O Circo Mecânico Tresaulti [Resenha Literária]


Escrito por uma mulher, a francesa Genevieve Valentine, O Circo Mecânico Tresaulti (Darkside Books, 2016, 320 pgs) é um livro diferente do que se está acostumado a ler.

Genevieve cria um circo de boas atrações, que viaja pelas cidades do mundo, sem (quase) nunca repeti-las. O mundo, todavia, situa-se em um pós-guerra contrastante à beleza do espetáculo, onde cidades inteiras estão devastadas e as poucas que sobrevivem são governadas pelo que se chama de “homem do governo”. A caravana, contudo é diferente, conta com artistas que são uma espécie de meio-humanos, alguns vitimados das batalhas, que agora possuem partes metálicas em seus corpos cirurgiados pela chefe do circo, Boss. Os personagens da trama não são androides, também não são robôs, são humanos, mas são fantásticos.


A narrativa fica por conta de Little George, o rapaz que cola os cartazes nas cidades em que o circo é montado, que também é quem vai à frente, gritando aos moradores da chegada do circo. Ele, junto com Boss, divide o protagonismo da trama, com outros personagens interessantes, como a Bird, o Alec, Elena, e Stenos.


Ao inicio da leitura do Circo Mecânico ficou difícil compreender qual era a ideia principal que Genevieve queria transmitir com sua história. Ela não é linear e não tem (até mais ou menos a metade do livro) um cerne, um fio condutor principal no enredo. Observamos lembranças contadas por Little George, em que somos apresentados aos integrantes da trupe e a forma com que cada um chegou ao circo. Essas memórias se intercalam com o presente, mesclando-se a situações de um passado mais próximo e de situações mais antigas. Contudo, se sobressai a morte de Alec (não é spoiler, isso é dito logo no inicio) o homem-alado, e a disputa entre Bird e Stenos, trapezista, sobre quem herdará as asas metálicas do companheiro de picadeiro morto. As asas tem algo de sobrenatural, emitem acordes sonoros ao voar e foram construídas também com ossos humanos por Boss. Ela, aliás, troca os ossos humanos fracos, por ossos de metal, ocos, dando leveza aos seus trapezistas. Deu pra perceber que Boss tem um dom, digamos interessante... vamos compreendendo mais mediante as viradas de página do livro.


Circo Mecânico é um livro difícil, se você se levar pelo seu inicio, talvez o abandone (não faça isso!) pois ele te cativa aos poucos. Sim, a Genevieve se demorou um pouco nas memórias, mas a beleza de suas letras são recompensadoras. Logo que você se situa e se afeiçoa aos personagens, sentirá todo prazer de estar no picadeiro do Tresaulti. É um livro que, apesar de ser dark, é sentimental, é afetuoso sem ser piegas.


A nova edição limitada é linda! Como sempre a Darkside mostra que fazer livro não é só vender, é arte.  Lindas folhas de guarda, ótimo acabamento, e ainda ganhamos um marcador estilo porta copos, muito belo. Confiram pelas fotos que ilustram esse texto. Wesley Rodrigues torna a obra ainda mais bela com suas ilustrações a nanquim, perfeitas e caprichadas que nos dão um empurrãozinho na imaginação para compreender esses personagens fantásticos.


Por fim, digo que é um livro que recomendo, que vou guardar com carinho e reler em breve. Tenho certeza que Genevieve ainda pode me dizer muito pelas letras registradas em Tresaulti.



"Mas é assim que as lembranças são - sempre verdadeiras, nunca a verdade" Genevieve  Valentine (O Circo Mecânico Tresaulti)



Dados do Livro:
O Circo Mecânico Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine

Alexandre Melo, de Recife.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Alexandre Melo

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

25 comentários:

  1. EU PRECISO DESSE LIVRO urgentemente. Quero muito compra-lo, pois a história é incrível, e claro, o acabamento também. Pena que ele ta muito caro :/ Já vi algumas promoções com ele, mas sempre via depois do fim.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  2. Essa edição da darkside <3 apaixonante. Entendo sobre ser uma leitura difícil, provavelmente eu também penaria pra avançar, é um linguajar que estamos pouco acostumados, e acho que é uma marca até mesmo da editora. Adorei a resenha, fiquei curiosa com a história!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que edição linda! Toda trabalhada, detalhada... Darkside está de parabéns!
    É o tipo de livro que dá vontade de ter na estante ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OI! Realmente as edições da Editora são lindas, eu tenho este na versão antiga e espero me encantar com a história.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Geente, que livro mais lindo é esse! A capa é fabulosa e o restante do livro o mesmo capricho. Tô morrendo de vontade aqui de ter qualquer livro da Darkside em mãos! Pela resenha já é possível saber que vale a pena, né, e ai aparece essa capa linda!
    Beeijo <3
    www.leitorasvorazes.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê,
    Que edição maravilhosa, essa editora sempre arrasa.
    E gostei da proposta, acho que mesmo não fluindo de cara, a leitura deve impressionar de alguma maneira.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Como sempre, escreveu uma resenha linda e convincente.
    Tenho esse livro, mas na primeira versão e ainda não li. Não por falta de vontade, deixando claro.
    rs.

    Essa edição nova é maravilhosa também.
    BJão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aaah, eu sou louca para ler este livro. Já tinha visto um video falando sobre a narrativa ser assim mas que tudo vai valendo a pena conforme o livro vai correndo. Acho que a curiosidade de ler algo assim que me deixa ansiosa para comprar logo.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Também tenho esse livro resenhado lá no blog, só que li
    na primeira edição da Darksidebooks, um pouco antes de lançarem essa
    (que ficou linda de morrer, diga-se de passagem). Pelo que vi nas
    fotos, a única diferença é que é em capa dura e que vem com o marcador,
    mas os detalhes da diagramação e as ilustrações são as mesmas, então acabei
    não surtando tanto quando descobri que relançariam o livro. hahaha

    Eu achei essa trama fantástica e, acho que como a maioria, tive um pouco de
    dificuldade de acompanhar a narrativa no início, principalmente por conta dos
    inúmeros personagens que aparecem, mas eu acabei devorando e apreciando muito.

    Também é uma leitura que eu recomendo pra quem está com vontade de sair um
    pouco da zona de conforto.

    Beijinhos,
    RESENHA: O Circo Mecânico Tresaulti

    ResponderExcluir
  10. Eu PRECISO desse livro!! Após sua resenha então, minha vontade de ler só aumentou... suas fotos ficaram incríveis! A arte do livro é tão bonita, que aguça os sentidos só de ver. E só de pensar que perdi uma super promoção da Amazon desse livro pro R$ 20,00! ~cries~

    Um beijo!

    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu tinha muita vontade de ler "O Circo Mecânico Tresaulti" desde o lançamento daquela primeira edição. Depois que a editora lançou essa nova edição, a vontade só aumentou, pois acho a premissa divina e esse acabamento deixa o livro ainda mais interessante.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gente! Que livro diferente e lindo *---*
    Fiquei com vontade de ler hahaha
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=d1ii6y64aQw

    ResponderExcluir
  13. ooi!
    Tenho ouvido falar horrores desse livros, comentários positivos e negativos. Não tive muita vontade de lê-lo quando li uma primeira resenha mas estou começando a ficar intrigada e quero tirar minhas próprias conclusões, sem falar que a darkside sempre arrasa nas edições! bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alexandre!:)
    Fiquei muito curiosa para conhecer os personagens, tem livros que são assim mesmo te conquista aos poucos, e pensou que não você já está completamente envolvido com a história.
    Sem comentários para as edições da DarkSide, são perfeitas! <3

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Alexandre!
    Gente, essa edição está muito linda!
    Confesso que fiquei meio perdida quando li essa sinopse quando li da primeira vez, mas sua resenha deu uma iluminada nas ideias.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Olá, Alexandre.
    Aos poucos estou fazendo a minha coleção da DarkSide. Fica maravilhoso na estante. Era bom que outras editoras investissem também já que é caro de um jeito ou de outro. Esse é um que me interessa e não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. Achei muito interessante isso de trocar os ossos por metais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Mais uma edição linda da DarkSide! Eu fico com vontade de comprar todos os livros deles, mesmo sem saber direito do que se trata. Esse é um deles, já tinha visto muitas fotos, mas não tinha lido nenhuma resenha. Agora quero mais ainda conhecer esse circo tão peculiar!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    A Dark sempre arrasa nos livros ♥
    É cada edição mais linda que a outra, tenho muita vontade de ler esse livro, mas tenho alguns na frente antes dele.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  19. Tive que abandonar a leitura, para colocar outro livro na frente
    E quero voltar logo hahah
    O que vc disse é verdade, ele conquista aos poucos !!

    Adorei

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Darkside sempre arrasa nos livros, né? Olha esses detalhes... impressionante!! <3
    A história parece ser bem enigmática e envolvente. Tenho um amigo que está lendo e adorando!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  21. Oi Alexandre!
    Uau, que linda a edição desse livro!!!
    É um livro que compraria só porque me apaixonei pela capa e pelas ilustrações... Porque a história mesmo não me atraiu tanto.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Depois de muito tempo, finalmente consegui meu exemplar (não o de capa dura, mas sim o brochura, que infelizmente, veio sem a entrada para o circo, por estar deslacrado na loja. Nessa parte a DarkSide me decepcionou, pois eles não mandam avulso). Bom saber sobre isso, então quando ler vou me lembrar de não desistir de lê-lo, como aconteceu com dois livros que peguei para ler esse ano... n_n''
    Tinha lido num blog que há narrativa em segunda pessoa. É sério isso?
    Até

    ResponderExcluir
  23. O meu chegou semana passada e é simplesmente LINDO! Perfeito. A DarkSide fez e faz um trabalho louvável em suas obras.
    Mal posso esperar para começar a lê-lo.
    Beijos.
    curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. A Darkside acaba comigo com essas edições maravilhosas! Quero muito ler, mas a lista de darks desejados está tão grande que provavelmente vou adiar um pouco a leitura.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  25. Olá, Alexandre.
    Gosto desses livros que fogem de uma estrutura comum e vai te ganhando aos poucos. Ademais, essa edição está primorosa demais.
    Já quero!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir