Noturnos [Resenha Literária]


Sou fã de John Connolly! Conheci a escrita peculiar do autor quando ganhei de aniversario O livro das coisas perdidas e desde então é só amor! Connolly tem um estilo muito, muito simples de se expressar, ele constrói suas frases com muita clareza e de um forma tão concreta que quando você se ver entrando no território fantástico tende a olhar em torno e se perguntar "como cheguei aqui?". Talvez por isso, todas as vezes que leio John Connolly tenho a firme convicção de que ele está falando da realidade concreta. Sua abstração é só um método de discutir aquilo que é bem concreto.


Em Noturnos somos apresentados com uma coletânea de 16 contos de terror e fantasia. Nele Connolly nos conta historias curtas nas quais a fantasia e o terror se unem justamente para abordar os perigos reais que rondam a vida dos seres humanos, nos causando tormento e dor e, tal como acontece em O livro das coisas perdidas as histórias se moldam como metáforas assustadoras para os perigos que nos assaltam diariamente. E maravilhoso ler Connolly, mas, apesar de não dialogar com mortes sangrentas, zumbis e derivados, também é assustador.
 

E para citar um exemplo, no conto que abre o livro A balada do caubói canceroso conhecemos um homem que é capaz de contaminar as pessoas com um toque e um belo dia decide contaminar uma cidade inteira. A forma como Connolly conta a historia é aflitiva e nos deixa com o coração aos saltos a cada paragrafo, porém, o mais aflitivo foi caminhar pelo texto do autor e constatar que no mundo onde habito existem pessoas capazes de fazer o mesmo... Assassinos, psicopatas, terroristas, homofóbicos, misóginos se espalham como entidade cancerígenas em nosso mundo destruindo vidas com seus toques infames.

Como o próprio Connolly disse no conto O rei dos elfos:
"Criamos monstros na esperança de que as lições contidas nas histórias nos sirvam de guia quando nos depararmos com o que há de mais terrível na vida. Inventamos nomes para nossos medos e rezamos para não encontrar o pior do que aquilo que nos mesmo criamos."


Apesar de não ser um livro pesado de sangue e mortes terríveis, os contos são bem escritos, muito bem concluídos, sem nenhuma palavra mal colocada ou fora de lugar dialogando com o terror clássico de figuras como Allan Poe, Lovecraft e Bram Stoker a narrativa nos pega de jeito, faz pensar, assusta e até angustia como contos de terror devem fazer. Realmente Harlan Coben estava certo, a coletânea é deliciosamente arrepiante, daquelas que vai para um lugar de honra na estante e só consolida meu amor pela escrita do autor.


A edição da Bertrand Brasil ainda conta com ilustrações feita em estilo de xilogravuras abrindo cada conto, as quais conseguem sintetizar o cerne das historias muito bem. A capa do livro feita por Robert Ryan também combina perfeitamente com o clima do livro e segue o mesmo padrão dos outros livros do Connolly, o que faz a minha alma colecionista ficar muito feliz.

 

Dados do livro:

Título: Noturnos
Título Original: Nocturnes
Autor: John Connolly


Jacilene (Pandora)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

23 comentários:

  1. Oi
    eu já vi esse livro em sites para comprar, mas nem sabia sobre o que se tratava, e achei interessante, gosto de contos e não sou muito fã de terror, mas acho que leria já que sua resenha me deixou curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que resenha maravilhosa! Me deu muita vontade de ler! Se o divo Coben recomendou eu lerei! Achei a capa linda e fiquei muito curiosa para conhecer a escrita deste autor, fora que amo livros de terror.
    Http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já tinha visto o livro, mas confesso que ele não me chamou atenção.
    Parece ser uma trama legal, mas não sou fã do gênero.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi e Jacilene, suas lindas, tudo bem com vocês?
    Eu fiquei encantada com essas capas, confesso que compraria os dois livros sem ler as sinopses só por causa delas. Embora não tenha muito o costume de ler contos, é impossível resistir a esse livro, depois da sua empolgação. E adorei o que o autor disse na citação que você colocou aqui, eu já tinha lido um autor falando mais ou menos isso também. Que a fantasia é um meio para encararmos nossos medos e problemas de forma segura. Não vejo a hora de ler.Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pandora.

