Porta dos Fundos - Contrato Vitalício [Resenha do Filme]


Um filme que aguardei por anos e finalmente chegou às telonas. O grupo já não é mais o mesmo da formação inicial do Porta dos Fundos, mas seja nos vídeos do YouTube seja em projetos para TVs abertas tem conseguido convencer (o que não significa que de vez em quando sinta falta dos “ex-portas”), o que em conjunto com os trailers só aumentava ainda mais a minha expectativa e me dizia que o "Porta" era capaz de fazer projetos maiores (uma prévia disso foi o Grande Gonzalez).

Minha suspeita estava correta, o longa-metragem escrito por Fábio Porchat soube conquistar o público, fazer críticas e ironias a vários elementos e por fim mostrar que seu elenco ainda tem muito a oferecer, prova disso foi à atuação surpreendente do próprio Porchat. 

O enredo, propriamente dito, é simples (inclusive na fotografia) e inteligente, mas em alguns momentos se perde por duas razões: 1) a quantidade de ironias nerds ou cults externas pode confundir o público que não estiver atento a isso, e 2) a narrativa terá um desdobramento. Algo que o Porta dos Fundos parece estar gostando de cultivar em seus projetos recentes. 


Apesar disso, a trama não deixa de ser envolvente desde os primeiros segundos do filme que se desenrola a partir de um contrato feito por Rodrigo (Fábio Porchat) a seu amigo e diretor Miguel (Gregório Duvivier) que logo após a realização do contrato acaba de desaparecer por dez anos. É importante frisar que se o público pensa que o objetivo do filme é apenas revelar por onde Miguel andou, desista! Porque quem conhece bem o Porta sabe muito bem que criatividade para essa turma não falta e talvez seja por isso mesmo que teremos que aguardar o segundo filme para entender até que ponto Miguel apenas filosofou ou de fato teve experiências surreais. 

Dou crédito ainda, a atuação do casal Julia Rabello e Marcos Veras que como sempre conseguiram conquistar o público e causar gargalhadas de doer a mandíbula. 


Dados do filme

Título: Porta dos Fundos - Contrato Vitalício
Diretor: Ian SBF
Ano: 2016

Bjs,

Juliana Cavalcanti
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. Louca para ver, os vídeos são bem engraçados. Ótimo post!

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Eles fizeram tanta propaganda desse filme que tb to com vontade de ver, principalmente depois do vídeo com a carreta furacão HAHAHAH, adorei a resenha tb!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Eu não sou muito fã de comédias, mas este parece ser um filme que vai além da comédia e até fiquei curiosa para ver. Não iria no cinema, mas Telecine tá ai pra isso.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  4. Pra quem acompanha o grupo com certeza é uma espera e tanto!

    Belo post.

    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi o trailer já imaginava que o filme seria bom, espero conseguir assistir <3
    Beijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu grande receio sobre o filme era justamente em relação a falta de críticas e entrelinhas sagazes que eles costumam fazer no canal. Ouvi muito que elas foram trocadas no filme por 'graças baratas' e movimentos (leia-se aqui diálogos e afins) apenas para entretenimentos poucos reflexivos. Fiquei desanimada com isso, mas obviamente verei para tirar conclusões. A sua resenha veio para elevar um pouco a animação antiga! Pelo visto, algumas coisas estão bem nos pontos mais implícitos, e é o que mais adoro.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  7. Oi, Juliana!
    Faz tempo que não vejo os vídeos do canal e nem sabia que iria ter filme. Mas, depois do seu post, eu fiquei bem interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a resenha. Infelizmente não tenho interesse em assistir esse filme, mas parece ser ótimo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana, tudo bem? Eu adoro o Porta dos Fundos, me garantem ótimas risadas.Estava receosa com o filme, pois em minha opinião a comédia em nosso cenário é muito forçada e apelativa, são poucos os filmes que realmente não pecam em exageros. Adorei sua análise e pude perceber que terei sim uma agradável surpresa, mesmo com os aspectos negativos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliana.
    Assisti o filme, e confesso que não me surpreendeu. Foi bom, mas esperava que fosse melhor principalmente no quesito critica, mas ainda assim foi legal.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  11. Ainda nao assisti o filme. Mas adoro o Fabio Porchat, com certeza ja ta na minha "wishlist", amei o blog!

    beijos

    www.bymadada.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee! Tudo bem??

    Eu assistiria o filme de qualquer maneira só para conferir haha O canal é realmente muito bom. Arranca muitas risadas hahah Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju! Adoro o Porta e quero muito assistir ao filme, adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa!

    Beijinhos,
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bom?
    Admito que estou meio em dúvida com esse filme. Vi muitas críticas negativas e positivas no feed e ainda não sei o que pensar, haha, mas acredito que vou acabar assistindo só para matar a curiosidade mesmo. Não sou tão fã do Porta dos Fundos, mas já assisti alguns vídeos e gostei bastante :)

    Resenha Atual
    Not Found

    ResponderExcluir
  15. oooi
    tudo bem?
    Não sou muito fã do canal, mas ao ler a resenha e ver que com humor o filme faz críticas, me fez parecer que o longa pode ser interessante.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Produtos Natura | Magazine Você

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Eu já fui muito fã do porta dos fundos , mas hoje em dia são poucos os vídeos que me fazem dar altas risadas . Ainda não assisti ao filme , mas pelo que li em sua resenha ele parece ser muito bom. Gosto da ideia de o cinema nacional estar ficando mais interessante a nós . Amei sua resenha , ficou ótima!
    Beijoo
    Blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliana,

    Eu não acompanho muito o porta dos fundos e nem pretendo ver o filme, mas li umas críticas bem ruins sobre o filme. A sua foi a primeira que li algumas coisas mais positivas.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  18. Tinha visto umas opiniões negativas sobre o filme, mas agora lendo seu post fiquei com muita vontade de assistir ao filme. Sou fã deles e gosto muito de rir, acho uma das melhores diversões, além do mais, também os acho bem inteligentes.
    Como te disse outro dia, fui ver tarzan e me decepcionei um pouquinho, espera bem mais. Mas valei pelos efeitos.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos seis livros da Carina Rissi no Instagram do blog

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju!
    Ainda não vi o filme mas gosto muito do conteúdo do Porta e acho que o filme trás justamente isso, né? Gostei da resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir