Esquadrão Suicida [Resenha do filme]

Conferimos a Cabine de Imprensa de Esquadrão Suicida
*como tudo hoje em dia é spoiler, talvez você possa considerar algum spoiler no texto abaixo

Uma das primeiras coisas que se questiona quando se pensa em Esquadrão Suicida é: por que bandidos aceitariam ser heróis em uma missão para derrotar uma entidade considerada insuperável? Simples, porque Amanda Waller (Viola Davis) é uma agente esperta! Tão esperta que consegue reunir os piores vilões para trabalharem para ela!

Arlequina (Margot Robbie), Capitão Bumerangue (Jai Courtney), Crocodilo (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Amarra (Adam Beach), Diablo (Jay Hernandez) e o Pistoleiro (Will Smith) fazem parte dessa equipe desequilibrada e realmente suicida. Todos estão sob o comando de Rick Flagg (Joel Kinnaman), que está na missão por conta de sua amada June Moone (Cara Delevingne), que abriga em seu corpo uma entidade chamada Magia, cujo coração está guardado com Amanda. 

Katana (Karen Fukuhara) ajuda Flagg a comandar o grupo de vilões, mas o Pistoleiro é o verdadeiro líder dos ladrões, porque até mesmo os bandidos podem ter honra, como vemos na cena em que eles estão bebendo, com direito a Arlequina servindo a todos, numa clara sessão de terapia com a Drª F. Harleen Quinzel


Muitos reclamam da falta de ambientação dos filmes da DC, já que os protagonistas não possuem filmes isolados como os heróis da Marvel. Por conta disso, o primeiro ato do longa foi um pouco mais demorado, em que o roteiro foca nas apresentações dos personagens. Porém, no segundo ato já temos a ação propriamente dita, que se passa depois dos eventos de Batman Vs Superman (2016) e se desenvolve numa noite sombria, com um cenário que lembra filmes de terror. Certamente as coisas não são como Amanda planeja, uma vez que o Coringa (Jared Leto) faz de tudo para recuperar Arlequina.

Claro que a atuação de Jared Leto (ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante em Clube de Compras Dallas, 2013) era uma das mais esperadas e os fãs de Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas, 2008) podem ficar sossegados porque não foi dessa vez que alguém fez um Coringa melhor que o dele. Não se pode dizer que Leto não esteja psicótico o suficiente para o personagem, mas sua risada forçada não convence. E vale ressaltar que parte da falta de impacto do personagem também se deve pelo próprio roteiro que preferiu focar em um Coringa apaixonado e abusivo, sem nenhuma intensidade. Já a Arlequina tem sua cota no elenco principal, com toda a polêmica que envolve a personagem. É bastante evidente o seu relacionamento abusivo com o Coringa, o que vai na contramão do atual “empoderamento feminino”, mas Arlequina é forte e temos alguns vislumbres de sua complexidade, ainda que aprofundar os personagens parece nunca ter feito parte do roteiro de Esquadrão Suicida. Mesmo assim, a vilã, o Pistoleiro e o Diablo foram os melhores explorados no enredo, com uma clara dicotomia entre o bem e o mal trabalhada no papel de Will Smith, que está muito bem no filme, assim como Margot Robbie.


Olhando pelo ponto de vista dos vilões podemos questionar o que é exatamente bom ou ruim, porque sem dúvida Amanda Waller nem sempre é a mocinha da história e o Pistoleiro o vilão. Já Flagg é o típico herói soldado, bonito e raso.

Enfim, Esquadrão Suicida do diretor David Ayer (Tempos de Violência, 2005) não é o tão aguardado divisor de águas da DC, mas agrada, dosando bem o drama, a ação, com uma boa pitada de romance e humor, o que me impressionou, já que eu achava que seria muito mais humor do que qualquer outra coisa. Além disso, apesar do amor bandido entre a Arlequina e o Coringa tenha sido super badalado pela mídia, Junes e Flagg me parecem representar o amor que motiva toda a história.

E quem estiver com pressa é bom esperar pelos créditos, já que que temos mais uma aparição do Batman de Ben Affleck.



Dados do Filme

Título: Esquadrão Suicida
Título: Suicide Squad
Ano: 2016
Diretor: David Ayer
Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

31 comentários:

  1. Oii!
    Confesso que sou #TeamMarvel, mas estou super ansiosa para ver esse filme! Fizeram muita propaganda a respeito né? E espero não me decepcionar...
    Viola Davis é uma diva, mas Amanda Waller não presta, o típico "do bem" que é mais do mal que tudo hahaha

    Adorei o post!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou super ansiosa por este filme. Pena que não irei na estréia, apenas no sábado. Fiquei tãão ansiosa que estou lendo umas críticas e resenhas que estão me deixando pra baixo. Um filme que tonha tudo pra dar certo, mas pelo jeito não está agradando o suficiente. Me explica só uma coisa: Como vocês ai do RJ e SP fazem para participarem de cabine de imprensa? Sou de Fortaleza, não tem essas coisas por aqui, mas sou curiosa para descobrir como funciona. Poderia me dizer? haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As assessorias de imprensa que nos manda os convites Larissa, mas tb queria saber como funciona no nordeste pq assim os colunistas tb poderiam participar rs

      Bjs, Mi

      Excluir
  3. PUTA QUE PARIU! JÁ COMEÇA A RESENHA COM SPOILER SEM AVISAR??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, não avisei porque realmente não considerei spoiler, mas modifiquei e coloquei o alerta. Muito obrigada por avisar!

      Excluir
  4. Oi, Michele!
    Vou assistir esse filme sábado! E já estou muita ansiosa! *__*

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mi!
    Eu dei uma lida por alto na resenha por medo de spoilers. Eu vou assistir esse filme na sexta *-*
    Confesso que fiquei verdinha de inveja vendo suas fotos no instagram hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Mi, sua linda, tudo bem?
    É muita coincidência, eu não sabia sobre esse filme, até que nesse fim de semana eu por um acaso vi o trailer dele no youtube e pelas cenas achei o máximo!!!Uma pena que não agradou por completo, mas ainda assim quero ver, gosto muito do ator Will Smith e fiquei feliz quando você elogiou a atação dele. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mi! Apesar de não ser mega fã de HQ, estou muito curiosa em relação a esse filme. Mesmo com as suas ressalvas, quero muito ver tantos vilões juntos num filme em que eles são o foco principal.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi...
    Confesso que estou indo sem muitas expectativas de ser um super filme, justamente para não me decepcionar rs.
    E que bom que falou para aguardar os créditos eu quase nunca faço isso haha.
    Beijo
    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Mi!
    Estou com boas expectativas pra esse filme... Já vou confessar que não sou fã da DC, rs, mas eu realmente quero conferir Esquadrão, com esse elenco e essa proposta *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vou assistir ao filme sábado e to roendo as unhas de aflição porque as criticas não estão lá das melhores e esse filme é um dos que eu mais aguardei para assistir .
    Gostei da sua resenha apesar de ter ficado frustrada porque pensei que o Leto ia conseguir detonar mais uma vez como ator ..
    Beijoo
    Estação 97

    ResponderExcluir
  11. Oi
    que bom que gostou do filme, andei lendo criticas negativas dele, pelos trailers da para ter uma noção de como o will está. Gosto muito de ler suas resenhas de filmes.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Michele.
    Confesso que sou por fora dessa mundo e não conhecia os personagens ainda. Esses dias eu vi essa de cabelos coloridos e não sabia quem era hehe. Não sei se assistira ele, mas me interessei pelo Will estar no elenco.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi oi,

    eu estou super ansiosa para ver esse filme, mas já sei que não devo esperar a obra prima da minha vida. Com saber que o filme agrada, mesmo não sendo aquela coca cola toda.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii,
    Estou doida para assistir esse filme, acredito que eu vou gostar bastante.
    Que bom que foi agradável para você.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi! Eu quero muito ver este filme, não sou muito familiarizada com DC como sou com a Marvel, mas gosto muito das histórias. Verei em breve e pelo visto é bem bacana.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oie Michele =)

    Não é nem pelo fato de eu ser #TeamMarvel, mas esse é um dos lançamentos que não me chamaram a atenção. Pelo que estou vendo as opiniões sobre o filme estão bem divididas mesmo, por isso fico feliz em saber que você curtiu.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Eu sou muito fã do Leto em tudo que ele faz. quando soube que ele faria o Coringa senti o peso do papel e torci MUITO para que tudo desse certo. Mas o Marketing em cima desse filme foi tão sufocante, que eu consegui "enjoar" sem antes ver. Toda semana era uma matéria sobre algo excêntrico feito pelo Leto no papel de Joker, brincadeirinha com colegas do elenco e etc... Quando vi o trailer e a risada dele também achei BEM forçada e aí já comecei a temer. Depois de tantos vídeos do filme, acabou que perdi o interesse que tinha antes de sair correndo para ver na estreia. Rolaram MUITAS críticas negativas em cima do filme e isso tem me desanimado bastante. Esperava que fosse O filme. Nem sei quando assistirei agora, sinceramente :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  18. Nunca reclamo das adaptações de personagens, inclusive gostei muito do papel que Jared fez, mas não consegui aceitar o que fizeram com a imagem do coringa nesse filme. Achei desnecessária a relação NADA ABUSIVA que colocaram entre eles. Queria o que estou acostumada a ver no HQ

    ResponderExcluir
  19. Olá, Michele.
    Pensei que esse filme seria a mola da DC, dessa nova fase, mas parece que ainda não foi dessa vez. Alguns críticos estão tocando exatamente nos mesmos pontos que você, principalmente do relacionamento do Coringa.
    Verei o filme amanhã; já vou conferir sem grandes expectativas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Vi o seu vídeo no snap do instagram e corri para cá! Hahah.
    Estou muito animada para ver esse filme, mas como sou do interior é bem capaz dele demorar para chegar :(
    Vi também que você não curtiu taaanto assim o Coringa. Assim que assistir, venho para cá contar se concordo com você ou não.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  21. Oii
    A parte que mais me interessa nesse filme é a relação entre a Arlequina e o Coringa. Aliás, nem sabia nada sobre o enredo kkkk vi muiiiita gente falando mal do Leto quando ele foi anunciado como o novo Coringa, mas como eu não sou fã dos filmes da DC eu nem prestei atenção aos anteriores.

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  22. Olá! Estou DOIDA para ver esse filme, parece estar muito bom, embora tenha lido umas críticas bem negativas por ai.

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  23. Uau, tanta gente este comentando sobre esse filme. Amei sua resenha! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Michele.
    Esse filme infelizmente não parece ser o tipo que vai superar minhas expectativas.
    Gostei bastante da resenha, que acredito que não teve spoiler haha.
    Vou ver essa semana, mas já sei que não vai ser o melhor filme do ano.
    Mas espero que seja um bom entretenimento.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  25. Oi, Michele, tudo bem?

    Te mandei uma mensagem pelo Face. Espero que ouça a tempo. :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  26. O bom de ir no cinema sem expectativa é que você não se decepciona com nada. Também concordo com você sobre o Coringa não convencer. Só teve duas cenas que eu vi um Coringa ali, mas foram tão rápidas que nem dá para sentir saudades.
    E apesar da crítica especializada meter a boca no filme, eu não tiro a razão deles. Sai do cinema achando que Esquadrão Suicida é sim uma cópia da Marvel, com piadas forçadas num cenário sóbrio. Não foi o melhor dos filmes que vi até o momento e espero que a Warner tome logo o rumo das coisas e decida se vai ser original ou se vai continuar copiando a Marvel.
    Até

    ResponderExcluir
  27. O filme foi bom, mas poderia ser melhor!


    http://2dedosdecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir