Os Orixás Sob o Céu do Brasil [Resenha Literária]



Uma das coisas que mais gosto na vida de leitora são narrativas mitológicas, então quando vi Os orixás sob o céu do Brasil senti que precisava ter esse livro na minha coleção de livros com narrativas mitológicas, afinal, nele encontramos as histórias de divindades cultuadas até hoje em vários lugares do Brasil por pessoas com as quais convivemos diariamente.

Os orixás são divindades cultuadas a séculos em alguns lugares da África, eles são personificações de elementos da natureza como os raios, o vento, as florestas, o mar, os rios também podendo ser um tipo de padroeiros de algumas atividades econômicas como a caça, a pesca e agricultura. O culto a eles chegou ao Brasil por meio de pessoas escravizadas e arrastadas da África para o Brasil ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX pelos europeus.


Aqui chegando, os africanos e africanas escravizadas não abriram mão de sua cultura, filosofia ou pensamento religioso e ao longo dos séculos criaram uma religião conhecida como candomblé, por meio da qual mantêm o culto a essas divindades e preservam a memória de sua mitologia ou teologia.

Como o Brasil é um país racista e hipócrita, muitas vezes tudo que tem sua origem na África sofre com o peso da demonização e é considerado inferior ou menos importante. Então o livro da Marion Villas Boas chega em boa hora para informar a respeito dessas histórias tão interessantes e cheias de lições.


Sendo professora de história já conhecia muitas das lendas contadas pela autora, a qual escolheu contar apenas algumas das divindades mais cultuadas no Brasil. Ela também lançou mão de uma linguagem extremamente didática tornando o livro bastante informativo para quem deseja conhecer um pouco sobre esses mitos.


Ao lado do texto da Marion temos as imagens de Sandro Lopes que realmente fez um trabalho excelente. Poucas vezes vi os orixás serem retratados com tanta graça e beleza. Foi um trabalho muito bem feito, deu para sentir o carinho e o cuidado dele.

Esse é daquele tipo de livro feito para crianças que os adultos deviam ler, afinal, a unica coisa capaz de vencer o preconceito e o medo é o conhecimento e esse livro oferece conhecimento de uma forma muito clara.



Dados do Livro

Os orixás sob o céu do Brasil
Marion Villas Boas
Ano: 2013


Pandora
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

13 comentários:

  1. Eita, que bacana esse livro. Eu sempre tive muita curiosidade de conhecer a religião a fundo, sei alguns contos de orixás e acho ótimos. Fiquei curiosa para ler o livro. Ótima dica! Beijos!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  2. fiquei curiosa. não conhecia. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bem legal!
    Adorei as imagens

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu não sabia desse livro e pouco sei sobre o assunto. Seria uma boa para aprender um cadinho mais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas amei conhecer =D
    E concordo com o que você falou, o preconceito vem muito da falta de conhecimento.
    Fui criada em uma família super católica e achava que o Candomblé era uma coisa do mal. Na verdade tudo o que não fosse a minha religião era do mal.
    Aí me apaixonei por um menino que frequentava outra religião. Não vou dizer que foi fácil quebrar minhas barreiras e entender o que era diferente. mas foi maravilhoso. Quando consegui quebrar esse tabu, consegui quebrar muitos outros :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse é aqueles tipo de livro que nos ensina algo. É bom conhecer sobre todas as crenças e principalmente respeitar a escolha de cada um. Bjos , adorei a resenha bem informativa ♥️

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/08/resenha-para-ella-com-amor.html?m=0

    ResponderExcluir
  7. Estou tendo uma boa impressão desse livro, mas não tenho a certeza se eu leria de imediato sabe, desesperada igual fico atrás de romance rsrs. A resenha ficou ótima como sempre!

    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pandora.
    Já conhecia o livro e já queria lê-lo. Agora, tenho certeza que vou querer um exemplar para mim.
    Eu adoro mitologia e, atualmente, tenho me interessado demais pela mitologia e literatura africana. Infelizmente, a cultura rica que os negros escravizados trouxeram para o nosso país é estigmatizada.
    Esse livro parece ter um excelente material para ajudar a quebrar esse preconceito.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  9. Oie, Pandora!
    Adorei sua resenha. Sou completamente apaixonada por mitologia, história, culturas e crenças diferentes, e achei esse livro uma graça! Como você disse, bem em tempo de tentar melhorar um pouco o modo como a sociedade vê o diferente, principalmente quando isso está ligado ao aspecto religioso. As ilustrações são lindas demais ♥

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Pandora, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas deve ser muito instrutivo e interessante!
    A minha família é enorme, e dentro dela temos pessoas de religiões diferentes, inclusive do Candomblé. Também sou católica, mas graças a Deus nasci numa família sem preconceito e que aprendeu a conviver com a diversidade.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante o livro, nunca li nada do tipo,
    bjocas, Joyce.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha Pandora. Me pareceu ser um livro bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Pandora!
    Como sempre você arrasa em suas resenhas, mas gostaria de discordar com relação a considerar o Brasil um país hipócrita e racista. Pelo contrário o Brasil é o país receptivo acolhendo todas as raças e povos e que mais mistura de raças possui entre seus filhos.
    Bjs
    Saleta de Leitura




    ResponderExcluir