TOP 5: Séries Literárias de Aventura


Há poucos anos eu troquei romances por livros de aventura. Quer dizer, os romances (românticos) deixaram de ser meu tipo de livro favorito porque era muito difícil encontrar autoras que escrevessem como a Jane Austen (minha ídola). Em resumo, depois de ler a diva as outras autoras me pareceram muito fracas, com enredos melosos e repetitivos.

Como eu era uma leitora voraz, precisei trocar um hábito por outro, assim como fumantes trocam o cigarro pelo chiclete (e ficam com gastrite ao invés de câncer no pulmão) e vi na Aventura meu refúgio. Quer dizer, sempre gostei de aventura e fantasia, mas elas deixaram de ficar em segundo lugar para subir ao primeiro. Hoje acho isso uma bobagem (parcialmente), li Como eu era antes de você e amei, a Lou com certeza é o meu eu literário, mas ainda adoro uma boa aventura, motivo este que me intimou a fazer a lista de hoje.

Antes porém, vou dar uma boa dica para quem quer começar a explorar essa linha narrativa (existe esse termo?). Afinal o melhor para começar é sempre um clássico do gênero (ou não, mas nesse caso, sim) e por isso eu recomendo As viagens de Gulliver, principalmente para a galerinha inteligente que gosta de matar as charadas e easter eggs que autores lançam. Esse livro de Johnatan Swift conta a história de Gulliver, um médico aventureiro que naufraga e conhece ilhas onde cavalos são mais inteligentes que humanos ou que cientistas e filósofos tem ideias muito absurdas como curar diarreia enfiando ar no fiofó do paciente. É uma leitura muito satírica e às vezes nos faz refletir sobre a História da Europa.

Bom, agora já dá para começar a lista. Vamos ao último colocado, mas muito querido em meu coração:

5. Os imortais de Meluha



Essa trilogia conta a história de Lorde Shiva, sua amada Sati e a história da India. Shiva é um chefe tribal que aceita o convite de um rei para migrar com seu povo para uma civilização “superior”. Coloco aspas porque o próprio protagonista vai percebendo que não é tão superior assim ao longo da história, mas o que importa é que ao pedir proteção a esse rei Shiva descobre que é um homem anunciado por uma profecia para dar fim a uma querela milenar entre Suryavanshis e Chandravanshis. Sua sabedoria era tanta que ao passar dos anos os homens o transformariam em um deus. Por que gosto tanto dessa história? Bem, primeiro porque a gente conhece várias coisas sobre a religião e história da India (e o diferentes povos que a habitaram) e Shiva é um herói que filosofa, que compara e principalmente porque ele cresce e que coração bonito ele tem! É claro que às vezes rola um estranhamento com os costumes e mitologias, mas acho muito enriquecedor.

4. As Crônicas de Nárnia



Para falar a verdade lembro muito pouco do conjunto das histórias, mas sei que gostei muito. Eu gostaria de ter visto a Lucia, o Edmundo, o Pedro e a Susan em todas as histórias, mas não é de heróis que o livro trata. É claro que eles são importantes, mas o objetivo da coleção é narrar os fatos mais importantes de um mundo, desde sua criação até seu final. Os leitores mais atentos sempre fazem comparações com o Cristianismo e acreditem, isso dá muito pano para manga, porque até ressurreição rolou, mas o que me agrada nessa história é o toque de conto de fadas que cada crônica preserva. Diria que Lewis tem um jeito muito terno de escrever, embora não poupe os leitores dos horrores das histórias infantis.

3. O dragão de gelo



Esse livro é um conto infantil feito pelo George Martin. Bom, como é feito pelo “ôme” você já sabe que lá vem chumbo grosso. Alguns dizem que a história de Adara (clique aqui e leia a resenha) pode vir a interferir nas Crônicas de Gelo e Fogo, outros boatos dizem que não, mas eu creio que a série mais bombástica da atualidade pode ter sido um amadurecimento da ideia inicial que ele teve para o conto (então, tipo assim: leia!). Agora indo direto ao ponto: por que eu gosto dele? Bom, além de ser admiradora da literatura infanto-juvenil e das ilustrações do livro serem lindas, me apaixonei pela personagem fria e misteriosa que era Adara e seu companheiro o dragão gelado. A química entre eles era especial e por isso detestei quando a menina virou uma boboca quentinha (risos).


2. Como treinar seu dragão



A maioria das pessoas conhece só os filmes, e acreditem eles são bons, mas seriam melhores se a Dreamworks tivesse investido na adaptação dos treze livros. Bom seria uma inovação do ramo da animação, ok, mas o público perdeu muito ao não conhecer as aventuras reais do Soluço. O garoto resgata objetos especiais e luta contra vários inimigos, tem várias jornadas inesquecíveis e as piadas são muito boas para o público juvenil. Os nomes dos personagens e das aulas que Soluço faz para aprender a ser um viking são demais, é de cair da cadeira de tanto rir (ok eu sou meio boboca, mas foi assim que me senti ao ler). As ilustrações são maravilhosas, ao mesmo tempo que imitam a pouca coordenação motora de um pré-adolescente elas tem uma qualidade incrível (se você levar em consideração a composição das cenas, o equilíbrio, o volume etc) eu amo de paixão essa coleção.

1. Percy Jackson e Os Olimpianos



O primeiro lugar vai para Percy Jackson (Bom, talvez Harry Potter esteja equiparado no meu coraçãozinho, mas dele já falei até demais sô!).

As adaptações para o cinema foram um fracasso, apesar do Logan Lerman ser um bom Percy, mas os livros são muito legais. Percy começa bem novinho nos livros, mas ao invés de um adolescente bonzinho, ele é problemático: disléxico, hiperativo, sobrenome confusão, revoltado com o padrasto e muito sarcástico (amo sarcásticos literários!). E a série me parece bem completa, fala de mitologia (o que é sempre interessante) fazendo os personagens de tempos atuais reviverem mitos, lutando contra o mal e salvando a pele de deuses gregos; tem romances (que por não serem o foco da narrativa não enchem o saco; mistérios; profecias e um pouco de inocência nos relacionamentos que me deixa um pouco saudosa....

Bom, acho que isso é tudo pessoal! Talvez eu devesse ter procurado livros menos conhecidos, mas como aventuras normalmente vem em séries, mal me dá tempo de terminar uma série e procurar uma boa aventura fora da série que iniciei antes. Espero que tenham gostado. Grande beijo!

Alê Lemos
Compartilhe no Google Plus

Sobre A Menina das Ideias

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

29 comentários:

  1. Olá, dessas séries as que conheço são Nárnia, Como Treinar Seu Dragão e Percy Jackson, e a única que estou lendo atualmente é Percy, acabei de terminar de ler o terceiro livro e pretendo ler o quarto em agosto, se a ressaca permitir haha Tenho curiosidade de ler Nárnia, mas não sei o que me segura, quanto a Como Treinar... eu tenho preguiça pela quantidade de livros, mesmo sabendo que são todos/maioria relativamente pequenos.
    Beijos, Thaís.
    http://sentiliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Percy Jackson e Como treinar o seu dragão são ótimo,eu recomendo a quem ainda não leu a ler.~
    Ainda não li mas quero ler Os imortais de Meluha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alê

    Eu não sou uma ávida leitora de livros fantásticos, mas às vezes uma leitura do tipo cai bem. Sabe que nunca senti interesse em ler Nárnia? Não enche meus olhos.
    Não conhecia esse livro do titio Martin.
    Gostei da proposta do primeiro livro, que por sinal eu também não conhecia. Nunca li nada sobre mitologia hindu.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi MI e Ale, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Não acredito, Jane Austen também é minha Diva, risos... O único em sua lista que não conhecia é Os imortais de Meluha, gostei muito da história, vai para minha lista com certeza. Até hoje não tive a oportunidade de ler os livros de Rick Riordan, mas eles são bem do meu estilo, pretendo ler em breve. As crônicas de Nárnia são ótimas, não tem como não querer fazer parte da aventura deles. Sua postagem ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu não gostei do filme nárnia. o perfil religioso me incomodou profundamente. muito catequizante. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Percy Jackson tb adoroooo. Alias, todas as série do Rick gostei até agora.
    Narnia só vi os filmes, que até agora gostei.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro Nárnia e tenho eles morando na minha estante há muito tempo. O Lewis é incrível e acredito que ele nunca deixou a desejar! Nunca li Percy Jackson, mas já assisti váarias vezes aos filmes, são todos ótimos.

    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê, está aí uma verdade. É muito difícil encontrar alguém no nível da Jane. Sou fã dela. Sou fã também das obras do nosso querido (assassino e desumano as vezes) George R.R. Martin. Foi por meio das obras dele que eu comecei apreciar esse gênero totalmente diferente dos romances.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alê..
    Sou apaixonada por As Crônicas de Nárnia e Como Domar Seu Dragão. <3
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Alê!
    Ainda não li nada da Jane Austen, mas sua afirmação sobre ela só me fez ter ainda mais vontade. Acho que é por isso que não gosto dos romances românticos, sabe? "Pego" as autoras clichês que escrevem histórias melosas e repetitivas.
    Enfim, sobre a sua lista: tenho As crônicas de Nárnia e o box PJO, mas ainda não li nenhum :x como ando muuuuuito ocupada com a faculdade, tô preferindo livros únicos, curtos e leves. Me jogar de cabeça em uma série ou um livro com trocentas páginas não daria certo no momento.
    Eu assisti o primeiro filme de PJO e até gostei, mas vejo todo mundo falando tão mal que tenho certeza que é só porque não li os livros hahah

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  11. Olá Alê;

    Nárnia... como não amar?! Crônicas de Gelo e Fogo eu li os 2 primeiros livros, agora não conhecia este conto infantil do autor.
    Os dois últimos sitados por você só conheço de breves resenhas, não tive a oportunidade de ler os livros, mas parece serem fantásticos.
    Adorei as indicações.


    Beijos e uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Por mais que sejam repetitivos e clichês, não consigo largar os romances, acho que dá uma aquecida no coração haha. As aventuras que curto mais são as juvenis do estilo de PJ, nos transporta fácil fácil pra outro mundo né. Adorei as indicações!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. oi
    eu adoro Percy Jackson e Os Olimpianos são um dos meus livros preferidos e tenho vontade de reler novamente, só que por enquanto nem dá.
    Também gosto de Narnia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê, tudo bem?
    Livros de fantasia sempre foram meus favoritos, já que Harry Potter esteve na minha vida desde que me lembro. Hoje em dia tenho lido outras coisas porque tenho pouco tempo pra séries enormes, mas a fantasia sempre vai ter seu espaço no meu coração. ♥
    Adorei as dicas!
    Oie, tudo bem?
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Percy Jackson, eu já li. É uma série bem legal e gosto como a mitologia foi trabalhada. Rick é muito bom com isso.
    Ainda quero conferir O Dragão de Gelo.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  16. Oii Alê, tudo bem?
    O meu processo foi inverso ao seu, lia muitos livros policiais e aventuras, e então, comecei a ler romances, que hoje não estão me prendendo tanto mais rsrs.
    Dos citados, li apenas As Crônicas de Nárnia (Que realmente dá pano pra manga a comparação com o cristianismo) e Percy Jackson, que gostei muito também. Harry foi mencionado, e é o meu amooooor maior hahaha

    Gostei da trilogia "Os Imortais de Meluha", vou pesquisar agora!

    Adorei o blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu :)
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Também sou fã de Jane Austen, e mesmo ainda adorando um bom romance gosto demais de Aventuras. Já li alguns livros citados acima como toda a série de Percy Jackson, tenho As Crônicas de Nárnia mas ainda não tive coragem de ler e não conhecia Os imortais de Meluha, vou anotar a dica.
    abraços
    Gisela
    Ler para Divertir

    Participe do Top Comentarista de Julho do Ler para Divertir, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Eu também sou fã de Jane Austen.
    Infelizmente os livros de romance não são os mesmo.
    Quanto às séries de aventura, eu não vi nenhuma dessas :(
    Vai ver eu não sou tão fã do estilo haha
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fã da Jane? Maneiro! Você é uma pessoinha inteligente ^_^
      Beijos da Alê.

      Excluir
  19. Oi, Alê!
    Eu gosto de livros do gênero, mas não tanto quanto você. Hehe
    Acredita que nunca li a série As Crônicas de Gelo e Fogo? Pois é, julgue-me. E para ser sincero, não tenho lá muita vontade ainda.
    Eu não curti As Crônicas de Nárnia. Neste caso, há uma grande exceção porque eu prefiro as adaptações do que as histórias do Lewis.
    E Percy Jackson e os Olimpianos é muito legal. Acho que poucas pessoas não gostam. É uma série leve, divertida e com muita aventura.
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha também nunca li a série das Crônicas de Gelo e fogo. Acho que o autor é um gênio, mas ele se perde muito nos detalhes. Uma vez me enviaram um link no youtube de um cara lendo as Crônicas de Gelo e Fogo para as pessoas ouvirem enquanto fazem outras coisas. Acho que um dia farei isso rss. beijo!
      Alê.

      Excluir
  20. Oi! Eu só conheço algumas histórias das Crônicas de Nárnia por conta das adaptações e ainda quero ler este livro para conferi cada uma delas na forma original. Adorei as dicas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As adaptações são boas, mas nada como o livro né?
      Beijos Alê.

      Excluir
  21. Heey ! Tentei ler Percy mas desisti na metade do primeiro livro, achei chato. Nunca li nenhum desses, mas tenho vontade de ler As Crônicas de Narnia.

    Bjoos Miih <3
    www.descafeinadas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando li o primeiro livro achei o percy muito marrento e não gostei logo, mas depois me rendi rsss (coração vendido).
      Beijos da Alê!

      Excluir
  22. Oie! Adoro livros de aventura, foram eles que me abriram os olhos para esse mundo maravilhoso da leitura! Mas também não nego um romancezinho, viu? Sou apaixonada por Harry Potter, e da sua lista só li Percy Jackson e também amei. Morro de vontade de ler As crônicas de Nárnia! Adorei o post <3 beijos, Jú (docurailusoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Eu gosto bastante desse tipo de livro, apesar de não ter lido tantos até agora :P Desses só li mesmo Percy Jackson. Mas estou lendo O Senhor dos Anéis e pretendo começar em breve A Bússula de Ouro :) Nárnia eu pretendo ler algum dia, mas não é nada que chame a minha atenção :( E acredita que eu não gosto de Jane? hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá ^^
    *------* As Crônicas de Nárnia e Como Treinar Seu Dragão são meus prediletos <3
    São ótimas histórias xD Adoro ler aventura, até vou pesquisar os outros livros da lista que não conheço hehe

    Beijos

    http://cantaremverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. As crônicas de Narnia estão na minha wishlist!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir