Ave, César! [Resenha do Filme]


Ave, César! tem uma premissa bem simples: uma grande sátira de Hollywood! Em meados dos anos 50, Edward Mannix (Josh Brolin) é o responsável por proteger as estrelas do estúdio Capitol Pictures de escândalos e polêmicas, mas um dia, o ator Baird Whitlock (George Clooney), astro da superprodução Hail, Caesar!, é sequestrado durantes as filmagens por uma organização chamada "Futuro". Porém, se isso não fosse o suficiente, Edward possui outros problemas: uma atriz que não sabe quem é o pai de seu filho (personagem de Scarlett Johansson); um ator que é ótimo em filmes de ação, mas péssimo no drama; duas jornalistas que querem encontrar um escândalo e uma proposta tentadora de emprego bem longe de Hollywood.

O filme tem todo um toque de sátira em que os irmãos Coen tiram sarro da indústria cinematográfica, mostrando bem os egos dos atores, diretores, as intrigas, mas o enredo não só se foca apenas nisso. Numa época em que a paranoia comunista era um grande problema, o roteiro também não deixa de brincar com a política, com situações de drama e até musical. Visivelmente não é um filme de puro entretenimento, na verdade é um longa para refletir sobre o cinema, sobre Hollywood e acaba sendo um prato cheio para os críticos. Embora os personagens possam parecer rasos, a história possui sempre outras linhas de pensamentos além daquelas que parecem óbvias, críticas sobre a sociedade atual, ao mundo das celebridades e até aos tabloides.


O tema comunista permeia todo o enredo como um fantasma e a ideia de atores sendo explorados e manipulados pela indústria é muito bem trabalhada, ainda de modo bem cômico. Inclusive a exploração do trabalho é algo que os roteiristas ultimamente andam reclamando bastante, o que nos faz pensar que dos anos 50 para cá pouca coisa mudou.

Ave, César! tem muitas tramas paralelas em que a união se dá pelo personagem de Edward. Com um elenco de peso (Ralph Fiennes, Tilda Swinton, Scarlett Johansson, Channing Tatum, entre outros), o filme não é de agradar qualquer um por não ser uma comédia de pura diversão, mas provoca reflexão em que assiste. 

Trailer:



Dados do filme

Título: Ave, César! 
Título Original: Hail, Caesar!
Diretor: Joel Coen, Ethan Coen


Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Amei a dica, não conhecia a obra e achei a premissa super interessante, amo comédias mais "educativas" que nos fazem parar e refletir um pouco.
    Art of life and books .

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele, tudo bem?
    Ótima crítica sobre o filme. Apesar de achar a pegada interessante, não sei se vou assistir agora. Quem sabe futuramente?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica Michele. Apesar do filme parecer ser interessante e ter um elenco de peso, não conseguiu chamar a minha atenção. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!
    Achei bem legal o enredo do filme, e fiquei com vontade de assistir. Parece ótimo para descontrair.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Não sabia da estreia desse filme e achei interessante. Fora que tem um monte de ator bom trabalhando nele né? Já quero assistir.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Mi,
    Não conhecia o filme, o enredo é interessante. Tenho alguns filmes na frente para ver, mas fico com a dica.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Amei a dica! Já coloquei na minha listinha para esse final de semana.
    Beijoss, Bom fim de semana, se cuide <3
    http://fogelolla.wixsite.com/fuja-da-lolla

    ResponderExcluir
  8. Não é o tipo de filme que me atrai, no geral gosto mais de filmes de terror kkk e romance só se for daqueles bons mesmo
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uau, esse filme tem um elenco de luxo ein!!! George Clooney, Scarlett Johansson e humor inteligente em uma comédia. Para mim um dos melhores jeitod de problematizar a realidade é através da comédia, a gente ri e pensa, pensa e ri e descobre as outras camadas da realidade sem entrar em crise existencial hahahah

    ResponderExcluir
  10. Oi
    não conhecia o filme e gostei da sua reviw e do trailer, parece algo legal de se assistir.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Michele.
    Gostei bastante da dica de hoje. Gosto dos atores do filme e essas criticas a industria cinematográfica é o que me motiva a assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Gostei do elenco e tal mas pra ser sincera não me prendeu tanto hahah.

    Clique aqui e visite-nos||✖PLP✖

    ResponderExcluir