Sedução da Seda [Resenha Literária]


Um dos meus romances de época preferidos é O príncipe dos canalhas da Loretta Chase, um romance que me fez devorar o livro em poucos dias e quando acabou bateu uma mega ressaca literária, me deixou sem rumo, querendo ler mais sobre os protagonistas! Por isso, quando a Editora Arqueiro anunciou mais uma série da autora eu pulei de felicidade!

Sedução da Seda é o primeiro livro da série As Modistas e fala sobre Marcelline Noirot, a irmã mais velha de uma família de vigaristas! Cada irmã possui uma habilidade e a da protagonista é desenhar. As três irmãs tentam ajudar lady Clara Fairfax, a futura noiva do duque de Clevedon, mas Marcelline e o duque acabam se envolvendo muito mais do que imaginavam.


Logo nos primeiros capítulos a gente já sabe de que se trata de um livro da Loretta, com uma narrativa divertida e personagens que cativam sem muito esforço. Marcelline é extremamente destemida, perseverante e orgulhosa do seu trabalho e nela está inserida a crítica à nobreza e a sua riqueza sem esforço. De um lado Clevedon, um homem que apesar de ter tido uma infância difícil, tem um título nobre, reputação e dinheiro, do outro temos Marcelline trabalhando para sobreviver e ela não mede esforços para divulgar seu trabalho e muito menos para defendê-lo, já que a aristocracia acha os que os burgueses só pensam em dinheiro, sem nem ao menos saber o que eles passam para viver.


Marcelline tem um plano claro, precisa convencer Clevedon a pagar por seus serviços quando ele se casar com Clara, sua amiga de infância e prometida, mas Marcelline é provocadora, sedutora, inteligente, como as outras protagonistas da Loretta, e tudo isso atrai bastante o duque. Marcelline viaja até Paris para chamar atenção de Clevedon e ele é seduzido pela modista, tanto que se rende ao trabalho dela e leva Clara a sua loja quando voltam de Londres. Já Clara é uma moça inteligente, mas completamente fora de moda e realmente precisa da ajuda e logo percebe que seu noivo está obviamente obcecado pela modista.

Marcelline é uma protagonista forte, não mede esforços para fazer propaganda de sua loja e precisa lidar com a concorrência desleal! E como acontece com os casais da Loretta, Marcelline e Clevedon possuem uma enorme química e juntos protagonizam cenas engraçadíssimas e ousadas. Se no livro O príncipe dos Canalhas eu me surpreendi com Jess e a cena do revólver em Sedução da Seda a surpresa ficou por conta do primeiro beijo do casal! Tão inesperado, tão impetuoso!


Destaque para as irmãs da protagonista, sinceras e manipuladoras e destaque também para Lucie, filha de Marcelline. A garotinha de 6 anos consegue ser tão manipuladora e astuciosa quanto a mãe e rouba a cena por diversas vezes, sendo uma das minhas personagens preferidas da autora.

Como em outros livros da Loretta, por trás do romance temos questões históricas e sociais mais fortes. A questão do valor do trabalho está bem presente no livro e cada capítulo temos trechos de jornais e revistas do século 19 falando sobre moda, mostrando toda a parte artística e social de um belo vestido, indo bem mais além da superficialidade.


É difícil ler Sedução da seda sem ser transportado imediatamente para o século 19 e todas as problemáticas da época, toda a hipocrisia da nobreza transbordada na sinceridade ácida de Marcelline. Enfim, é um livro para quem gosta de romances, comédias românticas, romances de época, uma boa história, com uma excelente construção de personagens e diálogos.

FICHA TÉCNICA

Título: Sedução da Seda
Título Original:  Silk is for Seduction
Autora: Loretta Chase


Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

22 comentários:

  1. Oi!
    Esse livro parece ser um romance de época bem legal, ja quero ler. Parabens pela resenha!

    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele!
    Como eu sou apaixonada por esse livro.
    Loretta me surpreendeu (foi meu primeiro livro dela) e já quero ler tuuuuuudo. Bem ágil, não achei clichê e super lindo. Adorei a resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito fã de romances de época :P Recentemente li um conto e curti bastante, mas os costumes e valores de época me irritam muito :(
    Mas fico feliz que a leitura tenha sido tão gostosa para você =D
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    ouvi falar muito bem deste livro, estou bem curiosa para ler.
    Adorei a resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Michele.
    Puxa, eu também tenho muita curiosidade para ler O príncipe dos canalhas.
    Vi várias resenhas positivas sobre essa obra e por isso a autora já me conquistou.
    Esse livro em particular parece seguir a mesma linha e eu gosto muito de livros de época com essas características de humor e romantismo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  6. Olá, Michele.
    Nunca tinha dado atenção ao livro, mas achei a premissa bem interessante. Principalmente porque temos uma trabalhadora, fora da aristocracia, como uma das protagonistas. Isso já dá um novo ar para a obra.
    Talvez eu dê uma chance.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi!
    Eu só tenho visto elogios sobre esse livro mas essa é a primeira resenha que me deixou com real vontade de lê-lo! Não sou fã de romances de épocas, mas quem saber não me abro para esse? Adorei a a resenha!
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Nunca li nada da Loretta e me sinto uma alien! hahahhaha
    De início, eu achei essa capa estranha, mas depois me acostumei hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mi..
    Apesar de amar um bom romance não sou fã dos de épocas, porém já li muitas resenhas positivas a respeito desses livros.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou vendo muita gente falando sobre esse livro e fico cada vez mais curiosa. Como eu te disse, ainda não consegui ler nenhum romance de época e estou na dúvida por qual começar a me aventurar, hahah. Essas questões sobre os problemas da época me atraem demais.
    Adorei a resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  11. Amo os romances de época, ainda não li nada da Loretta, mas estou super curiosa para conhecê-la afinal são tantos elogios! Amei sua resenha, me deixou mega curiosa e animada, vou começar com "O príncipe dos canalhas" que tenho aqui!

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  12. Oie! Leio poucos romances de época, apesar de gostar bastante! Sua indicação foi muito bacana, vou procurar um pouco mais sobre esse livro também! A Arqueiro é realmente pioneira no gênero, e se um livro é lançado por ela, já temos um grande indício de que será uma grande publicação.

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Nunca li um livro de romance de época, mas esse parece ser muito bom. Fiquei com vontade de ler ele. Ah, e adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  14. A Capa dele é MARAVILHOSA!! e a história parece ser uma delicia! Adoro livros de época!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  15. Heey
    Eu achei essa capa maravilhosa, mas o gênero não é tanto o que eu costumo ler.
    Mas de qualquer jeito gostei da resenha e do seu ponto de vista!
    Se eu já não estivesse tão atolada de livros pra ler, pode até ser que eu solicitasse ele...

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie...
    Eu simplesmente AMEI essa temática do livro! Acho que nunca li nada parecido, e como as protagonistas vão estar relacionadas com costura certamente vai render capas lindas, pois, essa está linda com esse vestido azul.
    Fiquei interessada na série e com certeza vou comprar o meu exemplar.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii
    eu estou louca para ler esse livro só vejo falarem bem e não li nada da autora ainda, não tinha lido ainda que a protagonista desse livro tinha uma filha, legal. Parece ser uma ótima história e do jeito que eu gosto.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Michele.
    Eu amei o livro. Também já tinha amado os canalhas, e agora a autora ainda inovou em mudar os protagonistas fugindo da nobreza. É uma série que promete. A Lucie é uma fofa mesmo e sabe manipular melhor que os adultos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi Michele,
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, ultimamente só estou vendo elogios ♥
    Já está na lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  20. Oi Michele,
    Tenho vontade de ler os históricos dessa autora.
    Esse tinha lido poucas resenhas e também me interessei.
    Parecem ter o toque de humor que adoro.

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oi Micheli
    Eu também amei o príncipe dos canalhas e virei fã da autora. Agora acabei de ler este livro e concordo plenamente com você, Estou ansiosa aguardando os próximos dois livros da série.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Mi!
    Essa é uma das minhas próximas leituras.
    Sabe que sou apaixonada por romances de época e vejo que essa série vai ser muito boa. Loretta Chase já está na minha lista de autoras Vip.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir