Os 13 Porquês [Resenha Literária]


Clay Jensen ao chegar da escola se depara com um pacote em sua porta com seu nome escrito, sem um remetente ou um bilhete, dentro da caixa Clay encontra sete fitas cassete com seus lados numerados de um a treze. Na tentativa de entender o que aquilo significa vai até o rádio antigo que sua família mantém na garagem e embarca em uma viagem pelo passado de sua antiga paixão Hannah Baker.

Hannah, a garota que cometeu suicídio há algumas semanas por overdose de remédios, narra nas fitas treze motivos que levaram ao seu destino, o jogo é simples, quem recebe a caixa é o personagem de uma das treze histórias de Hannha, escute até o final e passe para o próximo, não tente esconder ou todas as histórias irão a público. O que Jensen não compreende é o motivo de estar na lista se ele e Baker não tiveram a oportunidade de se conhecerem muito bem.


Clay acompanha através de um mapa, que lhe foi enviado alguns dias antes, os locais onde aconteceram as histórias de Hannah, o leitor toma o lugar do garoto e sente a cada fita a aflição e o nó na garganta de já saber como terminam as narrações e não poder fazer nada para modificar o passado. 

A narrativa é dividida entre Hannah contando seus porquês e Clay tendo que lidar com o fato de que a vida da garota era muito mais profunda do que ele imaginava e vê que a garota buscou meios de reverter sua decisão, mas ninguém parece ter notado seus pedidos por ajuda.




Os 13 porquês não se destaca por possuir uma narrativa extraordinária ou ser cheio de reviravoltas, mas Jay Asher se destaca por conseguir tratar de assuntos densos e delicados de forma impecável, já que acompanhamos o caso de depressão e suicídio de Hannah, bullying e assédio sexual. Asher mostra que as ações e comportamentos, mesmo que considerados pequenos, podem influenciar a vida de outra pessoa, a depressão é uma doença muito presente na vida de jovens e deve ser abordada. 

Sendo assim, o livro é indicado para todos aqueles que buscam ter um pouco de noção do impacto que podemos causar na vida de outra pessoa, o leitor sente empatia, torna-se Hannah e por alguns momentos sente o que é ter o coração e a alma partidos tantas vezes a ponto de não aguentar o peso que é estar vivo.


Para os que preferem as adaptações, Os 13 Porquês será uma minissérie do Netflix, ainda sem data de lançamento, mas as gravações começaram em Junho. 

Dados do Livro:

Titulo: Os 13 Porquês
Titulo Original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Tradução: José Augusto Lemos
Ano: 2009
Editora: Ática
Páginas: 255


Rafaela Alves
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

29 comentários:

  1. Oi, Rafaela!
    Eu admiro muito quem consegue resenhar esse livro porque eu não consigo. Ele é um dos meus livros preferidos, me ajudou muito numa época meio triste da minha vida, mas ainda assim eu não consigo sentar e escrever uma resenha sobre ele. Ele mexeu de um jeito que nenhuma resenha que eu chegue a fazer iria fazer jus à história.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi muito difícil escrever sobre esse livro, é uma história muito profunda mesmo e que tem muito para pensar sobre. Ainda bem que te ajudou.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Rafaela, tudo bem?
    Eu tenho curiosidade em ler este livro, mas ao mesmo tempo tenho um certo receio, do que ele poderá fazer comigo. Eu tenho depressão desde criança. Tenho épocas ótimas, umas mais ou menos e outras nem tão boas assim, por isso livros que tratam deste assunto costumam mexer muito comigo. Ainda mais este que sabemos ter um final triste e trágico. Gostei muito da sua resenha, mas por enquanto vou ficando na curiosidade.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      Eu acredito que este livro possa te ajudar, pois apesar do final triste de Hannah o livro mostra o quanto podemos aprender com as outras pessoas para tornar as nossas vidas e de quem conhecemos também. Espero que as suas épocas boas só aumentem, nunca desista de si mesma.
      Beijos.

      Excluir
  3. Esse é o tipo de livro inesquecível. Li há alguns anos e esse livro ainda me assombra.
    Jay Asher é sensacional <3
    Amei a sua resenha, ela só me fez querer ler esse livro novamente <3
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela,
    Eu ainda estou muito curiosa com esse livro, já li um parecido e espero gostar também.
    Fiquei ainda mais curiosa para saber o motivo da escolha dela. Que bacana que vai ter a série!

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bom ? tenho muita vontade de ler o livro, ele esta na minha lista pra comprar a algum tempo, já ouvi muito bem sobre ele.
    A resenha ficou muito bom beeijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu li um outro do autor e gostei, mas a premissa é bem diferente da deste aqui. Eu tenho muita vontade de ler, acho que é uma história que nos atinge de maneira marcante e deixa algo para refletir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafaela!
    Comecei a ler esse livro, mas tive que parar a leitura por algum motivo e nunca mais retornei. Tenho vontade de retor pois tenho interesse por assuntos mais densos, que nos fazem refletir.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Sempre leio resenhas positivas sobre ele .
    Acho a premissa e a arte dele incríveis!
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    já ouvi muitos elogios deste livro, mas confesso que ainda não comprei.
    Parece ser uma leitura bem interessante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi, oi.

    li esse livro em 2011, ainda no colegial, e amei. a história é bem instigante, curiosa e interessante. não sou de acompanhar histórias do tipo pq me dão um pouco de medo, mas, "os 13 pqs" foi uma que me fez viciar do início ao fim.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  11. Creio que esse livro vai mexer comigo, essa frase é um impacto. Nunca tinha lido antes nenhuma resenha tampouco sinopse, é a primeira vez que conheço o livro.

    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Já vi falarem muito bem desse livro e a cada resenha que leio fico com mais vontade ainda de ler!

    Beijinhos,

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rafaela.
    Eu li esse livro tem um tempinho já. E acho que fui com muita sede ao pote e acabei me decepcionando um pouco. Não que não seja bom, porque é e gostei, mas não atingiu todas as minhas expectativas. legal saber da série.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Li esse livro ano passado e confesso que esperava mais dele. Concordo com você que o destaque do livro são os assuntos abordados e nem tanto a narrativa.

    Beijos (http://psamoleitura.blogspot.com.br).

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafaela,

    Esse é um livro que eu nunca tive vontade em ler. Sei lá, sempre achei pesado o tema e meio que fujo de livros assim. A série talvez eu veja, mas se for muito dramática, não devo continuar.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      O livro acaba não sendo pesado, ele dá um ponto de vista diferente sobre como tratamos as pessoas ao nosso redor e o quanto influenciamos a vida de cada um. Não acredito que a série será dramática, pois a história não é.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi
    sou louca para ler esse livro, sempre li elogios dele e a história parece ser interessante o que chama minha atenção, a história parece ser bem envolvente e que bom que gostou de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa,

    sou louca para ler esse livro e estou torcendo para a série sair logo. É tão bacana quando um livro consegue abordar um assunto tenso, como suicídio, de forma sensível. Preciso ler esse livro para ontem rs Ótima resenha!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa,
    Sua resenha ficou perfeita, passou bem a intensidade do livro. Eu acho que a forma como foi escrita, o modo de tratar o tema, causou impacto sem dificultar a leitura. Não sei se me entende, mas cada linha me deixava esperançosa para que ao final a personagem estivesse viva.
    E ao mesmo tempo, abriu os meus olhos para os "sinais" de pedido de socorro que uma pessoa pode enviar a todo momento.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Rafa!
    Que resenha maravilhosa. Você descreveu bem o que eu senti com essa leitura! Amei.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Li esse livro tem um tempo e amei!, a narrativa do autor é muito boa assim como o enredo.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafaela,
    Não vou mentir não. Eu li esse livro para ver a série que a Netflix vai fazer, rs.
    Achei um pouco deprimente, porém realista. Acho que muitas vezes não vemos como pequenas ações afetam o outro. Foi um grande aprendizado essa leitura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Esse livro me desperta a curiosidade há muito tempo já, mas quando peguei ele para ler, quase morri com tantos erros ortográficos. Hoje em dia já não sou mais tão neurótica com isso, então talvez eu leia em breve.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  23. Oi Rafaela!
    Já li e ouvi muitas resenhas sobre este livro e tenho muita vontade de ler. Uma história chocante e que toca o coração do leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Uma leitura muito difícil para mim, por que mesmo sabendo o desfecho torci a todo momento por uma reviravolta na história onde a Hannah tivesse tomado uma decisão diferente. Mesmo assim livro mais do que recomendado.
    Beijos
    Amanda Elias
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  25. Finalmente começaram a gravar, já leio sobre essa adaptação há tempos.
    Esse livro ficou muito tempo na minha lista de desejados, mas vivia esgotado, aí acabei desistindo. Fala de uns assuntos tão pesados e importantes, espero que consigam fazer uma boa minissérie.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  26. Aflição, palavra para descrever o que senti lendo essa história. Só de ver a capa desse livro já me dá um nó na garganta. Adorei seu texto.
    Att Sun

    ResponderExcluir