    O estilo literário me agrada bastante, me lembra Edgar Allan Poe, de quem sou fã.
    Simplesmente amei o quote do conto O reis dos elfos, perfeita definição da vida.


    Cabine de cara nova:
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! Apesar de não curtir o gênero, creio que é uma ótima leitura para quem gosta. Beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha! Me interessei por ser contos de terror que eu particularmente amo, além disso as capas me ganharam /<3
    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana mesmo... chega deu vontade de ler todinhos.

    Bjim...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Oii Pan,
    Preciso dizer que esse livro me atraiu desde que o vi pela primeira vez, sua capa foi o que me fez querê-lo sem ao menos conhecer a sinopse.
    Faz mto tempo que não leio contos de terror, talvez esteja na volta de voltar a ler com esse livro que quero faz um tempinho.
    Ótima Resenha!
    Tenha uma boa semana!

    Beijinhos,
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  10. Ai, como adoro essas resenhas incríveis deste cantinho! Não conhecia o autor e nem o livro, mas fiquei super curiosa para devorar! A criatividade dele parece estar sempre tão bem enlaçada com entrelinhas reflexivas, fazendo com que o 'terror' não seja do tipo raso, como vemos hoje nos filmes. Adorei a indicação!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda! Não conhecia esse autor infelizmente, mas já vou querer meus exemplares
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Amei as capas dos livros, são lindas!
    Adorei a resenha, muito bem explicada. Esse gênero não é meu favorito, mas o livro parece ser muito bom.

    Beijos
    Jéssica
    Reviewing

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito esse estilo de livro, mas achei a obra interessante e amei a capa! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pandora!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenhas sobre esses livros, e não sabia que eram contos! Fiquei curiosa para conhecer, pois gosto bastante do gênero fantasia! <3

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Heey!

    Gostei das capas!
    Não leio muitos livros de contos, mas me interessei.
    Parece ser o tipo de livro que eu me envolveria na leitura tranquilamente! haha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Que capas mais lindas! Não conhecia o livro eu acho, mas amei conhecer e fiquei mega curiosa para ler ele. Gostei mais ainda de saber que é de contos.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. Nunca li muito sobre esses livros, mas as capas me chamam muita atenção.. acho muito lindas. Não sou muito de livros de contos, mas tenho que confessar que esses me despertam a curiosidade :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaceline, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor. Sou medrosa e raramente leio algo de terror rsrs
    As capas dos livros são lindas! Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiiiiii

    Apesar da ótima indicação, esse vou deixar passar. Não tem jeito, livros de contos não são a minha praia mesmo...
    A resenha está ótima e essas capas são linda,s principalmente a de Noturnos mesmo, roxinha...

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  20. Oi Pandora! Desde que você postou a foto no Insta estava querendo os detalhes. Nunca li nada do autor, mas depois desta resenha me senti péssima por isso, gente que vontade de sair agora e ir comprar este livro. Dica anotada. Amei.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Oiii, tudo bem?
    Eu gosto de contos, mas por um mistério que ninguém consegue revelar (nem eu), não gosto de livros de contos. Vai entender né? hahhaha
    Mas alguns chamam a minha atenção e esse foi um desses :)
    A edição está linda e pelo que você falou sobre os contos, acho que eu iria curtir muito =D
    Valeu pela dica :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Pandora.
    Adoro quando o autor escreve com propriedade, com as palavras bem pesadas, bem arrumadas, bem colocadas. Isso me dá até mais felicidade do que um livro completamente original. Juro que sou fã demais de quem escreve bem de verdade. Parece que encontrarei exatamente isso nessa obra. <3
    Mesmo não sendo um livro pesado, quero conferir. Gosto dessa conexão com os autores clássicos de terror.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir