Belgravia [Resenha Literária]


Meu primeiro contato com Belgravia foi ao saber que a Editora Intrínseca estaria lançando os capítulos do livro online. Uma forma de nos fazer acompanhar a história como um folhetim e adorei a ideia. Ler um capítulo por semana é leve, divertido e nos instiga a acompanhar a história! No entanto, ter o livro completo em mãos me ajudou na ansiedade de saber sobre toda a trama!

Belgravia tem 11 capítulos em uma narrativa fácil e ao mesmo tempo com personagens com boas camadas de profundidade, algo já bem conhecido do autor Julian Fellowes, criador da série Downton Abbey. Em meados de 1840 a sociedade precisa aprender a conviver com uma nova classe emergente por conta da Revolução Industrial e para os mais nobres e esnobes isso não é muito fácil. O primeiro capítulo, Dançando para a batalha, que está disponível online, mostra Sophia e Edmund, um casal de classes sociais diferentes, protagonistas de uma tragédia logo ao início do livro. Depois disso, toda a história é desenvolvida pelas consequências do ato do casal, com narração de outros personagens, mas principalmente de James e Anne, país de Sophia, 25 anos depois do ocorrido.


Anne é uma mulher que, apesar do dinheiro conquistado pelo marido no comércio, não é deslumbrada. Pelo contrário, a matriarca não se sente como as outras damas, como se seu lugar no fosse com elas. No entanto, o novo status do seu marido a obriga participar da alta sociedade. Já James é quase o oposto, deslumbrado com a nobreza, o pai de Sophie sempre quis reconhecimento. Já a família Brockenhurst, de Edmund, é o estereótipo da aristocracia, que só pensa em dinheiro e aparências. Entretanto, todos os personagens, sem exceção, mostram complexidade expressando um realismo incrível em que a humanidade deles é retratada com excelência. Não temos mocinhos ou vilões, todos cometem seus pecados, todos sofrem, todos podem ser odiados e amados, menos Charles e Maria, que possuem caraterísticas de heróis de romances. 

Charles é trabalhador, esforçado e Maria gosta do rapaz mesmo sabendo que ele não é tão importante na sociedade como seu noivo. Em se tratando de Anne, é difícil não se simpatizar com a personagem, com sua determinação e inteligencia, mas a senhora cometeu atos que apensar de se arrepender condiz claramente com a sociedade da época. Já James é tão apaixonado pelo status que irrita e ao mesmo tempo nos compadece com sua ingenuidade. Claro que os Brockenhurst podem ganhar facilmente a antipatia dos leitores, mas também sofrem como os Trenchard.



Belgravia não é um romance vitoriano, apesar de ambientado no século 19, não temos como ponto de partida uma heroína sofredora, o que temos é uma trama bem desenvolvida fortemente marcada por uma narrativa de costumes. Vemos diversos pontos de vista inclusive dos empregados que julgam os Trenchard por não serem nobres. E o decorrer do enredo prende como se fosse uma boa novela televisiva em que cada capítulo parte do enredo é trabalhado. Existe claramente uma excelente construção de personagens, com núcleos secundários muito bem explorados, com tramas paralelas que se fundem ao enredo principal. No final da leitura você se sente parte da história, como se finalmente entendesse os motivos dos personagens. Tudo termina de uma maneira bem amarrada, sem pontas soltas e ainda assim ficamos com enorme gosto de quero mais!

Dados do livro:

Título: Belgravia
Autor Julian Fellowes
Onde Comprar

Amazon - Belgravia



Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre Michele Lima

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

37 comentários:

  1. Você não cansa né dona Mi!?!? Sempre me apresentando novas tramas ambientadas no passado e chamando minha atenção para elas. Em si pela beleza do livro físico e pelas referencias que recomendam o autor Belgravia já chama atenção, ai vem uma resenha positiva... Bem, não tem jeito ele vai para lista, para o carrinho da Amazon e tenho que ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora! Esse livro você tem que ler! Até pensei que a resenha ia ser sua. Vamos lá, eu vou conferir em breve.

      Excluir
  2. Mi me apaixonei e quero e tenho que ler esse livro.
    É muito lindo o livro e sua história é uma dádiva para os amantes do gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mi.
    Você sabe que eu amo livros que são ambientados nessa época e eu não vejo a hora de ler este, porque sei que ele foge de todos os outros romances que conhecemos. A trama tem um desenvolvimento incrível, mostra que é cheio de intrigas, segredos e outros argumentos que nos fazem querer parar só quando terminar.
    A capa é completamente encantadora!
    Beijo, https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Voce sabe se a editora tem tempo limite pra essa resenha do livro? Tbm recebi o livro, mas ainda nao resenhei :/ AInda tenho um livro na frente.
    Adorei sua resenha, estou louca pra já começar minha leitura <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que setembro, mas quando vc começar não vai parar, vai por mim rsrsrsrsrs

      Excluir
  5. Adorei a trama, é bem envolvente e muito bem ambientada.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Mi. Amo romances históricos e Belgravia me pareceu ser bem especial. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de época, adorei sua resenha...

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!
    Menina, lendo algumas resenhas, achei esse livro super cara de Downton Abbey. Deve ser porque foi escrito pelo mesmo criador.
    Não sei se leria por agora..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é tão linda que eu passaria horas olhando e não enjoaria jamais.
    Fiquei bem curiosa para ler e adorei essa xícara que eles enviam junto.


    http://www.revelandosentimentos.com.br - Lançamentos da Arqueiro a escolha do vencedor no Top Comentarista

    ResponderExcluir
  10. Olá, Michele.
    Narrativa de costumes é infinitamente melhor, ao menos na minha visão, do que romances de época. Então, obviamente, fiquei bem interessado. Acho que darei uma chance por todos os elementos que você mencionou.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, gostei muito da ambientação desse livro.

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  12. Oi Michele, minha colunista irá adorar este livro! É bem o estilo dela hehe
    Adorei a resenha, mas não é meu estilo de livro.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  13. Acho a capa desse livro maravilhosa, compraria só por ela com certeza.
    Mesmo não sendo o estilo que mais aprecio para leitura, acho que deve ser muito bom e super envolvente, pelo menos deu para transparecer isso em sua resenha. Gostei :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. eu adorei conhecer mais dos costumes, tradições e conservacionismos de Londres... os segredos dão gás a trama e para mim a participação ativa da criadagem nos atos e fatos foi um ponto magistral
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Acho tão linda a capa desse livro... Bom, a estória parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha e suas fotos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  16. OMG, PASME!
    Fellowers lançou um livro, vou procurar já ... não sou muito fã de Dowton Abbey mas, confesso que desde Assassinato em Gosford Park eu acompanho o trabalho.

    http://themikulak.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro romances, então acho que vou me dar bem com esse livro aí, hein. A resenha ficou ótima, deu aquela vontade de ler!

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  18. Só de saber que é do criador de Downton Abbey, já fiquei com vontade de ler. Gostei bastante da resenha, a história parece ser muito boa, já vou adicioná-lo na minha lista de leitura.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  19. Oi Mi! Eu li o primeiro capítulo e fui fisgada, estou bem curiosa sobre esta história que parece se desenrolar de maneira diferente do convencional. A trama se passa em um período histórico bem bacana.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Nossa, realmente adorei esse livro e já quero ler! Menina, você escreve muito bem, sua resenha ficou fascinante e me deu muita vontade ler! Adorei mesmo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Michele!
    Tenho certa curiosidade em ler Belgrávia porque gostava muito de Downton Abbey. Que bom saber que é uma trama bem amarrada e que há essa evolução dos personagens ao longo da trama.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Mi,
    Fiquei extremamente curiosa sobre esse livro quando o vi sendo lançado.
    Eu adoro Donwton Abbey e precisava dessa obra na minha estante.
    Ainda não consegui adquirir, mas está na lista!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu estou maluuuca para ler este livro!!!
    Só o fato dele ter sido escrito pelo criador da belíssima série Downton Abbey já é motivo suficiente para mim. Eu amo a época em que ele se passa e toda a ambientação, preciso deste livro logo!

    Bj, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse autor é maravilhoso

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderExcluir
  25. Oie Mi =)

    Já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. E bem, já quero ler o livro inteiro.

    Além da trama ser ambientada em um período histórico que adoro, o fato do enredo reservar algumas surpresinhas me deixou ainda mais curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  26. Suas resenhas são incríveis, amo tuas indicações! =)

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Essa capa é linda e a sinopse parece ser bem interessante, entretanto, o livro não parece ser muito meu estilo :/
    Parabens pela resenha!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi
    esse é uma das minhas leituras atuais, to gostando do que li até agora e alguns já conquistaram minha antipatia, gostei da resenha.
    A leitura está bem envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, Mi! Tudo bem? Não sei muito bem o motivo, mas o fato é que Belgravia não me chama muito a atenção, sabe? Mas adorei sua resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, Michele.

    Não conhecia a obra, mas a premissa é das boas.
    Salvei o link para fazer a leitura do primeiro capítulo aqui.Depois faço um resumo sobre a minha
    experiência rsrs. Parabéns pelas fotos, ficaram lindas.

    Beijos.
    http://cabinedeleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, Michele.
    Eu vi esse livro em vários blogs mas essa é a primeira resenha dele que eu leio. Achei muito interessante e vou conferir o primeiro capitulo. Gosto de livros assim e acho que vou gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  32. Oi, Mi!
    Amei a resenha e quero muiiiito ler esse livro! Assim que vi a divulgação dele coloquei ele na minha lista, porém, não compre ainda... Espero ter esse livro antes do ano acabar.
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler e as fotos ficaram lindasss!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Eu adoro histórias que envolvam o século 19, gosto muito de ler sobre os comportamentos e sobre a sociedade dessa época. Com certeza esse livro entrará na minha lista de leitura.
    Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá Michele,
    Esse livro é meu mais novo amorzinho do momento. Fiquei completamente viciada na leitura e não conseguia parar de ler. A sua resenha ficou incrível e retrata muito bem a obra.
    Adorei ler suas impressões e bateu aquela vontade de reler a obra!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  35. Ah, como eu amei esse livro! Não pensei que fosse gostar tanto! Um dos melhores que li esse ano, com certeza!
    As fotos ficaram incríveis, amei todas elas. Parabéns!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir