Contos Peculiares [Resenha Literária]



Sempre fui fã de contos, é um formato de texto que sempre me agradou bastante e quando soube que a Intrínseca estava lançando Contos Peculiares não pude deixar de conferir! Só não imaginava que além de histórias incríveis eu iria me deparar com uma edição tão bela! A capa é dura, o papel é excelente, os desenhos que iniciam cada capítulo são belíssimos! Uma obra que qualquer colecionador, qualquer fã de Ransom Riggs, qualquer amante dos livros deveria ter. E vale lembrar que não precisa ter lido nenhum livro da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares para acompanhar as histórias, pois todas são independentes. 

No início logo nos deparamos com a nota do editor, Millard Nullings, o garoto invisível dos outros livros da série e o recurso de usar um personagem para dialogar com os leitores foi bastante inteligente por parte do autor. Não só porque Millard aparece nos outros livros, mas principalmente porque o garoto é um peculiar carismático. Mesmo quem não o conhece acaba se rendendo a sua narrativa.


Como o próprio Millard diz, os contos são lendas e possuem sempre uma lição de moral, mas nem por isso deixam de ter seu valor literário e a cada história novos temas são debatidos de maneira bem envolvente. 

O livro possui 10 contos e todos agradaram, mas gostaria de destacar alguns. Os esplêndidos canibais é o primeiro da compilação e me chama atenção por abordar os valores morais das pessoas. Em uma vila em que todos conseguem retirar seus membros, já que depois de um tempo eles crescem, um grupo de canibal começa a pagar pela parte do corpo dos aldeões, até que mesmo os membros que não se regeneram são vendidos. A cena final me marcou bastante e passei vários dias pensando sobre o assunto.


O terceiro, A primeira ymbryne, também merece destaque. Vemos a primeira aparição da ave que se torna mulher e a dificuldade de adaptação das pessoas que nascem diferente. Ymeene não é aceita nem em sua família e nem no mundo humano, até que ela descobre o poder de voltar no tempo e acabar salvando os peculiares que a acolheram, modificando a vida de todos para sempre. É um conto bem interessante para quem já leu o primeiro volume da série, já que descobrimos como as fendas do tempo foram criadas. No final da leitura meus olhos estavam em lágrimas devido a delicadeza da narrativa. 

O sétimo conto, A menina que domava pesadelos, foi o que mais me assustou, não por ter um caráter de terror ou algo do tipo, mas sim pelas consequências dos atos da protagonista.


Outras histórias abordam temas também interessantes como o romance entre peculiares e humanos, a tolerância e o amor (ou a ausência dele) entre pais e filhos, sempre com um personagem peculiar, sempre mostrando que podemos acolher os diferentes. 

O livro possui notas de rodapé do editor Millard Nullings acrescentando detalhes aos contos, o que só mostra que o autor Ransom Riggs criou um universo complexo, detalhado e repleto de peculiaridades.


Enfim, é uma leitura leve, rápida e envolvente, vale a pena conferir mesmo quem não acompanha a série, apenas acredito que depois deste livro muito provavelmente o leitor vai querer ler todos os outros!

FICHA TÉCNICA

Título: Contos Peculiares
Título Original: Tales of the Peculiar
Autor: Ransom Riggs

Onde Comprar

Amazon - Contos Peculiares

Michele Lima
Compartilhe no Google Plus

Sobre O Que Tem Na Nossa Estante

É amante de livros, filmes, séries e adora uma boa música. Escreve para O Que Tem Na Nossa Estante.

comentário(s) pelo facebook:

19 comentários:

  1. eu sou cada vez mais fã da íntrinseca. entrou na lista de editoras preferidas. e amei as edições. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Nossa, fiquei muito interessada nesse livro! Sabe que eu não era muito fã de contos, mas comecei a escrever os meus próprios recentemente e passei a gostar hehe E também tenho muita curiosidade por essa história do orfanato das crianças peculiares!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou muito fã de contos, mas achei a proposta desse livro bem interessante e fiquei com vontade de ler sim, gostei muito dessa dica!
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Uau, o livro está impecável mesmo, amei! Ainda bem que é independente, porque a série está ficando cada vez maior e se eu for ler os livros dela antes, vou demorar para conseguir ler esse, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Ooi, o livro é lindo, quero muito ler, adorei a sua resenha ^^
    beijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar que não gosto muito de contos, mas também não dou tanta chance à eles. Vi esse lançamento da intrínseca e de cara achei a edição linda! A história não me agradou totalmente, então não sei se leria os contos. Mas que bom que você gostou :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o primeiro e amei. Preciso dar continuidade na história, com certeza quero conferir esse livro dos contos peculiares.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  8. Que edição maravilhosa!!! Os contos parecem ser bons, já li o primeiro livro. Bjos

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  9. Quero MUITO esse livro!
    Li O Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares e me apaixonei! Uma história totalmente envolvente!p, impossível de largar!

    Também amei essa edição do livro. Fui na livraria Leitura e fiquei lá, babando por ele, hahaha

    Sou fascinada por contos! Então, é certeza de que eu já amo esse livro! Rs

    www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi
    os contos parecem ser interessante tenho vontade de ler Orfanato da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares, também gosto de contos e essa edição parece ser bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi,
    Eu estou mega curiosa para conhecer o Lar das Crianças Peculiares,
    Talvez eu dê uma chance primeiro ao filme, afinal, eu sou fã da Eva Green, mas esses livros que a Intrínseca está lançando parece incríveis, uma edição mais linda que a outra!
    Ah, adorei sua foto de troll, quero saber se o filme é bom!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, eu vi o filme achei a Eva bem mediana, mas no livro a Peregrine é bem melhor <3 <3 <3

      Excluir
  12. Olááááá Mi
    Puxa toda vez que passo por aqui aumenta a minha lista dos desejados *O*
    Simplesmente ameeeeei sua resenha <3
    Eu amei o livro e o filme, mas gostei bastantão de vc dizer que esse livro é independente!!!
    Adoro contos!!!
    E que livro, que diagramação, que capa!
    Bjs e excelente fds pra ti flor
    Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia até ver a propaganda do filme. Fui conferir no cinema e gostei. Creio que o livro feva ser melhor!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Michele.
    A edição aprece estar incrível mesmo. Bom saber que dá para ser lido sem ter lido os outros, porque não li nenhum deles ainda hehe. mas tenho bastante vontade de ler. Não sou muito fã de contos, mas quando são assim, parte de alguma coisa, eu gosto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Quero muuuito esse livro! Mas primeiro preciso ler os outros dois kkkk Até agora só li o primeiro da serie, mas acho que semana que vem vou na livraria comprar os restantes *-*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ganhei o livro num sorteio, então fico feliz em saber que dá pra ler sem ter lido os outros da série, já estava me preparando pra comprar tudo, haha XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii Mi, tudo bem?
    Eu já queria ler esse livro, depois da resenha, quero mais ainda hahahahha
    Eu li apenas o primeiro livro e vi o filme e curti muito. Não é um Harry Potter, mas é bom também hahahah
    E que legal que mesmo quem não leu os livros, consegue acompanhar esse. É bom porque é uma forma de entrar neste universo :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Michele.
    Esse livro me chamou a atenção, primeiramente, por dois aspectos: edição maravilhosa e ser de contos. Depois, a sua resenha me ganhou. O conto, por exemplo, dos canibais parece espetacular.
    Com certeza quero conferir.
    Excelente resenha!

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir