado de Mutantes (que interessantemente usam visores idênticos ao do mutante Ciclope da rival Marvel) e seu líder. E assim se encerra o primeiro arco. 


O segundo arco é o famoso enfretamento entre o Morcego de Gotham e o Filho de Kripton (Day x Night, Man x God ... entendeu a referência? rsrs). Superman personifica o governo americano que exige o retorno do Batman ao seu exílio e não mede esforços para isso. O pau quebra entre os dois até o maravilhoso final onde o Batman consegue dar uma brilhante e surpreendente solução ao problema. 

Vale ressaltar que a história traz importantes debates políticos acerca do vigilantismo fascista de um herói que age acima da lei. Apesar de ser uma história “Elseworld” (fora do cânone do personagem), O Cavaleiro das Trevas vai se refletir em toda a continuidade da cronologia do Batman. 


Nota: 10/10

Dados do Livro:

Título: O Cavaleiro das Trevas
Roteiro: Frank Miller / Arte: Frank Miller e Klaus Janson
Ano de Publicação / Última Edição: 1986 / 2015
Editora atual: Panini



Gustavo Rodrigues
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

29 comentários:

  1. Eu gosto de HQs mais densas, mais sombrias, então acho que irei curtir essa. Essa pegada da volta do Cavaleiro das Trevas da aposentadoria e do enfrentamento com o Superman também me agrada.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se curte HQs mais densas e sombrias nada melhor que O Cavaleiro das Trevas. Boa leitura!

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Confesso não ser muito fã do batman e a única ''aguque'' dele que li foi A Piada Mortal, mas só gostei realmente por ser focada no Coringa. Do restante só leio coisas que estão focadas em outros personagens e as vezes tem uma aparição do morcego.
    Mas obviamente conheço o Frank e obviamente pretendo ler essa hq pq é o Frank que escreveu.
    Adorei a resenha.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pelo elogio. E sim, leia O Cavaleiro das Trevas, pois o Miller traz a luz Batman q nos fazer debater diversas questões existenciais e políticas. Além de figurar em qqr lista top 5 de quadrinhos.

      Excluir
  3. Esse Hq deve ser muito legal. Eu nunca li nenhum. Acredita? ¬¬
    Batman é épico.^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca leu nenhuma HQ ou nenhuma do Batman? Se tiver interesse realmente no personagem, leia também Batman - Ano Um e A Piada Mortal.

      =)

      Excluir
  4. Oi Gustavo,
    Quero muito começar a me inserir nesse mundo de HQs.
    Essa do Batman parece tão incrível, fiquei com mais vontade.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. Então … Cavaleiro das Trevas é uma excelente hq pra quem quer se iniciar no universo dos quadrinhos. Leia ela sim. Vá para outras depois dela … e vc vai ver o quão gostoso e viciante é esse universo de letras e ilustrações.

      Bjos

      Excluir
  5. Boa noite, linda a HQ, mas não leio faz tempo, quando eu era criança, lia quadrinhos da Disney, mas hoje em dia nem tenho paciência rsrs
    Mas curti sua resenha,

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, linda a HQ, mas não leio faz tempo, quando eu era criança, lia quadrinhos da Disney, mas hoje em dia nem tenho paciência rsrs
    Mas curti sua resenha,

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, precisamos desconstruir essa ideia de q quadrinhos é coisa de crianças. A HQ Cavaleiro das Trevas é ótima nessa função de mostrar q quadrinhos tbm são pra adultos. Obrigado pelo elogio. 😍😍😍

      Excluir
  7. Olaaa! Acho que li apenas duas HQ do mundo de super heróis. Batman - O Cavaleiro das Trevas foi o primeiro filme que assisti no cinema e posso dizer que minha "paixão" pelo Coringa começou ali. Turma da Mônica eu tinha uma coleção enormeeee e adorava.
    Resenha ficou ótima, me lembrou que tenho que ler algumas hqs de heróis que tenho por aqui haha! Seguindo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa … obrigado pelo elogio 😍 Então, o filme Batman - Cavaleiro das Trevas de 2008 não tem nenhuma referência com essa HQ que comentei (a história da HQ é mil vezes melhor q a do filme).

      #leiamaisquadrinhos

      Excluir
  8. Não tenho costume de ler HQ porque geralmente não me prende como livro escrito mesmo, mas adorei as ilustrações e a premissa da história, ainda mais por ser de super herói. Dica anotada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Carol. Eu já sou ao contrário. Amo ler uma boa história acompanhada da arte das imagens. Então … a arte do Miller (com arte final do Janson) é bem criticada, porém os traços dele me agradam bastante. A premissa é simples, porém mto bem trabalhada. Anota a dica sim. Boa leitura.

      Excluir
  9. Olá, Gustavo!
    Infelizmente eu nunca li nenhuma hq, mas que edição linda! Adorei.
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline … dê uma chance aos quadrinhos então. Cavaleiro das Trevas é uma história excelente até pra iniciantes na nona arte. Ahhh … e realmente essa edição de luxo da Panini é lindíssima.

      Excluir
  10. Se eu já paquerava "O cavaleiro das trevas" com sua resenha fiquei naquela onda de colocar ele no carrinho pronta para na próxima pisada na jaca literária colocar ele na estante definitivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então trate de pisar com o pé na jaca e cofre Cavaleiro das Trevas, pois é essencial pra qqr um q curta quadrinhos.

      Excluir
  11. Oi Gustavo!
    Eu não entendo quase nada desse universo (sim, sou dessas que só sabe sobre o Batman o que aprendeu nos filmes do Tim Burton e na trilogia do Nolan) e para ser sincera nunca me interessei tanto. Mas vendo os seus comentários percebi que gosto da temática. Personagens amargurados, histórias sombrias...gosto disso. Quem sabe um dia eu adentre esse mundo?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Então ... a partir dos 80/90 os quadrinhos ganharam temáticas mais "adultas" com alguns excelentes autores como Neil Gaiman (Sandman), Alan Moore (V de Vingança) e o próprio Frank Miller. Precisamos desconstruir o preconceito em torno dos quadrinhos, pois diversos filmes e séries que mtos acompanham e curtem são baseados em originais da nona arte. Dê chance ao universo dos quadrinhos e não se arrependerá.
      Beijos!

      Excluir
  12. Não sou muito de ler hqs, mais por falto de oportunidade do que por falta de vontade. É... Bem.. Talvez falte um empurrãozinho ueheuheue Enfim, as únicas hqs que eu li foram algumas edições super antigas do Homem-Aranha que tenho aqui por casa. Fora essa, nenhuma outra. Meu repertório é bem vazio, eu sei. ehuehuehe Mas gosto de ler quadrinhos; Amo ler mangás. Acompanho alguns aqui e ali. Mas então, gostei do teu texto, fiquei com vontade de conhecer a verdadeira história do "batima" sem ser a do filme.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Vinicius!
      O universo dos quadrinhos é super extenso e cheio de temáticas diferentes ... desde heróis (como o Batman) até fatos reais, passando por romance, política e história. Sobre a verdadeira história do Batman: os filmes são versões áudio visuais e O Cavaleiro das Trevas é uma história "elseworld" (algo paralelo). Pra conhecer a verdadeira história do personagem só pesquisando acerca e lendo as histórias do cânone que seguem a cronologia da editora.

      forte abraço e obrigado pelo elogio!

      Excluir
  13. Olá!
    Quero muito começar a ler HQ's, mas não faço ideia por onde começar, como adoro os filmes do "batman", gostei da sua dica!!
    Gostei de ter questões políticas envolvidas!

    Beijjos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bá! Cavaleiro das Trevas é uma excelente HQ pra quem quem entrar nesse universo. Porém HQs não se resumem a histórias de heróis, viu? Existe uma diversidade temática enorme na nona arte, que varia de política a romances.

      Bjos

      Excluir
  14. Oi Gustavo!
    Adorei sua estreia aqui no blog! Eu não costumo ler muitas HQs, mas meu marido é viciado...
    Gostei de saber mais sobre essa história do Batman, ele é um dos personagens que eu mais gosto no cinema.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora … obrigado pelo elogio. Então, o Batman é mto mais que suas versões cinematográficas. Converse mais com seu esposo sobre esse universo e verá quão bacana é.

      Beijos

      Excluir
  15. Frank Miller é incrível em tudo que faz.
    Adorei conhecê-lo na comic con..
    E foi uma escolha perfeita para estreia no blog rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Pois é … eu fui a CCXP de 2015 e não consegui conhecê-lo. Uma pena. Mas sim … ele é fantástico.

      Excluir