5 Livros Infantis para quem ainda usa fraldas [Literatura Infantil]

Quanto mais cedo apresentamos livros as nossas crianças, melhor é para ela. Atualmente trabalho com em uma creche com crianças entre 9 meses e dois anos, ou seja, uso literatura infantil com quem ainda usa fraldas. Então, de acordo com minha experiência pessoal com esses pequenos filhotes de gente, separei alguns títulos entre os preferidos da minha turma de edução infantil para compartilhar com vocês que possuem crianças pequenas na família e aquela baita vontade de introduzi-las no mundo dos livros, mas não sabem por onde começar.

Amigos de Casa da Stephen Barker - Nesse livro vamos encontrar 5 clássicos dos animais domésticos: o cachorro, o gato, o hamster, o coelho e o peixe dourado, todos apresentado em páginas que se abrem assumindo 4 vezes mais o tamanho do livro. Enquanto vamos abrindo a página é uma delícia convidar a criança a adivinhar qual animal vai surgir, assim a primeira leitura é uma gostosa surpresa, a segunda, terceira, quarta... pode virar um jogo divertido entre adulto e criança.


Essa é a minha cauda faz parte da coleção Quem sou eu? e é mais um da lista dos preferidos das crianças. Não só por conter animais e ser interativo, mas também porque as páginas possuem uma aba embutida que ao ser puxada revela a cauda correta dos animais, além de ser resistente e cheio de cores. Os animais abordados no livro são o coelho, a raposa, o cavalo, o macaco e o porco.



Hora do banho integra a série Meu Dia e nele encontramos a história de um bebê que toma banho em sua banheira com seus brinquedos, sendo vigiado apenas por seu cachorro sozinho. Ele faz a maior bagunça usando seu patinho de borracha, sapo, hipopótamo e barco de brinquedo. É uma delícia de livro com o bônus adicional de ser protagonizado por uma criança não branca. Qual criança não gosta de uma bagunça na hora do banho? As minhas adoram \o/ Esse livro ainda tem um espelho na última página, é de capa dura e as páginas são grossas e resistentes, vale a pena.


Ter um patinho é útil de Isol Misenta é claramente um dos motivos pelos quais sou uma eterna viúva da Cosac Naify. O livro é em formato de sanfona, impresso em um papel resistente, grosso, feito para ser manuseado por crianças pequenas. Nele temos a história de um banho, evento corriqueiro e constante na vida das crianças. O diferencial é a obra mostrar dois lados dessa história,  já que de um lado esse banho é contado por um menino, mostrando as várias utilidades de se ter um patinho, e do outro pelo patinho que mostra as várias utilidades de se ter um menino.


Nina a Gatinha da Axel Scheffler é simplesmente um dos livros mais lindos da minha estante infantil, adoraria ter a versão dele impressa em papel, no entanto, não posso negar que para a minha faixa etária a versão em livro de banho é perfeita. As crianças podem morder, levar para cima e para baixo, usar como travesseiro e ele resiste firme e forte. Nele conhecemos a história de um dia comum na vida da gatinha Nina, que acorda, dorme, acorda novamente e sai para passear encontrando cachorros briguentos e passeando no telhado. É  bem objetivo, claro, escrito em versos gostosos de ler. Eu amo, as crianças também, já perdi as contas das vezes que recontei a história esse ano e as crianças já contam ela para mim, decoraram.


Se por acaso sua criança não gostar desses livros, não desista. Pesquise, observe quais são os interesses dela, os gostos, as atitudes dela diante da vida, como o tipo de rotina e sua personalidade. Todo mundo gosta de se enxergar naquilo que vê e lê. Procure livros nos quais os protagonistas sejam personagens dentro da faixa etária da sua criança, com cores fortes e um acabamento capaz de conferir ao livro resistência, pois a criança gosta de pegar, morder, brincar com o livro.

Antes de contar a história se assegure de sabê-la decorada e brinque com o texto, divirta-se junto. E fique ciente, sempre haverá aquele livro que você gosta muito, mas a criança não e também aquele livro que a criança gosta muito e você nem tanto.

Jacilene (Pandora)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Pandora

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. Que fofos! Da gatinha foi meu preferido, acho que quando eu tiver um filho vou entupir ele de livros infantis haha.
    Adorei o post!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Já tiive alguns livros parecidos, e sim, é bem importante incluir a literatura para crianças.


    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  3. que tudooooooooo. o do patinho eu já conhecia. amei o post. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Aiii, que legal! Adorei as dicas dos livros. Nunca é cedo demais para começar a gostar dos livros, né verdade?
    E que legal esse seu trabalho! Fofice pura!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jacilene! Tudo bem? Eu amo livros infantis! Sério. E fiquei muito interessado em ler todos esses que você separou! :) Adorei o post! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!! Quando criança, eu me recordo de ler alguns livros desse estilo e gostar, apesar de não ter sido o suficiente pra embarcar no mundo da leitura. Só lá pelos meus 15 anos que entrei de cabeça e me entreguei de vez aos livros kkkk mas super concordo com você! Se a criança não mostrar interesse, não se deve desistir. A criança só não encontrou ainda uma história que a agrade de verdade. Não convivo com crianças, mas achei as suas dicas de leitura super válidas pra quem tem uma por perto!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. As dicas são ótimas! Acho muito importante apresentar aos pequenas os livros, tudo é questão de hábito e isso faz muuuito bem! Meu sobrinho aprendeu cedo a ler, tenho muito orgulho disso! *o* o que está agora com 7 meses vai ser a mesma coisa! Hahah tia babona, né?

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  8. Excelente post!
    Eu tenho várias amigas que têm filhos pequenos, vou mostrar seu post para elas, sei que vão amar.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  9. Que livros fofos! Eu sou totalmente a favor de apresentar o mundo da leitura o quanto antes melhor
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas (e é realmente importante estimular o habito da leitura ainda na infância). Quanto aos livros, adorei o do patinho mostrando as várias utilidades de se ter um menino, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi tudo bem?

    eu não li nenhum livro na infância, mas depois de adulta comecei a ler
    livros infantis. adorei suas recomendações, não conhecia nenhum deles beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oláaa Pandora!
    Que post mara!
    Simplesmente ameeeeeeei esse títulos para esses pequeninos leitores <3
    Vou procurar para os meus sobrinhos!
    Obrigada por compartilhar
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  13. Oi Pandora!
    Que livrinhos mais fofos!!! Minha mãe também trabalha com crianças e de vez em quando vou com ela na livraria atrás de livros pra comprar pra escola, vou passar esses títulos pra ela dar uma olhada!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oie Pandora ♥
    Mas que coisinhas lindas! Eu fico sonhando acordada com o momento em que tiver meus filhotes, tem tanto livro legal que eu gostaria de comprar para eles! Adorei as suas dicas, e vou adicionar na minha lista de compras futuras para os babys kkkkkkk. E vamos torcer para que cada vez mais os pais se conscientizem da importância da leitura para os pequenos, né?

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Jaci.
    Eu não sou mãe mas tento incentivar os filhos dos outros hehe. Como queria ter tido alguém que fizesse isso por mim. Só tive meu primeiro contato com um livro quando entrei na escola. Adorei sua seleção e é claro que vou anotar para indicar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oláaa! Cara que nostalgia ver esse tipo de livro! Eu tive muito poucos desses, porque desde pequena eu assistia Anime Shoujo ai meu avô comprava mangás bonitos para mim só para ficar olhando os desenhos uahsuahsuahsuahs

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    http://carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas! Minha amiga tem uma filha pequena eu vou falar desses livros com ela.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Melhor presente não há, né? ♥ Quando eu tiver uma filho, com certeza ele vai ganhar muitos livros e vou adorar ler para ele. Muito fofos os livros que você selecionou e que delícia de trabalho, né? Ah! Vê se você consegue me ajudar, quando eu era pequenininha tinha um livro que eu amava, mas não sei o nome. Só lembro que tinha um cachorro e uma minhoca. Tento lembrar sempre, mas nada. Procuro na internet e nada também, Acho que posso ter imaginado esse livro. Será? hahaha =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir